Por Lucca Campardo em Gestão de Clínicas | Postado em 14 de abril de 2023
O robô para WhatsApp na clínica é uma maneira de tornar o atendimento prestado no aplicativo de mensagens mais eficiente, já que será possível realizar a otimização de atividades rotineiras e tornar o contato mais facilitado em ambos os lados.
O Brasil é o segundo país que mais utiliza o WhatsApp, contanto com mais de 147 milhões de usuários. Com as tantas facilidades que o aplicativo traz, é uma ótima solução integrá-lo nos canais de atendimento da clínica, ainda mais ao fazer a automação dele.
Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
O robô para WhatsApp na clínica é um chatbot de conversação para atendimento e agendamento. Ele vai funcionar como se tivesse uma pessoa sempre disponível para responder as mensagens enviadas para a clínica. A diferença é que não precisa de nenhum acompanhamento humano para que sejam enviadas as respostas.
O chatbot realiza várias funções, como tirar dúvidas, fornecer informações, coletar dados cadastrais do cliente e até marcar/desmarcar ou alterar consultas, tudo automaticamente e no momento exato em que o paciente entrar em contato. Então, o robô para WhatsApp automatiza todo o processo de contato com a clínica.
O WhatsApp não só é um aplicativo usado por muitos no Brasil, mas também segue sendo o canal favorito das pessoas para entrar em contato com empresas e marcas. Segundo uma pesquisa de mensageria feita pela Opinion Box e a Mobile Time, 80% dos entrevistados afirmaram isso.
A pesquisa também aponta que o principal motivo do contato das pessoas pelo WhatsApp para falar com marcas e empresas é 83% para tirar dúvidas e receber informações, e 75% para entrar em contato com o suporte. Outro dado interessante foi que 61% estão dispostos a receber mensagens promocionais.
Sendo assim, muitos mandam mensagem pelo WhatsApp por ter um contato mais rápido e próximo, com a expectativa de que será efetivo e resolverá o motivo por ter entrado em contato. Com isso, o uso de um robô para WhatsApp tornará a experiência do paciente ainda melhor.
Para escalar o atendimento por meio do WhatsApp, com o uso de chatbots, CRMs e outras automações é preciso utilizar a WhatsApp Business API, que foi a solução desenvolvida pela Meta, empresa detentora do WhatsApp, e é uma solução diferente do App WhatsApp Business que se instala no celular. Há também outra opção, que é a do WhatsApp via WhatsApp Web, no qual explicaremos detalhadamente.
O WhatsApp Business ou Comercial foi criado especialmente para ajudar os pequenos negócios no gerenciamento. A conta tem diversas funcionalidades que vão ajudar no dia a dia. Para ter o WhatsApp Business basta baixar seu aplicativo App Store ou Google Play que, assim como o normal, é gratuito.
Você pode personalizar os dados que aparecem e deixar o cliente bem informado. Ao clicar para ver mais detalhes sobre seu contato, você pode adicionar uma descrição da clínica, horário de funcionamento, serviços prestados, link para site, endereço comercial e mais.
Também é possível configurar mensagens automáticas para serem enviadas sempre que um cliente interagir com sua conta. Você pode criar mensagens de saudação e ausência ao clicar nos três pontinhos do canto superior esquerdo da tela, selecionar “ferramentas comerciais” e clicar na opção de “mensagem de saudação”. Neste aplicativo, as automações de mensagens se limitam apenas as este tipos citados.
Como visto, mesmo utilizando a conta do WhatsApp Business, ainda assim não era possível automatizar totalmente o atendimento. E para as empresas que têm um grande número de solicitações de contato, fica complicado dar conta de tudo manualmente.
Foi então que a Meta decidiu criar uma API para que fosse possível integrar o WhatsApp em outros softwares e trouxesse mais facilidades, como não ser mais necessário ter vários números de WhatsApp, sendo agora possível ter diferentes atendentes usando o mesmo número.
Por meio da API do WhatsApp Business é possível utilizar o robô para WhatsApp na clínica. Mas a conta não é gratuita e tem alguns requerimentos solicitados pela Meta. Entre eles estão: ter um CNPJ, site e um provedor de serviços que seja homologado pela Meta. Você pode saber mais sobre os requisitos e preços clicando aqui!
O WhatsApp via WhatsApp Web é uma solução feita pela Cloudia que também permite a integração do aplicativo de mensagens com outros sistemas. Feito desse jeito, os requisitos são mais simplificados do que os solicitados pela Meta, sendo necessário ter uma conta padrão ou business funcionando no WhatsApp.
No caso dessa solução, é possível continuar usando o aplicativo do WhatsApp no celular, assim como no WhatsApp Web e na Cloudia. Para saber mais detalhes, entre em contato com a nossa equipe comercial pelo WhatsApp (11) 94124-9518.
