Por Lucca Campardo em Dicas, Novidade & Notícias | Postado em 9 de fevereiro de 2023
Em janeiro aconteceu a 40ª edição do CIOSP, o congresso que traz as inovações do mercado odontológico e uma completa imersão no ecossistema, contando com várias empresas e tecnologias do segmento trazendo as novidades para este ano de 2023.
Neste ano, a Cloudia participou do evento a convite de suas parceiras, Saúde Service, Coworking Opt Doc e Clinicorp, no qual fizemos uma palestra em seu estande e também conversamos com outras empresas para falar sobre tudo o que estava acontecendo lá.
Continue a leitura para ver quais foram as novidades do CIOSP 2023!
O Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo é um dos maiores congressos do segmento do mundo, e é promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentista há mais de 60 anos. Neste ano, ele aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo, dos dias 25 a 28 de janeiro.
No congresso, várias empresas do segmento apresentam suas soluções e novidades para o mercado, promovendo experiências imersivas e palestras que abordam os mais diversificados assuntos. Ajudando os profissionais a se atualizarem com as novidades e também os estudantes a se prepararem.
Esse ano tivemos bastante novidades do CIOSP 2023. Muitos apresentaram novas tecnologias para facilitar o dia a dia dos profissionais, palestras que abordaram temas emergentes do mercado e também ações imersivas de várias empresas da área.
De palestras, a Clinicorp trouxe vários convidados para falar em seu estande, inclusive a Cloudia. Os assuntos abordados foram desde a gestão financeira, marketing digital, atração de pacientes e vendas, até a fotografia digital para vender mais.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) trouxe uma série de palestras educativas dentre os vários segmentos da odontologia. Destacamos três temas que foram inovadores e estão em alta: o de Telessaúde e Teleodontologia, Sedação Consciente e o uso Canabinóides na Odontologia.
De ações imersivas, destacamos a da Listerine, que além de fazer palestras sobre a saúde bucal, também trouxe duas interações imersivas para as pessoas. A primeira foi o “Listerine Lab”, no qual, após a demonstração completa dos enxaguantes bucais, os participantes tinham que reproduzir a fórmula de algum dos produtos. A outra foi o “Raio-X”, que passou para mostrar os ativos que compõem o produto.
A Cloudia foi convidada para estar presente no evento pelos seus parceiros: Saúde Service, que oferece maquininhas de cartões para médicos e dentistas; Coworking Opt Doc, que oferece ambientes e equipamentos para profissionais da área da saúde; e Clinicorp, o software de gestão odontológico e de estética.
No estande da Clinicorp, também tivemos a oportunidade de dar uma palestra gratuita sobre nosso serviço. O CEO da Cloudia, Felipe Miranda, falou sobre como usar os chatbots nas suas estratégias de marketing odontológico. Reforçando a importância de se ter um atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana.
Durante a palestra, Felipe trouxe alguns pontos que mostram o porquê de levar os leads para uma conversa no lugar de simplesmente mandá-los para uma landing page. Segundo dados da Cloudia, 54% dos pacientes tiram alguma dúvida antes de agendar, sendo necessário haver uma conversa.
E o tempo médio que eles aceitam esperar para serem atendidos é de 5 minutos em canais de atendimento digitais. 96% das reclamações dos pacientes nas clínicas são relacionados ao atendimento da clínica, pela demora ou falta de eficiência. O que aponta para uma necessidade de trazer melhor uma melhor experiência ao paciente por meio de um atendimento automatizado.
Após ter apresentado os dados e a dor vista neles, nosso CEO mostrou como um chatbot de atendimento e agendamento pode integrar com a clínica e ajudar em diversos pontos na sua estratégia. Ele trouxe também um exemplo de um cliente da Cloudia que teve 515 avaliações na clínica e a média das notas foi de 9.82.
Os pontos que os clientes avaliaram foram relacionados ao rápido e eficiente atendimento, visto que disponibiliza tudo o que eles precisam e ainda concilia o robô juntamente com o atendimento humano, quando necessário. Entre as avaliações também foi ressaltada a disponibilidade da clínica, já que com o chatbot é possível atender fora do horário comercial.
De forma que o potencial paciente não vai precisar esperar a clínica entrar no horário de funcionamento para receber uma resposta ou agendar uma consulta. E nem a equipe de atendimento precisará começar a semana com solicitações acumuladas, porque o robô funciona o tempo todo, até nos finais de semana e feriados.
Ele pode ser aplicado por meio de diferentes mídias, como o Facebook Messenger, Instagram Direct, Site e WhatsApp, o que aumenta as formas com as quais as pessoas podem entrar em contato com a clínica. E o melhor é que tudo aparece em único lugar pela central de mensagens Omnichannel.
As novidades do CIOSP 2023 trouxeram informações sobre o que está por vir neste ano no mercado de odontologia. O congresso é muito importante para as empresas e os profissionais da área, já que trazem novas tecnologias e insights que podem ser utilizados para trazer melhorias na clínica.
Nossa participação no evento reforça a necessidade de otimizar o atendimento realizado na clínica. Com os dados que apresentamos, foi visto a importância de promover uma boa experiência, já que a maioria das reclamações são devido a demora no atendimento.
O uso de um chatbot para atendimento e agendamento de consultas vai tornar todo o processo do cliente dentro da jornada da clínica mais eficiente, promovendo uma resposta imediata ao contato dele. Temos um guia de marketing digital para clínicas odontológicas que conta com estratégias que podem ser aplicadas com o uso de chatbot.