Por Adriele Amaral em Marketing na Saúde | Postado em 14 de junho de 2022
Trocar mensagens com empresas e resolver diversas demandas do dia a dia pelo WhatsApp já faz parte da vida dos brasileiros. Por isso, usar o WhatsApp para clínicas de estética é uma maneira importante de destacar seu negócio.
De acordo com um pesquisa em parceria entre a Opinion Box e a Mobile Time, 99% dos brasileiros têm o WhatsApp instalado no celular – e 80% usam o aplicativo para se comunicar com as marcas.
Mas para ter bons resultados com essa plataforma, é indispensável utilizá-la de forma estratégica dentro da sua estratégia de marketing. Você sabe como fazer isso? A gente te ensina!
Incluir o WhatsApp no dia a dia da sua clínica de estética é uma ótima ideia, capaz de trazer uma série de benefícios. Como vimos na introdução, o aplicativo é usado pela maioria dos brasileiros, não apenas para conversar com amigos e familiares, mas, principalmente, para resolver demandas com as empresas.
Assim, ao oferecer essa forma de contato, você traz mais praticidade e agilidade para seus clientes, considerando que a maioria já está acostumada a usar a solução – e espera que as empresas ofereçam essa alternativa.
Veja as vantagens de usar o aplicativo:
Já está convencido de que o WhatsApp para clínicas de estética é uma ótima maneira de melhorar o relacionamento com seus pacientes e até de atrair novos clientes? Então veja as dicas de uso estratégico da ferramenta!
O primeiro passo para um uso estratégico do WhatsApp é baixar a versão Business. Essa modalidade conta com funções adicionais que tornam o uso por empresas mais simplificado e estratégico.
Por exemplo, com o WhatsApp Business, você pode criar etiquetas para organizar seus contatos e conversas, separando os clientes por tipo de tratamento, clientes e leads, envio de orçamento e resposta pendente, entre outras segmentações que façam sentido para suas estratégias.
Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de salvar as respostas que você mais usa e encaminhar para outros clientes, no caso de perguntas comuns e padronizadas, otimizando o tempo dos seus atendentes. É possível cadastrar mensagens de boas-vindas, valores, tratamentos disponíveis e horário de funcionamento, por exemplo.
Por fim, com a versão business, você ainda poderá criar mensagens automatizadas, cadastrando uma resposta automática a todos os clientes (por exemplo para os dias que sua empresa não estiver funcionando) e poderá acompanhar as estatísticas sobre suas mensagens, otimizando suas ações.
Uma das vantagens de usar o WhatsApp Business, é a possibilidade de adicionar mais informações comerciais da sua empresa. Assim, que tal explorar as opções de catálogos?
Dessa forma, o paciente pode acessar informações importantes e economizar muito tempo no seu atendimento. Você pode inserir, por exemplo, todos os procedimentos e tratamentos que realiza, com fotos, descrições e valores (incluindo os valores individuais e dos pacotes).
Para fazer isso, clique em “mais opções”, depois em “configurações”> “ferramentas comerciais” > “catálogo” > “adicionar item” > “+” > “adicionar imagem”. Acesse a galeria do seu celular, adicione as imagens, inclua a descrição e os valores de cada serviço. Depois, clique em salvar.
Depois de migrar para o WhatsApp Business, é muito importante que você use a função etiquetas e comece a segmentar seus contatos. Assim, será mais fácil pensar em mensagens personalizadas para cada grupo, melhorando e otimizando a comunicação.
A segmentação deve ser aquela que faz mais sentido para sua empresa e suas estratégias. É possível segmentar por:
A lista de transmissão é uma ótima maneira de disparar mensagens para nutrição dos leads e até para informar as novidades da sua clínica. Você pode criar listas específicas considerando as segmentações feitas dos seus clientes e leads.
Por exemplo, ao invés de usar o e-mail marketing para nutrição de leads, você pode usar o whatsapp, divulgando conteúdos e novidades das suas redes sociais ou blog e, dessa forma, fazer com que essas pessoas adentrem no funil de vendas.
