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Marketing na Medicina: Limitações e estratégias

Por em Marketing na Saúde | Postado em 25 de abril de 2018

Marketing na Medicina: Limitações e estratégias

É possível fazer marketing na medicina de forma ética?

Este é um tema bastante polêmico.

Muitos até o enxergam o marketing na medicina como algo negativo a se evitar.

O que precisa ficar claro é que o marketing na medicina, em especial o marketing digital médico pode ser uma ferramenta muito eficiente para atrair mais pacientes à sua clínica, desde que feito com responsabilidade e seguindo o código de ética médica do CFM.

Citaremos algumas das regras do marketing na medicina e o que você pode começar a fazer para aumentar a sua presença online.

Limitações do marketing na medicina

Regra #1 – Fotos de “antes e depois” de pacientes

Não é permitido divulgar este tipo de foto.

Recomenda-se até mesmo registrar a autorização do paciente se for postar fotos do mesmo.

No manual de publicidade médica, fica explícito o seguinte: “É proibido apresentar de forma abusiva, enganosa ou assustadora representações visuais das alterações do corpo humano causadas por doenças ou lesões; todo uso de imagem deve enfatizar apenas a assistência;”

Regra #2 – Toda publicação deve ter um responsável

Sempre que divulgar algo, cite o seu Nome completo, a(s) especialidade(s) (no máximo duas por anúncio), CRM local e o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), se for o caso.

No caso de pessoa jurídica, aprensente estes dados do responsável técnico.

Protocole o seu título de especialista no CRM antes de qualquer publicação a cerca do tema.

Estas diretrizes servem para qualquer peça publicitária, impressa ou digital.

Regra #3 – Preço da consulta

É proibida a divulgação do preço e forma de pagamento da consulta em qualquer tipo de anúncio.

Este preço pode ser passado, desde que o potencial paciente solicite por algum meio de contato.

Regra #4 – Equipamentos como forma de mostrar que possui tecnologia superior

As clínicas podem até citar a chegada ou obtenção de equipamentos, mas jamais cite-o como se fosse um diferencial em relação à concorrência.

É proibida a garantia do sucesso no tratamento devido ao uso de determinado equipamento ou de técnica exclusiva.

Regra #5 – Propagandas sensacionalistas com uso de determinadas expressões

Jamais use termos como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou similares.

Segundo o CFM, estes termos podem caracterizar propaganda enganosa.

Regra #6 – Garantia de resultados do tratamento

É proibido oferecer garantia de resultados do tratamento ao paciente.

Regra #7 – Participação em anúncios

É proibida a participação de médicos em anúncios de produtos, marcas comerciais, métodos ou técnicas não aceitas pela comunidade científica.

Estratégias para marketing na medicina

Algumas estratégias em marketing na medicina que você pode fazer agora mesmo para começar a construir a sua presença online no curto prazo são:

#1: Cadastre-se no Google Meu Negócio

#2: Facilite que o paciente entre em contato com você online

#3: Se inscreva em portais de busca de médicos

#4: Anuncie no Google Ads

#5: Anuncie no Facebook Ads

Outras estratégias que exigem mais esforço, porém são mais eficientes e menos custosas no médio/longo prazo:

#6: Vire uma autoridade através do marketing de conteúdo

#7: Construa relacionamentos pelas redes sociais

#8: Forneça uma excelente experiência de atendimento ao seu paciente para alavancar a indicação de seus serviços no boca-a-boca

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Considerações finais

O marketing para clínicas médicas é um assunto bastante delicado.

É importante que o médico busque informações e conhecimento específico da medicina, mas como empreendedor e empresário é fundamental que também invista em conhecimento de marketing e gestão.

Esse novo conhecimento irá contribuir para que possa evitar condutas e problemas éticos, portanto, para ser ético e eficaz ao mesmo tempo, deve ser feito com bastante cuidado e seguindo as regras do código de ética médico.

Para saber tudo sobre o tema marketing médico e detalhes de cada uma das estratégias citadas, recomendo a leitura do Guia do Marketing Médico no Blog da Cloudia.

Última atualização em 12 de outubro de 2022 por Tathiane Vidal