Por Lucca Campardo em Marketing na Saúde | Postado em 23 de junho de 2023
Ao utilizar um chatbot para vendas na clínica, é possível automatizar e escalar o atendimento oferecido. Isso vai aumentar suas taxas de conversão e retenção, proporcionando um melhor atendimento, que também resultará na fidelização dos pacientes.
Com os avanços da tecnologia, a inteligência artificial utilizada nos robôs de atendimento e agendamento tornou o contato mais humanizado e personalizado. Sendo possível oferecer um melhor atendimento, sem fazer com que fique robotizado ou engessado.
Continuei a leitura deste conteúdo para saber mais!
O chatbot para vendas é um robô que vai automatizar o atendimento e seguir no fluxo até que a venda seja finalizada. Por meio de botões, áudios, imagens e vídeos, ele pode ser bem persuasivo e responder a todas as dúvidas que o potencial cliente possa ter.
Atualmente, é comum ser atendido por um chatbot ao entrar em contato com empresas por meio de mensagem. E isso acontece porque é uma ferramenta de atendimento mais rápida e prática, que permite que a equipe foque em outras atividades que demandam maior atenção.
Um ponto importante de ressaltar é que ter um chatbot não significa que a sua clínica não vai ter o atendimento humanizado. Durante o fluxo de atendimento do robô, o cliente terá a opção de escolher falar com um atendente, caso seja a sua preferência.
Ao realizar a automação do atendimento na sua clínica com um chatbot para vendas, várias vantagens serão acrescentadas ao negócio. Que não só vão melhorar a experiência do paciente, mas também complementar as estratégias de marketing feitas pela clínica.
Pelo fato de o dia a dia ser bem agitado, muitas pessoas não conseguem ter o tempo disponível para ligar ou aguardar o contato com a clínica. Muitos até chegam a entrar em contato fora do horário comercial.
Abaixo citamos mais algumas vantagens específicas de um chatbot para vendas.
O processo de preenchimento de informações e captação de leads chegam a ser minuciosos, já que são vários detalhes necessários para guardar aquele contato para oferecer um atendimento adequado e ações futuras. Os potenciais clientes também podem esfriar caso o atendimento demore.
O chatbot para vendas pode auxiliar a equipe de atendimento, já que, primeiro, todas as informações solicitadas por ele durante uma solicitação são armazenadas e, segundo, os leads vindos das campanhas de mídia paga podem ser atendidos prontamente pelo robô.
O principal ponto de um chatbot para vendas é pela rapidez e praticidade que oferece no atendimento. Pensando em um cenário como nas clínicas de saúde, ele pode facilitar na triagem de um cliente, coletando as informações necessárias, tirando as dúvidas e até realizando o agendamento de uma consulta.
Caso o paciente tenha um problema para resolver ou alguma situação que precise de um atendente humano, o robô pode agilizar o processo ao trazer as informações sobre o que se trata o problema e os dados do cliente. De maneira que quando for passado para o atendente, ele já saberá como lidar.
Como dito antes, às vezes os pacientes não possuem tempo para entrar em contato durante o horário de funcionamento da clínica. Sendo assim, o chatbot para vendas torna ela mais disponível, já que o robô funciona 24 horas por dia, 7 dias na semana.
Isso também faz com que a clínica esteja presente em diferentes canais, porque o chatbot para vendas pode funcionar em vários ao mesmo tempo, como no WhatsApp, Instagram, Facebook e Site. E o melhor é que você pode acessar todas as mensagens por meio de um único lugar.
Outra vantagem do chatbot para vendas é que também apresenta várias opções de criar um relacionamento com o cliente. Isso acontece porque o robô automatiza várias atividades repetitivas, fazendo com que seja mais fácil entrar em contato e nutrir a base de clientes.
Então, com o chatbot para vendas, não é mais necessário entrar em contato com os pacientes manualmente, selecionando e escrevendo cada mensagem. O robô conta com funcionalidades que tornam esse processo mais rápido, sem deixar de ser personalizado para cada um.
A Cloudia é uma startup com expertise em criação de chatbots para a área da saúde. Já são 6 anos trabalhando para tornar o atendimento e agendamento de clínicas mais eficiente, trazendo uma melhor experiência para os pacientes e melhores resultados.
Nesses anos, já atingimos estes números:
Com o robô de atendimento e agendamento da Cloudia, a sua clínica estará disponível para atender o paciente a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias na semana. Respondendo dúvidas, classificando o lead em etapas e dando as informações necessárias, tudo automaticamente.
Não será mais necessário se preocupar com os atendimentos feitos fora do horário comercial, finais de semana e feriados. Segundo dados da Cloudia, 64% das solicitações de atendimento acontecem fora do horário comercial, por conta da rotina corrida.
Neste conteúdo, vimos algumas vantagens que o uso de um chatbot para vendas pode trazer na sua clínica. A começar pelo atendimento automatizado e a disponibilidade de estar em vários canais vendo as mensagens juntas em um único lugar.
O chatbot de conversação também traz melhorias para o relacionamento com o cliente, já que a clínica passará a atendê-lo mais prontamente e no momento em que ele entrar em contato. E o mesmo pode tirar suas dúvidas, ver os horários disponíveis e até realizar o agendamento da consulta.
Se você quer mais sobre formas de melhorar a sua clínica realizando uma ótima gestão, baixe nosso e-book gratuito sobre Gestão de Negócios na Saúde!
Última atualização em 7 de fevereiro de 2024 por Lucas Santos