Também é possível disparar promoções segmentadas para públicos com perfis semelhantes, aumentando o interesse dessas pessoas e melhorando a taxa de adesão. Ou criar uma lista geral para informar as novidades da clínica, como horários de atendimento, nova sede, novos tratamentos etc.
Usar o WhatsApp para agendamento de consultas e tratamentos é indispensável para qualquer clínica de estética. Afinal, com a rotina cada vez mais corrida, são poucas as pessoas que ainda têm tempo para ligar ou passar fisicamente no seu espaço.
Porém, nem sempre é fácil dar conta de toda a demanda e ainda responder rapidamente os interessados. Nesse sentido, um sistema de agendamento online traz benefícios para você, como gestor, e para seus clientes.
Nesses sistemas, o próprio cliente escolhe o dia e horário que deseja e faz o agendamento rapidamente, pelo próprio WhatsApp ou por um link de direcionamento. Só são mostrados aos clientes, os dias e horários que você indicar como livres, sincronizando com a agenda online dos seus profissionais ou da recepção.
Outro bom uso do WhatsApp para clínicas de estética é para o envio de lembretes de agendamentos e procedimentos. O no-show é uma prática que atrapalha muito a agenda das clínicas de estética e traz prejuízos com horários vagos.
Para reduzir o problema que, na maioria das vezes, é causado pelo esquecimento, o disparo de lembretes é uma excelente ação. Você pode fazer isso manualmente, o que traz bastante trabalho, ou de forma automática.
Já existem tecnologias capazes de fazer esse disparo. Nelas, você programa com quanta antecedência o cliente receberá a mensagem e é possível indicar para que ele faça a confirmação do horário ou remarque para outra data que mais lhe convier.
Já pensou em usar o WhatsApp para clínicas de estética de modo a entender a opinião dos seus clientes e melhorar ainda mais a experiência deles?
Isso é muito simples, já que você pode criar o hábito de disparar pesquisas de opinião após a primeira consulta ou ao fim do tratamento, por exemplo. É importante que essa pesquisa seja rápida e concisa, para que o cliente não se sinta desmotivado.
Algumas clínicas adicionam um “up” para que a pesquisa se torne mais atrativa, como a possibilidade de ter um desconto nas próximas consultas ou tratamentos.
Você pode pedir para o cliente dar uma nota de 0 a 5 para o atendimento da clínica, a limpeza e a organização do espaço, a cordialidade dos atendentes e profissionais e o nível de satisfação com o atendimento, por exemplo, e incluir um espaço aberto para que cada cliente dê sua opinião.
A partir dessas respostas, é possível entender quais são os pontos fortes e fracos da sua clínica e ter ideias de melhorias que tragam impactos reais nas experiências dessas pessoas.
É claro que esses pontos indicados pelos seus clientes precisam ser transformados em melhorias, para que essa pesquisa faça sentido de ser aplicada.
O chatbot é um robô de conversação que traz muito mais agilidade para o seu atendimento. O robô pode responder às dúvidas mais usuais e filtrar o atendimento para o atendente, melhorando a experiência dos seus clientes e também otimizando o tempo dos seus profissionais.
Alguns chatbots, como é o caso da Cloudia, funcionam como um verdadeiro assistente virtual. Já que, além de interagir com os clientes, ela consegue disparar lembretes, realizar o agendamento e até disparar informações, como no caso da nutrição de leads.
Essa é a melhor maneira de profissionalizar seu atendimento via WhatsApp e usar a ferramenta de forma estratégica, explorando todo o potencial que ela tem para oferecer no relacionamento com seus clientes e leads.
Neste conteúdo, você aprendeu que o WhatsApp para clínicas de estética pode ser usado de maneira estratégica, tanto para o agendamento de consultas e procedimentos, como para nutrição de leads, pesquisa de opinião e melhora geral da experiência dos seus clientes.
Para isso, é fundamental usar o WhatsApp Business, segmentar seus contatos, criar listas de transmissão e aliar uma tecnologia de automação, como os chatbots.
A Cloudia é uma verdadeira assistente virtual que trabalha com inteligência artificial e consegue responder as dúvidas mais usuais, enviar informações, realizar agendamentos, enviar lembretes e muito mais.
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Última atualização em 2 de abril de 2024 por Cristielle