Por Lucca Campardo em Dicas, Novidade & Notícias | Postado em 7 de dezembro de 2022
Usar chatbot no WhatsApp é uma excelente forma de tornar seu atendimento mais eficiente e rápido, além de uma necessidade de se ter o aplicativo como um canal de atendimento, visto que conta com mais de 147 milhões de usuários, sendo o maior mercado do aplicativo fora da Ásia.
No mês de novembro, a Meta, empresa que engloba o Facebook, Instagram e WhatsApp, realizou um evento que trouxe novidades para o uso do aplicativo de mensagens no Brasil. A apresentação trouxe dados e informações sobre o trabalho da empresa para trazer melhorias ao aplicativo.
As novas ferramentas e atualizações buscam promover uma interação ponta a ponta no WhatsApp, sem haver a necessidade do cliente sair do aplicativo. O objetivo da Meta é fazer com que mais empresas passem a utilizá-lo em suas rotinas de trabalho.
Continue a leitura para saber mais sobre as novidades apresentadas no evento!
O evento WhatsApp Business Summit aconteceu no dia 17/11, pela primeira vez em São Paulo, contando com líderes de grandes e pequenas empresas que utilizam o WhatsApp e seus recursos para melhorar seus negócios.
A Cloudia, como Business Partner do WhatsApp, participou do evento como expositora, montando um estande para falar sobre o uso de chatbot no WhatsApp e as funcionalidades que o robô traz para o aplicativo de mensagens.
Guilherme Horn, Diretor Geral do WhatsApp, trouxe alguns dados que mostram o uso da ferramenta no Brasil por pessoas e empresas. De acordo com uma pequisa do Kantar, 71% das pessoas desejam se comunicar com empresas por meio de mensagens.
65% das pessoas já realizaram compras pelo WhatsApp e 75% são mais propensos a fazer negócios com empresas pelas quais podem entrar em contato por mensagem. Os dados apontam o forte uso do aplicativo de mensagens, que pauta a decisão da Meta de fortalecer as ações e o seu suporte no Brasil.
No evento, duas ferramentas foram apresentadas. A primeira delas é o Guia de Negócios, que já está disponível para uso no Brasil. O guia consiste em uma forma de buscar negócios perto de você, utilizando o WhatsApp para mostrar a localização, catálogo, preços e mais.
Para fazer o uso desta função, basta ter a última versão do WhatsApp instalada e clicar na lupa que aparece no canto superior direito. Aparecerá um campo para digitar a sua pesquisa e também vários filtros para torná-la mais objetiva. É possível ver tanto negócios perto da sua localização como pesquisar por um bairro em específico.
Para cadastrar a sua clínica no Guia de Negócios, é preciso estar utilizando a conta do WhatsApp Business e concluir o processo de cadastro. Para fazer isso, vá em Conversas > Mais opções > Ferramentas comerciais > Guia de Negócios e siga as etapas.
Outro ponto abordado foi sobre o avanço nos testes para realizar pagamentos entre pessoas físicas e empresas, visto que ainda só é possível fazer pagamentos entre pessoas. O desenvolvimento está sendo feito especialmente para o país, seguindo a regulamentação brasileira.
Quando estiver pronto, qualquer pessoa poderá solicitar e realizar pagamentos por meio do WhatsApp. Até o momento, o teste está sendo feito com as adquirentes Visa, Mastercard, Cielo, Getnet, Fiserv, Mercado Pago e Rede e não há uma data de lançamento confirmada.
Com a adição dessas duas funcionalidades, o WhatsApp está cada vez mais próximo de criar uma interação ponta a ponta para quem utilizar o aplicativo. Promovendo uma experiência completa e facilitada, já que o cliente não vai precisar sair para terminar a compra.
A ideia é que, ao interagir com um anúncio do Facebook ou Instagram com clique para o WhatsApp, seja iniciada uma conversa, em que será apresentado todas as informações necessárias, e a partir disso já prossegue para o processo de compra. Passando pelo consentimento do cliente, confirmação do pedido, notificação de envio, acompanhamento e reengajamento.
Tudo isso por meio do WhatsApp, sem a necessidade de sair do aplicativo durante o processo. Dessa forma, a experiência do paciente será melhorada, já que sua jornada vai ser mais linear e focada em uma plataforma.
Com as novidades e dados apresentados acima, é visto como o WhatsApp é um aplicativo de grande impacto no Brasil, ressaltando a importância de ser utilizado como um canal de venda e também nas estratégias de marketing digital de uma empresa.
As novas funções também reforçam o uso do chatbot no WhatsApp, para fazer com que o atendimento seja rápido e efetivo, evitando a perda de interesse pela demora nas respostas e melhorando sua satisfação dentro da jornada até a realização da compra.
Uma das formas de fazer a automação do aplicativo, é utilizar um chatbot no WhatsApp da sua clínica. O robô de conversação vai cuidar do atendimento e agendamento dos pacientes que entrarem em contato, de forma automática e sem precisar de interação humana.
O chatbot, além de tirar dúvidas, fornecer informações e colher os dados importantes, também está disponível para atendimento 24 horas por dia, 7 dias na semana, fazendo com que a sua clínica esteja sempre pronta para contato do potencial cliente.
Outra funcionalidade da ferramenta é o envio de mensagens em massa, que permite que você comunique diretamente para um grupo de pacientes sem precisar mandar manualmente as mensagens. É possível mandar novidades sobre a clínica, informar sobre promoções, falar com pacientes inativos e muitos mais.
Para utilizar um chatbot no WhatsApp da clínica e realizar outras automações no aplicativo de mensagens, é preciso utilizar a API do WhatsApp Business, que é uma solução desenvolvida pela Meta para automatizar o atendimento por meio de outras ferramentas.
Existem duas formas de usar a API do WhatsApp. A primeira é entrando em contato diretamente com o WhatsApp, que além de poder demorar, também vai exigir um conhecimento técnico. A segunda forma é por meio de uma empresa homologada que será uma ponte entre o serviço e o WhatsApp.
Independente da forma escolhida, esse processo é pago e também existem regras a serem seguidas, já que o WhatsApp leva a sério a política de privacidade e segurança. Elas são para proteger tanto os clientes quanto a empresa, já que se as mensagens foram enviadas indevidamente é possível serem consideradas como SPAM.
A Cloudia é uma empresa parceira oficial do WhatsApp, então a integração feita é totalmente segura e confiável. Para saber sobre planos, preços e soluções oferecidas, clique aqui!
Neste conteúdo, trouxemos as principais novidades abordadas no evento do WhatsApp Business Summit, como também dados que reforçam a importância de utilizar o aplicativo de mensagens como um canal de atendimento e de estratégia em suas comunicações.
O uso de chatbot no WhatsApp também se mostra essencial para conseguir fornecer uma excelente experiência para o paciente e dar conta da demanda de atendimentos e agendamentos gerados pelos anúncios em mídia paga.
Para saber mais sobre o uso de chatbot no WhatsApp e as possibilidades de automação, baixe nosso guia completo de como usar o WhatsApp em sua clínica!
Última atualização em 7 de dezembro de 2022 por Lucca Campardo