Por Lucca Campardo em Gestão de Clínicas | Postado em 30 de junho de 2023
Ter uma boa agenda para consultório é importante para se manter organizado e ter uma boa gestão da clínica. Já que é a agenda que vai dizer para os clientes os horários e dias disponíveis, comunicando aos respectivos profissionais os seus compromissos marcados.
Atualmente, é difícil ver uma agenda para consultório que ainda esteja no papel. Uma agenda digital traz diversos benefícios, sendo os principais a praticidade e rapidez na organização. Sem contar que muitas já contam com integrações com softwares de gestão.
Continue a leitura para ver as melhores agendas para consultório!
Antes de começar, é preciso entender quais são as suas necessidades para escolher uma agenda para consultório. Abaixo vamos citar alguns pontos para que você se pergunte:
Esses e outros pontos devem ser levados em consideração, já que a agenda para consultório influencia bastante no funcionamento. Então, é importante que realmente agregue ao consultório e traga praticidade, para que o retorno do investimento seja bom.
A agenda para consultório também precisa ser de fácil entendimento, porque de nada adianta se os colaboradores não conseguirem usar a ferramenta de maneira efetiva. Por este motivo, é importante contar com a opinião de quem vai fazer o uso. Tanto no caso dos funcionários quanto dos clientes.
Uma forma de complementar a agenda para consultório é ao usar um chatbot que tenha uma agenda integrada, o qual atualiza automaticamente os horários disponíveis e acrescenta os agendamentos realizados por meio do robô. Tornando o processo mais efetivo e rápido.
O chatbot da Cloudia, por exemplo, vem integrado com a agenda do Google, podendo ter diferentes profissionais e disponibilizando seus respectivos horários disponíveis para o cliente escolher durante o atendimento realizado pelo robô. Tudo de forma interativa por meio de botões.
A plataforma da Cloudia também possibilita realizar o agendamento de um paciente manualmente, para aqueles que preferirem ter um contato humano ao ser atendido. Logo após realizado, já é feita a atualização na agenda do Google e aquele horário não mais será disponibilizado.
E para os que já possuem um software de gestão na clínica, o chatbot da Cloudia se integra com os principais do mercado, podendo utilizar a mesma agenda do sistema para funcionar no chatbot.
Ao utilizar uma agenda para consultório on-line, sendo por meio de um aplicativo, de um de software de gestão ou do chatbot da Cloudia, sua clínica estará agregando vários benefícios que vão otimizar o tempo e a organização da sua equipe ao agendar as consultas.
Um dos principais benefícios é que a experiência do paciente melhora, já que, no chatbot, ele pode ver os horários disponíveis para agendar uma consulta e escolher o que mais se adequa a sua rotina. Fazendo isso sem precisar aguardar pelo retorno da equipe de atendimento.
Isso evita confusão na hora do agendamento e otimiza o trabalho de toda a clínica, visto que a agenda atualiza automaticamente quando uma consulta é agendada, sem a necessidade de ter que ficar avisando os profissionais sobre os compromissos.
Todos esses pontos também vão influenciar na fidelização do paciente, que terá uma jornada de atendimento na clínica muito mais facilitada e rápida. Promovendo menos confusões e atrasos de ambos os lados, tornando todo o processo mais eficiente.
A Cloudia é uma startup com expertise em criação de chatbots para a área da saúde. Já são 6 anos trabalhando para tornar o atendimento e agendamento de clínicas mais eficiente, trazendo uma melhor experiência para os pacientes e melhores resultados.
Nesses anos, já atingimos estes números:
Com o robô de atendimento e agendamento da Cloudia, a sua clínica estará disponível para atender o paciente a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias na semana. Respondendo dúvidas, classificando o lead em etapas e dando as informações necessárias, tudo automaticamente.
Não será mais necessário se preocupar com os atendimentos feitos fora do horário comercial, finais de semana e feriados. Segundo dados da Cloudia, 64% das solicitações de atendimento acontecem fora do horário comercial, por conta da rotina corrida.
Neste conteúdo, falamos um pouco sobre agenda para consultório, passando por alguns pontos que precisam ser levados em consideração ao escolher uma. É importante que venha agregar ao consultório e que os colaboradores consigam utilizá-la de maneira eficiente.
Atualmente, existem diversas opções de agenda para consultório, sendo por meio de sistemas de gestão, on-line e chatbot. Todos estes trazem pontos que complementam o gestão do consultório, já que a agenda vai estar dentro de uma plataforma que contém diversas outras funcionalidades.
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Última atualização em 30 de junho de 2023 por Lucca Campardo