Por Lucca Campardo em Marketing para Clínica de Estética | Postado em 29 de novembro de 2022
Atualmente, muitas pessoas passaram a utilizar as redes sociais como uma forma de comprar e entrar em contato com empresas, sendo assim, utilizar um chatbot para Instagram se torna uma opção viável para dar conta de todas as interações feitas pelos clientes.
Dados da Opinion Box indicam que o Brasil é o 2° país com mais usuários no Instagram, ultrapassando os 120 milhões. A pandemia da Covid-19 trouxe uma necessidade de se fazer compras on-line, mas também por meio das redes sociais, que passaram a oferecer essa possibilidade.
Dessa forma, as redes sociais se tornaram um fortíssimo canal de contato e divulgação dos serviços prestados. O Instagram funciona como uma vitrine, expondo sua clínica de estética para potenciais clientes e facilitando sua interação por meio da rede.
Continue lendo o conteúdo para entender como utilizar um chatbot para Instagram em sua clínica de estética!
Chatbot, ou robô de conversação, é uma ferramenta capaz de tirar dúvidas, atender os clientes, oferecer informações e realizar o agendamento de consultas. Tudo isso de forma automática e sem a necessidade de haver interação humana durante o processo.
O chatbot possui inteligência artificial, o que significa que ele se adapta às circunstâncias, entende mensagens e áudios, além de também atender em diferentes plataformas. Ele faz isso articuladamente, sem parecer que a pessoa está interagindo com um robô, ao utilizar textos, emojis e arquivos de mídia.
Um chatbot para Instagram traz diversas funcionalidades que vão te ajudar na captação de pacientes, atendimento e agendamento. O robô facilitará o processo da clínica de estética, tornando a experiência do paciente melhor e deixando a equipe de atendimento com mais tempo para focar em outras demandas.
Sua automação trará mais facilidade no gerenciamento on-line do perfil clínica, fazendo com que você deixe de realizar uma série de atividades manualmente. Melhorando seus resultados e o relacionamento com os pacientes. Abaixo listamos algumas de suas funcionalidades:
Uma das funcionalidades que o chatbot para Instagram oferece é na hora de responder os comentários que os clientes mandam no seu perfil da clínica de estética. Quando um paciente comenta em algum post em seu perfil, é possível configurar uma mensagem para ser enviada automaticamente e até iniciar uma conversa pelo direct.
Conectado com as respostas automáticas, o potencial cliente poderá seguir a conversa e tirar todas as dúvidas que possui em relação a clínica, sejam elas sobre os tratamentos oferecidos, horários de atendimento e outras formas de contato disponíveis.
O chatbot serve de grande ajuda para a geração de leads, já que é possível direcionar os potenciais clientes advindos das campanhas de marketing para interagir diretamente com robô. O qual já vai tirar as dúvidas e guiá-lo nos passos seguintes.
Dos entrevistados pela Opinion Box, 55% já usaram o Instagram para buscar informações e entrar em contato com empresas, visto que a rede social oferece um contato mais próximo e rápido. E também serve como uma forma da clínica divulgar seus tratamentos, criando uma comunicação direta com seu público-alvo.
Outro dado importante é que 64% das solicitações de atendimento são feitas fora do horário comercial, o que torna interessante ter um chatbot que esteja sempre preparado para atender o paciente. Sua clínica vai estar disponível no momento em que o cliente precisar, instantaneamente.
Ter um chatbot para Instagram também contribui no marketing de relacionamento da sua clínica de estética, pois será possível responder questões e resolver problemas pela rede social, aumentando a credibilidade da clínica e reforçando os valores estabelecidos com os clientes.
Para o utilizar o chatbot para Instagram em sua clínica de estética, é necessário, primeiramente, ter uma conta profissional do tipo negócio. Para fazer isso, basta ir nas Configurações do Instagram > Conta > Mudar tipo de conta e escolher a conta profissional.
Outro fator importante para o funcionamento é que a sua conta do Instagram esteja conectada a alguma página do Facebook, e que essa página tenha acesso a caixa de entrada do Instagram. Para conectar, acesse sua página no Facebook, vá em Configurações > Instagram > Conectar conta > Permitir acesso a mensagens do Instagram e colocar a sua conta do Instagram.
As funcionalidades do chatbot para Instagram trazem vários benefícios para a clínica que ajudarão a criar uma boa imagem do seu perfil para os potenciais clientes e pacientes. Os quais poderão ter uma ótima experiência ao buscar contato e interagir com a clínica por meio do Instagram.
Com um chatbot para Instagram cuidando dos atendimentos e interações na rede social, sua clínica estará disponível a qualquer momento para responder ao potencial cliente. O robô funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e está sempre pronto para o contato.
O Instagram é uma rede social que pode gerar muito engajamento no perfil, desde que o conteúdo produzido agregue valor ao público da clínica de estética e as interações feitas por eles tenham uma resposta rápida. O relacionamento construído por esses dois fatores os fará lembrar da sua clínica para realizar procedimentos.
Com o robô respondendo as interações dos potenciais clientes, seu perfil se manterá ativo, reduzindo as chances de ficar esquecido entre tantos outros perfis. Isso aumenta o potencial de atração da sua clínica de estética no Instagram.
Neste conteúdo você conheceu um pouco mais sobre as oportunidades que ter um chatbot para Instagram na sua clínica de estética pode gerar. Com as funcionalidades que o robô oferece e também os benefícios que traz, seu perfil da clínica estará pronto para interagir de uma forma rápida com os seus clientes.
A ferramenta traz bastante praticidade para a clínica, além de desocupar um pouco as atendentes, que não mais precisarão estar sempre de olho no Instagram para retornar os contatos feitos. Fazendo com que tenham mais tempo para focar em atividades que demandam maior atenção.
Caso queria conhecer mais técnicas para melhorar o perfil do Instagram da sua clínica de estética e aumentar o número de agendamentos, baixe nosso e-book sobre Instagram para clínicas!
Última atualização em 25 de setembro de 2024 por Daniel Eloi