Por Tiago Miranda Costa em Gestão de Clínicas | Postado em 10 de junho de 2021
Todos devem imaginar o quanto o dia a dia de uma clínica médica é intensa. São tantas tarefas a serem administradas, como manter a qualidade no atendimento aos pacientes, controlar a fila de espera, evitar que diferentes pacientes sejam marcados no mesmo horário, controlar as desmarcações, encontrar a ficha de cadastro com agilidade, controlar estoque, financeiro e por aí vai.
A boa notícia é que usar tecnologia para ajudar em todos os procedimentos das clínicas se torna uma realidade cada vez mais frequente. Isto se deve ao fato do software médico de gestão otimizar e controlar todas estas atividades citadas acima e ainda garantir mais tempo para que toda equipe médica dedique os esforços e atenção para o grande protagonista que é o paciente.
O profissional da saúde que vai abrir o consultório ou começar a administração em uma clínica de grande porte não aprende na faculdade disciplinas como marketing médico, direito tributário e até mesmo boas práticas de gestão.
Com base nisso, para ajudar a ter um negócio da saúde de sucesso, nós separamos 6 benefícios que um software médico de gestão confere ao estabelecimento. Acompanhe o artigo agora.
Para início de conversa, um software médico de gestão ou sistema médico como muitos preferem dizer, auxilia o pleno desenvolvimento de todos os setores da clínica. Isto significa, que ele ajuda desde o pré-atendimento ao paciente, financeiro, controle de estoque até mesmo no pós-atendimento.
É uma plataforma poderosa para os profissionais da saúde que desejam se tornar referência no mercado, se destacar dos concorrentes e provar aos pacientes que a clínica sempre opta em se atualizar a fim de proporcionar as melhores soluções para revolucionar a experiência no atendimento.
Para mostrar como é possível a clínica médica ou odontológica se destacar no mercado, juntamos 6 benefícios que um sistema médico é capaz de oferecer. Veja a seguir.
As recepcionistas da clínica costumam ficar muito sobrecarregadas ao ter que lidar diariamente com as ligações dos pacientes, confirmações de consultas e com os atendimentos na recepção.
Um sistema para clínica, por exemplo, já consegue otimizar todos esses processos. Atividades burocráticas como controle de fluxo de caixa, confirmação de consultas e até agendamentos podem ser automatizadas através do sistema.
Um bom sistema conta com confirmação de consultas automática, fluxo de mensagens personalizadas por grupo específico de pacientes que podem ser enviadas por uma instância do WhatsApp, SMS ou até mesmo e-mail. São vários canais que permitem trabalhar a base de pacientes. O que contribuem para uma série de resultados como a otimização de tempo das recepcionistas para centrar a atenção em um atendimento mais humanizado o que consecutivamente, as chances de atrair e fidelizar os pacientes dobram.
É muito improvável que seus pacientes queiram continuar o tratamento em uma clínica onde os dados são facilmente perdidos, desorganizados ou até pior: furtados por terceiros.
Um sistema para consultório garante segurança em vários níveis para os dados dos pacientes, como também para os dados sigilosos dos profissionais da saúde. Ao contrário de algumas ferramentas de gestão as quais são instaladas no computador de trabalho, o sistema para consultório é armazenado em nuvem. Isto significa que mesmo que o computador da clínica quebre, todos os dados estão devidamente salvos neste ambiente e podem ser acessados através de qualquer outro dispositivo.
É importante frisar que na hora de escolher um sistema, o profissional da saúde deve verificar se há criptografia de dados, certificado digital para garantir validade jurídica na assinatura de documentos como também acesso por aqueles que possuírem login e senha.
Muitas empresas que ofertam o sistema para clínica como solução, têm a missão de qualificar o sistema de saúde do Brasil. E nada mais justo que começar a qualificar o atendimento e humanizá-lo. Hoje em dia, é visto e percebido que muitos pacientes não recebem a devida atenção, o que atrapalha na progressão dos tratamentos.
Então uma das maiores importâncias de um sistema é melhorar a qualidade do atendimento. Por exemplo, através de relatórios advindos da pesquisa de satisfação, o gestor consegue desenvolver estratégias para aumentar a fidelização dos pacientes.
Com a confirmação de consultas automática, assim como as facilidades que o agendamento online proporciona aos pacientes, as recepcionistas ganham mais tempo para recepcionar os pacientes da melhor forma.
Outro fator que confere agilidade e praticidade é o prontuário eletrônico. Muitos sistemas contam com um prontuário altamente personalizado, com parcerias que ajudam o paciente a encontrar o medicamento mais próximo de sua localidade e com um preço justo. Mas além disso, é no prontuário eletrônico que todas as informações são facilmente acessadas e armazenadas em segurança, sem chances de negligenciar quaisquer sintomas.
Este tópico consegue abraçar 2 pontos fundamentais: controle de estoque e controle do financeiro da clínica.
Com a rotina corrida que o estabelecimento tem, o gestor tem que ficar muito atento quais insumos estão prestes a se esgotar ou quais produtos estão com a validade prestes a vencer. Existem sistemas de gestão que oferecem a solução do controle de estoque também automatizado. Assim que um serviço é efetuado, ocorre a baixa automática no estoque, o que possibilita que desperdícios com insumos fora da validade não aconteçam.
Outro fator importante é o controle financeiro. Muitas vezes alguns investimentos e tomadas de decisão são feitas sem embasamento, o que acaba comprometendo o caixa da clínica. O módulo financeiro possibilita um maior controle em cima de gastos com contas de luz, água, por exemplo, pacientes inadimplentes, repasse médico, relatórios completos de como foi a movimentação do caixa no mês. Todos esses dados são úteis para o gestor saber onde investir e quais custos podem ser cortados da clínica.
Para início de conversa, essa decisão deve ser feita com muita cautela. Pois o profissional da saúde está prestes a escolher o sistema que vai descomplicar os procedimentos da clínica, otimizar o tempo e garantir que ela seja referência no mercado. De todos os sistemas, o que pode ser citado como referência do mercado é o programa médico do Shosp.
É uma plataforma completa, com alto nível de segurança, onde usam como servidor em nuvem da Amazon AWS, que também é utilizada pela Casa Branca e NASA. Só por esse ponto, já é uma dica que os profissionais da saúde devem se atentar para não comprometer os dados sigilosos dos pacientes e serem penalizados pela Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD). Para mais detalhes, acesse: www.shosp.com.br.
Fernanda Barcelos
Jornalista e Publicitária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduada em Marketing e Design Digital pela ESPM-Rio e Analista de Marketing do Shosp, Software de gestão para clínicas e consultórios.
Última atualização em 6 de agosto de 2024 por Cristielle