Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 12 de outubro de 2021
O pós-venda na odontologia é extremamente importante e capaz de auxiliar nos processos de fidelização. Com essa atenção diferenciada aos seus pacientes, é possível melhorar a imagem que eles têm do seu consultório, otimizar seu atendimento e conseguir novos pacientes via indicação, além de uma adesão maior aos tratamentos.
Se você ainda não realiza o pós-venda na sua clínica, continue a leitura e entenda melhor o assunto!
Antes de darmos dicas de pós-venda, é importante entender a que esse termo se refere. Ele diz respeito a uma estratégia de relacionamento com o paciente, que se mantém mesmo após o fechamento do negócio ou o término do tratamento.
Por exemplo, após o paciente realizar um tratamento de canal, a sua clínica continua mantendo o relacionamento com ele, verificando se está tudo certo em relação aos cuidados e medicações, se está satisfeito com o resultado e, até mesmo, para lembrar de tratamentos rotineiros que podem ser feitos, como a limpeza profilática.
A intenção do pós-venda é sempre satisfazer os pacientes, ajudando-os a esclarecer dúvidas e solucionar possíveis problemas que possam surgir. Veja os benefícios de contar com uma estratégia assim no seu consultório:
Já está convencido de que o pós-venda na odontologia é extremamente importante? Então confira as dicas que separamos.
O CRM é um grande aliado do seu pós-venda. Afinal, ele ajuda a manter o cadastro dos pacientes sempre atualizado, com todas as informações necessárias para um excelente atendimento e relacionamento.
Além dos dados básicos de contato (telefone fixo, celular, e-mail e endereço), insira informações sobre tipos de tratamentos realizados, data de aniversário, forma que prefere ser contatado, redes sociais etc.
Assim, será mais fácil enviar ofertas personalizadas e manter um relacionamento mais próximo.
Padronizar o atendimento é uma excelente maneira de otimizar seus processos e garantir a satisfação do seu paciente, porque ele saberá que será atendido sempre com a mesma qualidade.
Além disso, o roteiro de atendimento cria um guia para seus atendentes, que sabem exatamente qual passo seguir. Você pode indicar, por exemplo, depois de quanto tempo de um tratamento enviar mensagem ao paciente, como deve ser essa mensagem, quais orientações enviar, quando enviar uma pesquisa de satisfação, entre outros detalhes.
Quanto mais bem treinados estiverem seus recepcionistas e atendentes, melhor será esse contato com seus pacientes.
Não adianta apenas disparar uma mensagem padrão no pós-consulta, é preciso que o profissional se prontifique a ajudar o paciente. Isso significa que, caso existam queixas ou dúvidas, é fundamental orientar adequadamente.
O acompanhamento pode ser feito por WhatsApp, e-mail, telefone ou o meio de contato que for mais conveniente para o paciente.
Aproveite e pergunte ao paciente se ele está satisfeito com a sua clínica, se atentando a essas respostas e verificando o que pode ser melhorado.
Quando você conhece seus pacientes, fica mais fácil enviar uma oferta no momento certo. Esse acompanhamento constante permite, por exemplo, identificar quais pacientes já estão precisando retornar ou fazer algum tratamento periódico – e disparar uma mensagem lembrando-os disso.
Você também pode agrupar seus pacientes em diferentes categorias e disparar para eles novidades da sua clínica que tenham relação com seus perfis. Por exemplo, você pode enviar para alguns pacientes as novas técnicas de clareamento dental que vocês oferecem e para outros, as novidades na odontopediatria.
Quanto mais atualizados estiverem os dados dos seus pacientes, mais certeiras serão essas ações.
Não adianta solicitar a opinião do seu paciente, se você não a considera e nem a utiliza. O pós-venda na odontologia é, também, uma excelente maneira de melhorar a sua clínica.
Escute o que seus pacientes estão dizendo, os problemas e dificuldades que têm apontado e invista em resolver essas questões, oferecendo um atendimento cada vez melhor – e em sintonia com o que as pessoas que você atende esperam.
A internet também pode ajudar nesse momento, por exemplo monitorando os reviews e comentários nas suas redes sociais e também em sites como o Reclame Aqui.
Pacientes satisfeitos indicam outros pacientes. Então, nada melhor do que usar o pós-venda na odontologia como uma maneira de fomentar essa ação.
É possível criar promoções em que você oferece descontos para os pacientes que indicarem sua clínica a outras pessoas, ou oferecer benefícios exclusivos e brindes, como cadernos, escovas de dente e outros itens.
Além das avaliações espontâneas que seus pacientes dão sobre a sua clínica, que tal solicitar algumas? Após o tratamento, é possível enviar uma mensagem solicitando que o paciente deixe o seu feedback sobre a clínica e o tratamento no Google Meu Negócio ou nas suas redes sociais.
Essa é uma forma importante de trabalhar a prova social no seu marketing. Quando outro possível paciente pesquisar sobre seu negócio, ele poderá ler as avaliações positivas que sua clínica tem e se sentir mais confiante para optar por você, ao invés da concorrência.
Aproveite as datas comemorativas para fazer com que seu paciente se sinta especial. Envie uma mensagem especial no aniversário dele e também em ocasiões como Dia do Cliente, Natal e Ano Novo, por exemplo.
Além da mensagem, você pode aproveitar e adicionar um cupom de desconto na mensagem, aumentando as chances de fechar negócio.
Quem não gosta de receber vantagens e descontos especiais? O seu paciente também adora ser tratado dessa forma.
Você pode programar para disparar um e-mail alguns dias após o fim do tratamento com um voucher especial para o paciente conhecer outros tratamentos oferecidos no seu consultório, com descontos e atrativos.
Para que a sua clínica não caia no esquecimento, você pode enviar mensagens periódicas. Essa ideia funciona melhor se você já tiver uma campanha de marketing ativa, por exemplo com conteúdos divulgados nas suas redes sociais ou no seu blog.
Você pode programar para enviar disparos de e-mail marketing a cada 15 dias, por exemplo, com indicação de algum conteúdo que seja do interesse do seu paciente. Vamos supor que seu paciente passou por um clareamento dental. Você pode enviar dicas para manter o procedimento, o que evitar em termos de alimentação, como potencializar os efeitos etc.
Claro que, no caso do e-mail marketing, é fundamental ter um local possível para que o paciente faça a subscrição da lista, caso deseje.
Viu só, como o pós-venda na odontologia não é tão complicado – e pode trazer resultados expressivos? Aproveite e baixe o nosso Guia do Marketing Odontológico para turbinar suas estratégias!
Última atualização em 27 de dezembro de 2022 por Tathiane Vidal