Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 20 de agosto de 2019
Acompanhar os concorrentes é uma prática comum do mercado e inclusive tem um nome próprio: benchmarking.
Essa é a melhor maneira de ficar de olho no que as outras clínicas e consultórios estão fazendo e também ter novas ideias para melhorar o seu negócio.
Nas redes sociais também existem formas de fazer isso, especialmente por meio dos anúncios de clínicas no Facebook
A principal rede social do planeta, tem investido cada vez mais na transparência e por isso permite que os usuários visualizem os anúncios feitos por qualquer página e outros dados relevantes.
Essa também é uma ótima maneira de conferir as ações realizadas pelos grandes negócios do seu setor ou conferir como a concorrência tem usado essas ferramentas.
Quer entender melhor? Continue a leitura!
Em julho de 2018, o Facebook lançou um selo de transparência para as páginas, permitindo que qualquer usuário tivesse informação sobre os anúncios veiculados e as alterações realizadas pela página em questão dentro da rede (como nome, histórico e se a página foi mesclada com alguma outra).
A ação foi motivada devido ao envolvimento do Facebook com o caso Cambridge Analytica, quando a empresa foi acusada de influenciar indiretamente nas eleições em vários países. Diante disso, a rede social se viu obrigada a pensar em soluções que oferecessem mais transparência em relação aos anúncios veiculados na plataforma.
Quando o serviço foi lançado, os executivos do Facebook explicaram que a medida visava evitar abusos por parte de organizações mal intencionadas que, segundo eles, são a minoria dos anunciantes do Facebook.
No começo, era possível apenas visualizar anúncios referentes a políticas ou questões envolvendo políticos. Mas, atualmente, qualquer usuário poderá pesquisar sobre os anúncios das páginas que visita regularmente, inclusive visualizando as ações ativas.
Isso significa que, assim como você poderá visualizar os anúncios do Facebook dos seus concorrentes, eles (e os seus pacientes) também poderão pesquisar as suas ações.
Apesar de o Facebook oferecer essa possibilidade, nem todas as empresas utilizam o serviço porque não compreendem a sua importância. Adotar essa estratégia pode ajudar a sua clínica a conquistar resultados mais positivos.
Veja os pontos fundamentais sobre a questão.
Como dissemos na introdução, acompanhar a concorrência não é algo novo e até possui um termo específico para essa ação, chamado de benchmarking.
Essa é uma prática adotada por grandes e pequenos negócios e ajuda os empresários a compreenderem melhor como a sua marca está em relação ao seu mercado.
Assim, você terá condições de entender as melhores práticas usadas pelas empresas do mesmo setor que o seu.
A prática é essencial para entender o seu posicionamento e também para oferecer mais inteligência de mercado, ajudando na tomada de decisões. Você poderá acompanhar vários quesitos, como serviços oferecidos, formas de comunicação, ações publicitárias etc.
Ao analisar o que os grandes negócios do seu ramo têm feito em relação aos anúncios do Facebook, você poderá ter novas ideias e insights para adaptar a sua realidade.
Nós não estamos falando para você copiar as estratégias da sua concorrência.
Pelo contrário. A ideia é que você avalie o que tem sido feito, os resultados e assim possa criar algo novo e adequado a sua realidade e ao seu público, entendendo o que há de mais novo e diferente no seu setor.
São vários os insights possíveis analisando outros anúncios como: uso de imagens e vídeos, formas de comunicação, links e direcionamento, como o anúncio é usado dentro do funil de vendas etc.
Já está convencido de que visualizar os anúncios de clínicas no Facebook é uma ótima estratégia de marketing?
Para realizar essa ação é muito simples, basta usar a parte de “Transparência da Página”, disponível em qualquer página da rede social ou acessar a Biblioteca de Anúncios. Veja em detalhes.
Para acessar os anúncios, pesquise a página que você deseja visitar e acesse o campo “Transparência da Página”, que fica localizado no canto direito da página. Veja o exemplo na página da Cloudia:
Na sequência, é só clicar em “ver mais” e você terá acesso a várias informações sobre a página, como histórico (data de criação, alterações no nome e incorporações) e também a Biblioteca de Anúncios, na parte debaixo.
Clique em “Ir para a Biblioteca de Anúncios” para ver os anúncios ativos da empresa.
Nessa página, você poderá filtrar a sua pesquisa pelo país onde o anúncio está sendo veiculado e também acessar mais detalhes de cada anúncio.
A página também mostra quando essas publicidades foram lançadas.
A partir de então, você poderá analisar as imagens ou vídeos usados nas ações, os textos, os links de direcionamento e outras ações, pensando em maneiras mais criativas de realizar as suas publicidades na rede social.
Outra possibilidade é fazer a sua pesquisa direto na Biblioteca de Anúncios do Facebook.
No site, basta digitar o nome da página que você deseja visualizar os anúncios.
Note que, além do nome da página, você também poderá pesquisar por tópicos, por exemplo “saúde”, “odontologia” e outros.
Por exemplo, se você digitar “odontologia”, o Facebook lhe trará algumas sugestões de páginas com bastante relevância no setor.
Nesse caso, você poderá também pesquisar por clínicas referência no seu setor em outros países, avaliando o que tem sido feito lá fora de inovação em termos de marketing digital e usando essa experiência adaptada ao seu público.
Ou se quiser poderá pesquisar direto pelo nome da página e você encontrará o mesmo resultado se caso fizesse essa navegação pelo item “Transparência da Página”.
Em alguns países, o Facebook já lançou outra ferramenta interessante, o Relatório da Biblioteca de Anúncios, onde é possível verificar os valores totais gastos com anúncio por anunciante. Mas esse serviço ainda não está disponível no Brasil.
Pelo Instagram, também é possível avaliar os anúncios ativos.
Para fazer isso você terá que visitar o perfil desejado, clicar nos três pontinhos no canto superior esquerdo da tela, entrar na opção “sobre esta conta” e clicar em “anúncios ativos”. Lá você poderá visualizar os anúncios no feed e no story da conta.
Como você viu, acompanhar os anúncios do Facebook de clínicas é uma maneira interessante de realizar benchmarking, ter insights para as suas ações digitais e também entender como a sua clínica tem se posicionado dentro do seu setor de atuação.
Para realizar essa ação, é bem simples, e esse passo a passo pode ser feito tanto pelo computador como via mobile.
Você já conhecia essa possibilidade dentro do Facebook?
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Última atualização em 11 de agosto de 2022 por Lucas Santos