Agora que você já viu as opções de como ter o robô para WhatsApp na clínica, está na hora de ver algumas estratégias que podem ser feitas ao automatizar o aplicativo de mensagens. Além do atendimento imediato e da otimização de atividades rotineiras, o relacionamento com o paciente também pode ser melhorado.
O agendamento de consultas é um processo importante para as clínicas de saúde e pode ser facilmente automatizado com o uso de um robô para WhatsApp. Com o chatbot, os pacientes podem agendar consultas em qualquer hora do dia, sem a necessidade de ligar ou visitar a clínica pessoalmente.
O chatbot pode fazer diversas perguntas, como a data e hora desejadas para a consulta, e confirmar a reserva após a verificação de disponibilidade na agenda do especialista, assim como disponibilizar uma opção de solicitar atendimento humano, caso o cliente desejar.
Lembretes de consultas são importantes para reduzir o número de faltas e aumentar a pontualidade dos pacientes. Com o robô para WhatsApp, as clínicas podem enviar lembretes automatizados para os pacientes algumas horas antes da consulta agendada, ou um dia antes, da forma que preferir.
Além disso, se houver necessidade de cancelar ou reagendar a consulta, os pacientes podem informar a clínica por meio de uma mensagem, facilitando a comunicação e evitando falhas de comunicação. O horário cancelado ficará disponível e já aparecerá para o próximo paciente.
Os pacientes podem ter muitas perguntas sobre os serviços da clínica, e o chatbot para WhatsApp pode ajudar a fornecer respostas rápidas e precisas a essas perguntas. Aliviando a equipe de atendimento de ter que ficar respondendo às mesmas dúvidas todos os dias.
As perguntas frequentes podem ser configuradas, permitindo que o chatbot as responda sem a necessidade de intervenção humana. Além disso, o chatbot pode ser programado para encaminhar perguntas mais complexas para a equipe de atendimento da clínica, garantindo que elas sejam respondidas corretamente.
O robô para WhatsApp é uma excelente forma de realizar o acompanhamento do paciente, o fidelizando por meio do pós-vendas. A retenção de clientes é a maneira mais sustentável de manter uma clínica em crescimento, já que o preço para se obter um novo cliente é de 5-25x mais caro.
Sendo assim, você pode utilizar o chatbot para fazer com que o paciente sinta-se lembrado e valorizado. Ao fazer o envio de mensagens de aniversário, datas especiais, e-mails informativos, promoções, cuidados pós-procedimento e informações úteis, estará criando um relacionamento com a clínica e expandindo a experiência do paciente para também depois do atendimento.
O chatbot pode automatizar esse processo, fazendo o envio de mensagens em massa para seus pacientes, sem ter a necessidade de enviar e escrever a mensagem uma por uma. Além de permitir salvar o modelo destas mensagens para serem reutilizadas depois.
Ao ter um robô para WhatsApp você também consegue direcionar os leads captados por meio de mídia paga para entrar em contato com a clínica diretamente no WhatsApp. Esse tipo de campanha para o WhatsApp, ou Click-To-WhatsApp, é muito interessante porque promove um contato direto.
Pelo chatbot estar funcionando 24 horas por dia, 7 dias na semana, o lead será atendido no momento exato em que entrar em contato com a clínica, não correndo o risco de perder o interesse devido a demora no atendimento.
Temos um post no Instagram explicando o passo a passo de como fazer esse tipo de campanha para o WhatsApp, basta clicar aqui para ver!
A Cloudia é uma startup com expertise em criação de chatbots para a área da saúde. Já são 6 anos trabalhando para tornar o atendimento e agendamento de clínicas mais eficiente, trazendo uma melhor experiência para os pacientes e melhores resultados.
Nesses anos, já atingimos estes números:
Com o robô de atendimento e agendamento da Cloudia, a sua clínica estará disponível para atender o paciente a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias na semana. Respondendo dúvidas, classificando o lead em etapas e dando as informações necessárias, tudo automaticamente.
Não será mais necessário se preocupar com os atendimentos feitos fora do horário comercial, finais de semana e feriados. Segundo dados da Cloudia, 64% das solicitações de atendimento acontecem fora do horário comercial, por conta da rotina corrida.
Neste conteúdo, vimos a importância de prestar um bom atendimento no WhatsApp, o aplicativo mais utilizado para entrar em contato com empresas e marcas no Brasil. Assim como as formas disponíveis para automatizá-lo, integrando com outros sistemas.
É importante lembrar que o chatbot deve ser bem projetado e programado para fornecer respostas precisas e úteis aos pacientes. Além disso, é importante treinar a equipe da clínica para trabalhar em conjunto com o chatbot para garantir que os pacientes recebam a melhor assistência possível.
Caso queira saber mais sobre como usar o WhatsApp em sua clínica, aplicando o chatbot e mais estratégias que vão otimizar seu atendimento, baixe nosso Guia Completo: Tudo sobre como usar o WhatsApp na sua clínica!
Última atualização em 3 de setembro de 2024 por Cristielle