Por Tiago Miranda Costa em Gestão de Clínicas | Postado em 21 de dezembro de 2021
A melhor maneira de fazer o seu negócio crescer em 2022 é realizando, agora, um planejamento para clínicas de estética. Dessa forma, você poderá prever diferentes cenários e desenvolver estratégias para lidar com cada um deles, bem como ações que permitirão atingir suas metas.
Não é novidade para ninguém que a base de uma gestão de sucesso é o planejamento. Apesar disso, ainda são poucos os empresários que realizam a “lição de casa”. Um levantamento realizado pela consultoria Falconi mostrou que entre as médias empresas brasileiras, apenas 10% possuem um planejamento estratégico para os próximos anos.
Portanto, se você deseja se destacar, sem dúvida investir em um planejamento para clínicas de estética é um diferencial importante. Confira as dicas que separamos para fazer o seu!
Antes de começar a traçar suas metas, olhe para 2021 e entenda o que foi positivo e o que pode ser melhorado. Analise como foi o seu faturamento, os processos, os resultados alcançados (e as metas que não foram atingidas), o percentual de crescimento, novos clientes atraídos e fidelizados, a opinião dos clientes e outros pontos.
Assim você conseguirá ter uma visão clara do que precisa ser otimizado dentro da sua clínica de estética – e poderá definir metas mais objetivas e que façam sentido para a sua realidade.
Não perca de vista o seu setor. Avalie quais são as novidades em termos de tratamentos e tecnologias, as principais tendências, o comportamento dos consumidores, o que está acontecendo em outros países e pode ser trazido de novidade para cá, como os concorrentes têm agido e também possíveis alterações econômicas ou políticas que resvalem no seu negócio – como crise econômica, alta de preços de insumos, alta da inflação etc.
Essa análise mais profunda ajuda você a identificar oportunidades de negócio e também pensar em pontos que podem estar afetando a sua clientela, definindo ações para essas situações.
Você pode, por exemplo, analisar que a inflação tem diminuído o poder de compra dos brasileiros – e os clientes têm reduzido a quantidade de tratamentos estéticos. Assim, uma solução poderia ser desenvolver pacotes ou tratamentos com custos mais acessíveis ou com opções de parcelamento no cartão de crédito em mais vezes.
Outro ponto muito importante, antes de definir suas metas, é entender o comportamento do seu público. Pense em todos os pontos que podem influenciá-lo, como novas tendências, tecnologias, economia etc.
A pandemia modificou drasticamente o padrão de consumo e a forma como as pessoas consomem no geral. As novas tecnologias se tornaram mais presentes e muitos consumidores estão em busca de praticidade. Como essas alterações interferiram no seu negócio em 2021? E quais foram as lições aprendidas que podem ser usadas em 2022?
Nunca deixe a questão financeira de fora do seu plano. Na verdade, essa é uma das questões mais importantes do planejamento para clínicas de estética. Faça um balanço de 2021, entendendo: quais serviços foram mais lucrativos, a margem de contribuição de cada serviço prestado, os custos mês a mês, os meses com mais e menos demanda, o custo para prestar cada serviço, entre outros pontos.
Projete diferentes cenários baseados nos seus resultados mensais em 2021. Analise quais são os meses de baixa e programe ações para eles, como promoções. Pense em cenários com mais e menos clientes – e defina quais ações devem ser tomadas em cada uma dessas situações, precavendo-se e antevendo-as, evitando ser pego de surpresa.
Outro ponto importante é definir o orçamento disponível para suas metas, de modo que suas ações e estratégias sejam compatíveis com essa quantia.
Depois de fazer uma análise profunda da sua empresa, do seu mercado e do seu público, é hora de traçar metas. Elas devem ser claras, atingíveis, terem um tempo para acontecerem e serem fáceis de metrificar.
Alguns exemplos de metas são:
Essas metas devem estar em sintonia com todas as análises que você realizou anteriormente. É importante definir metas no curto, médio e longo prazo. E também evitar o excesso de metas, pois pode ser mais difícil de realizá-las. Foque nas que são mais importantes para seu negócio – e possíveis de serem alcançadas de acordo com os seus recursos humanos e financeiros.
Na sequência, é hora de planejar as ações que serão tomadas para atingir as suas metas. Para isso, a dica é criar um cronograma, indicando quais passos devem ser tomados, em qual prazo, quais são as responsabilidades de cada colaborador e quais as métricas e indicadores serão usados para monitorar a evolução dessas ações.
Esse cronograma deve ser fácil de ser visualizado e compreendido, de forma que todos os colaboradores consigam entender quais são suas tarefas e como eles contribuem para o todo.
É muito importante definir quais indicadores serão usados, assim você conseguirá acompanhar se as suas estratégias estão trazendo os resultados esperados – e caso não estejam é possível fazer as alterações necessárias a tempo.
São vários os indicadores que podem ser usados, dependendo dos seus objetivos, como: ROI (retorno sobre o investimento), taxa de novos clientes, taxa de clientes fidelizados, vendas por canal, leads gerados por canal, CAC (custo de aquisição de clientes), entre outros.
Para que o planejamento para clínicas de estética não seja apenas um documento, mas traga resultados reais, é muito importante que todos os colaboradores sejam envolvidos no processo.
Eles devem entender quais são as metas de curto, médio e longo prazo, o que você espera deles, como eles contribuem para alcançar esses objetivos, porque essas metas são importantes e como você medirá a evolução das ações.
Por isso, não crie um planejamento muito longo ou complexo. Um documento de uma página é suficiente para que todos consigam entender o que será feito e de que forma. Converse com cada colaborador e mostre o quanto ele é importante para que as metas sejam atingidas. E, claro, bonifique sua equipe por meta batida, assim eles se sentirão ainda mais motivados e engajados.
Lembre-se, ainda, que o planejamento para clínicas de estética não é um documento imutável, mas algo em constante aperfeiçoamento. Por isso, ao longo dos meses, você deverá analisá-lo, conferir os indicadores e modificar o que for necessário. Pode ser preciso corrigir o curso do caminho algumas vezes – e não há problema nenhum nisso, desde que tudo seja feito de maneira estratégica e embasada.
Agora ficou mais fácil montar o planejamento para clínicas de estética de 2022? Uma das formas de atingir várias metas importantes é investindo em divulgação. Para lhe ajudar, montamos um e-book completo com as principais dicas de marketing para clínicas de estética. Baixe agora e comece 2022 com o pé direito!
Última atualização em 2 de abril de 2024 por Cristielle