Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 26 de outubro de 2021
O Instagram é uma das redes sociais que mais crescem. De acordo com uma pesquisa da Statista, o Brasil é, hoje, o terceiro país com mais usuários ativos na rede, com cerca de 99 milhões de pessoas usando a rede social diariamente. Por isso, ele tem se tornado uma importante ferramenta de marketing, mas você sabe como usar o Instagram para médicos?
Estar presente na rede social, com um bom perfil, é fundamental. Dessa forma, você consegue melhorar a sua autoridade e também atrair mais potenciais pacientes para sua clínica. Contudo, para que esses objetivos sejam alcançados, é essencial ter uma boa estratégia e não perder de vista o código de ética.
Quer mais dicas de Instagram para médicos? Siga conosco!
A primeira dica de como usar o Instagram para médicos, é ficar de olho nas exigências e recomendações do Código de Ética da profissão.
Algumas das principais recomendações que você deve ficar atento são as proibições. De acordo com o CFM, o médico não pode:
Além dessas, existem várias outras regras que devem ser conferidas no Manual de Publicidade Médica do CFM.
É muito importante que, antes de pensar em estratégias ou até mesmo em conteúdos a serem publicados, você entenda quem forma o público que você deseja atrair.
Criar uma persona é fundamental. A persona é diferente do público-alvo. Ela funciona como um perfil semifictício do seu paciente ideal. Uma clínica médica, com vários profissionais, pode ter diferentes personas. Assim como um mesmo médico que atende um público amplo.
Essa persona deve sintetizar informações essenciais sobre os seus pacientes, como idade, renda, onde moram, profissão, principais desejos / medos ao procurar um médico na sua especialidade, como desejam ser atendidos, quais mídias sociais mais usam, qual é a linguagem dessas pessoas etc.
Assim, será mais fácil identificar os melhores temas a serem abordados, a forma como essa mensagem deverá ser transmitida, os horários adequados e os melhores recursos.
Outra dica fundamental é programar as suas postagens. É importante que haja uma constância, sem ser excessivo e sem ficar tempo demais ausente.
O Instagram é uma plataforma visual – e que agora tem dado ainda mais relevância aos vídeos curtos. Por isso, prefira conteúdos interativos, que ajudam a engajar mais e atingem um número maior de pessoas.
Atenção também a linguagem. Por mais que os termos médicos sejam técnicos, tente trazê-los para a realidade dos seus pacientes, com uma linguagem simples e acessível que seja fácil de todos compreenderem.
Avalie, ainda, quais são os melhores horários para postar, pensando na rotina das pessoas que você deseja atrair. Por exemplo, se você atende pessoas que trabalham o dia todo e têm uma vida corrida, talvez seja mais interessante programar postagens logo para o início ou para o fim do dia, quando eles terão mais tempo para acessar as redes sociais.
Outra dica é fazer testes A/B para descobrir os horários que funcionam melhor para a sua audiência. Programe algumas postagens em diferentes horários e veja quais tiveram um número maior de engajamento, entendendo o que funciona para o seu público.
Quando o assunto é Instagram para médicos, muitos têm dúvidas sobre o que postar. Existem várias ideias, mas uma das principais dicas é entender o que funciona para os seus pacientes. Pense nas dúvidas mais comuns que eles apresentam no consultório e também nos atendimentos mais corriqueiros que você realiza.
Também é válido abrir a caixinha de perguntas nos Stories, assim você poderá ouvir diretamente do seu público sobre o que eles desejam saber mais – e programar postagens que atendam a essas dúvidas.
Algumas dicas interessantes que podem integrar seu calendário de postagens são:
O Instagram está cada vez mais interativo, com a presença dos Stories e do IGTV. Então, use e abuse dessas ferramentas, tornando-se cada vez mais próximo da vida dos seus pacientes.
Nos Stories, você pode abrir a caixinha de perguntas para interagir com seu público (e depois lembrar de responder a essas perguntas), fazer enquetes, postar vídeos curtos dos bastidores da sua clínica (como cursos que os profissionais estão fazendo, novas tecnologias recebidas etc.), incluir depoimentos de pacientes satisfeitos com o tratamento na sua clínica, mostrar o pessoal da recepção etc.
Os Stories são postagens que desaparecem depois de 24 horas e permitem uma interação mais informal. Se algum conteúdo que você postar nos Stories for muito interessante (como um tira-dúvidas importante para os seus seguidores), você poderá adicioná-lo aos destaques do seu perfil.
Aproveite também para realizar algumas lives. Convide outros amigos médicos ou profissionais da saúde para debater sobre temas de interesse do seu público, trazendo ainda mais informação para as pessoas.
O importante é que, em todas as suas postagens, você sempre passe autoridade, como um especialista no assunto.
É muito importante que, ao acessarem o seu perfil, as pessoas entendam qual é a sua especialidade, onde você atende e como entrar em contato. Então capriche na sua bio. Inclua uma foto profissional e as principais informações sobre você, como sua especialidade, registro no CRM e localização.
Use o linktree para adicionar os links e as formas de contato prioritárias. Como o site da sua clínica, o contato via WhatsApp ou chatbot e outros links que possam oferecer mais informações aos usuários.
Na hora de melhorar os resultados com o Instagram para médicos, uma das possibilidades é de criar anúncios na rede. Eles, contudo, devem ser feitos com muito cuidado, para não ferir os limites éticos.
Você pode divulgar o seu perfil por meio de anúncios ou impulsionar alguma publicação – desde que a ideia seja para divulgar conteúdo rico e informativo e não para fazer alusão à preços, descontos ou outros pontos mais comerciais, por exemplo.
Os anúncios, portanto, podem ser feitos, convidando os usuários a conhecerem seu perfil, mas é sempre importante focar no sentido educacional. Ou seja, tanto com os anúncios, como com as postagens, o conteúdo deve ser informativo e não publicitário.
Para ter certeza de que a sua estratégia de Instagram para médicos tem trazido os resultados esperados, é fundamental gerenciar as ações. E, nesse caso, isso só será possível caso você esteja usando um perfil profissional na plataforma (que lhe dá muito mais liberdade de ação, já que você poderá analisar uma série de métricas).
Entenda o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, avaliando o nível de engajamento, o quanto de tráfego o Instagram está gerando para seu site e outros locais relevantes nas suas estratégias, quantas novas consultas foram marcadas a partir da plataforma etc.
Outra dica importante é investir na automação de marketing. Existem várias ferramentas que podem ser usadas. Elas ajudam a agendar suas publicações e stories, cadastrar mensagens automáticas para enviar aos seus seguidores, engajar o seu público etc.
Por fim, é claro, não se esqueça de interagir com os seguidores, respondendo às dúvidas e sendo sempre solícito.
E aí, curtiu nossas dicas de Instagram para médicos? Aproveite e clique aqui para baixar nosso e-book completo sobre o Instagram para dominar essa ferramenta!
Última atualização em 6 de agosto de 2024 por Cristielle