Por Lucca Campardo em Gestão de Clínicas | Postado em 21 de março de 2023
O ROI para clínicas é uma métrica muito importante para a saúde financeira do negócio. Ela é utilizada por todos os segmentos, sendo assim, não seria diferente para área da saúde, que também realiza investimentos em marketing nos mais diversificados canais.
A partir da métrica é possível identificar quais dos investimentos valem a pena continuar e também aqueles que não estão trazendo resultados, precisando de uma otimização. Ao entender como está sendo o retorno obtido, será mais fácil planejar metas em cima do resultado.
Continue a leitura e entenda mais sobre como calcular ROI para clínicas!
O ROI, ou Retorno sobre Investimento, é uma métrica muito utilizada para calcular a quantidade de dinheiro que uma empresa ganha ou perde nos investimentos realizados nos mais diferentes canais. Com esse indicador, a clínica entende se está lucrando em cima do investimento feito.
O cálculo do ROI para clínicas serve tanto para os investimentos em marketing, financeiro e administrativo. Entretanto, a métrica é especialmente útil para a equipe de marketing, que pode medir o retorno das campanhas feitas nos mais diversos canais.
Ao utilizar o ROI para clínicas buscando entender o retorno dos investimentos feitos, é possível basear as decisões feitas, tornando-as mais eficazes e garantindo o crescimento da empresa. Além de apontar as campanhas que não estão trazendo resultados, evitando a perda de dinheiro.
O uso do ROI para clínicas também ajuda a otimizar as ações e a visão dos investimentos em marketing, que ainda são vistos por muitos como algo que apenas gasta dinheiro e não traz retorno financeiro. Uma visão defasada já que o alcance orgânico das redes sociais está cada vez mais baixo.
Sendo assim, o ROI para clínicas é uma excelente métrica para se manter atento e para pautar as tomadas de decisões do seu negócio, já que ele ajudará nos seus planos de ação, na potencialização de lucros e no acompanhamento da evolução da empresa.
Agora que você entendeu o que é o ROI para clínicas e da sua importância como métrica de acompanhamento para um negócio, vamos mostrar como você pode fazer o cálculo e entender corretamente seu resultado.
A fórmula dessa métrica é assim:
ROI = (lucro obtido – investimento inicial ) / investimento inicial
Como pode ver, é uma conta simples de se realizar, e caso queira saber a porcentagem desse valor, basta multiplicar o resultado por 100. Para ajudar no entendimento vamos trazer um exemplo prático.
Sua clínica está com o objetivo de atrair novos clientes para agendar uma consulta, por isso pensou em realizar uma campanha de marketing nas redes sociais para atração de pessoas com o público parecido com o da clínica. Para isso, foi investido R$1.000,00 e depois de um tempo, definido por você, o ganho foi de R$5.000,00.
Aplicando a fórmula do ROI para clínicas, ROI = (lucro obtido – investimento inicial ) / investimento inicial, temos: ROI = (5.000 – 1.000) / 1.000. Temos 4 como resultado, ou seja, com a campanha de marketing foi obtido 4x mais o valor investido, ou 400%.
Conseguir calcular os dados é um passo, entretanto, mais importante é conseguir entender e analisar corretamente o que está sendo obtido ao realizar a conta. Para fazer a interpretação dos dados que a métrica trouxe, é importante levar em consideração alguns pontos.
O primeiro, é definir o objetivo que a clínica quer alcançar com o investimento que será realizado. Se for uma campanha de marketing, o que você busca atingir com ela? Se for o investimento em um software de gestão ou chatbot, quanto você quer aumentar de receita?
De nada adianta usar a métrica para calcular o ganho do investimento se não existe um objetivo definido por trás dela. Por isso, sempre tenha bem definido os objetivos das ações e investimentos que forem realizados.
Outro ponto importante, é considerar outras métricas para complementar o resultado obtido. No caso do investimento em um chatbot, por exemplo, o fluxo de caixa aumentou? A produtividade do time melhorou? A experiência do paciente está melhor?
Apesar do ROI para clínicas conseguir ser útil para acompanhar o desempenho financeiro e o lucro obtido nas ações realizadas, a métrica apresenta algumas limitações que precisam ser levadas em conta.
A fórmula do ROI para clínicas não leva em consideração o tempo de um investimento, ou seja, o resultado que pode ser considerado bom pode variar. Se, por exemplo, você teve um retorno de 5% por dia ou mês, isso é bom, mas se foi em um ano já não é um resultado considerado bom.
Outra limitação do ROI para clínicas é que a métrica não leva em conta a sazonalidade. Então existem épocas e datas que podem influenciar o resultado obtido, no qual a demanda menor na busca pela clínica pode afetar negativamente o ROI.
Apesar da fórmula do ROI para clínicas ser simples, se não for registrado corretamente os valores financeiros pode haver convergência nos resultados obtidos. Se todos os custos não forem contabilizados e os dados importantes não registrados, o resultado não refletirá no desempenho real, trazendo um lucro incorreto sobre o que foi investido.
Neste conteúdo, você entendeu mais sobre o ROI para clínicas, aprendendo como utilizar sua fórmula e também a importância dessa métrica para ver o retorno financeiro de um investimento, assim como para se basear nas tomadas de decisões do negócio.
Apesar de trazer algumas limitações, a métrica é um grande braço direito para calcular o retorno das ações de marketing que, tendo um objetivo bem definido para a campanha, pode ser compreendido o lucro e se o investimento compensou.
Muitas das vezes, o objetivo das campanhas de marketing é atrair novos clientes para a clínica. Pensando nisso, temos um e-book sobre como criar uma máquina de atração de pacientes!