Por Tiago Miranda Costa em Chatbot para Clínicas | Postado em 27 de agosto de 2019
Os chatbots vieram para ficar.
A cada dia mais empresas e clínicas de saúde investem nessa tecnologia de inteligência artificial para oferecerem uma experiência diferenciada aos seus pacientes, especialmente nas mídias sociais e no site oficial.
Justamente por isso é normal que algumas pessoas tenham dificuldades na hora de escolher os chatbots para clínicas.
São muitas as dúvidas nesse momento.
“Será que existe um específico que trabalhe apenas com esse setor? O que é preciso considerar na hora de optar por essa tecnologia? Quais são as funcionalidades mais importantes?”
Se você deseja usar um chatbot na sua clínica, mas ainda tem dúvidas sobre a solução ideal para o seu negócio, continue lendo este artigo.
Os chatbots são robôs de atendimento que automatizar o atendimento e podem utilizar inteligência artificial para interagirem com as pessoas.
Depdendo do modelo, eles podem ser usados tanto no site da sua clínica, como também nas redes sociais, como Facebook e Instagram e em aplicativos de trocas de mensagens como o WhatsApp.
A grande vantagem que eles oferecem é a automatização desses atendimentos e o fato de funcionarem 24 horas por dia, durante 7 dias na semana. Ou seja, qualquer pessoa que queira se contatar com a sua clínica terá mais um meio de fazer isso: conversando com o chatbot, a qualquer hora do dia ou da noite.
Para se ter uma idéia, quando analisamos todas as interações feitas entre pacientes em clínicas via Cloudia, 59% das interações ocorrem fora do horário comercial. Caso a clínica não o atenda imediatamente nestes horários, fica muito difícil conseguir interagir com os mesmos no horário comercial, resultando em perda real de pacientes por este simples motivo.
Esses robôs podem ser usados de diversas formas nas suas estratégias digitais, como: tirando as dúvidas mais usuais, agendando consultas, oferecendo mais informações e “aquecendo” os leads, fazendo uma captação ativa de pacientes, enviando os lembretes das consultas agendadas, remarcando horários, entre várias outras funções.
Para o seu paciente, isso se traduz em mais facilidade e tranquilidade para se contatar com a sua empresa, além de ter mais autonomia para resolver suas demandas quando lhe convier, aumentando as chances de conversão, ou seja, de agendamento de consultas.
Mas para que todas essas vantagens acima sejam alcançadas, é indispensável escolher corretamente o chatbot para clínica. Por isso, montamos esse comparativo com as 3 opções mais usadas no mercado. Confira.
O Manychat nasceu em 2015 e hoje conta com mais de 20 mil bots sendo utilizados em seu serviço. A grande vantagem é que esse robô funciona no Facebook Messenger, o que significa a chance de alcançar ainda mais pessoas, especialmente se a sua clínica já possui uma página forte na plataforma, com um bom número de seguidores e de interações.
Algumas das funcionalidades oferecidas pelo Manychat são:
É possível encontrar duas versões do Manychat, a gratuita e a paga, diferenciando pela quantidade de recursos oferecidos.
Porém, é válido lembrar que essa ferramenta não foi desenvolvida especificamente para clínicas e nem para o setor de saúde. Ou seja, é uma solução genérica que oferece uma possibilidade de uso um pouco mais limitada, sendo indicada especialmente para a nutrição dos leads dentro de uma estratégia de marketing digital inbound, sem objetivo de agendamento e sem integração com a sua agenda.
Além disso, o Manychat é todo em inglês e você precisa gastar algumas horas ao configurar o seu chatbot do zero.
Ainda que você possa configurar para enviar suas mensagens em português, o suporte, as configurações e todo o dashboard serão em inglês e o pagamento é feito em dólares.
Outra opção de chatbot bem conhecida é o Chatfuel. Ele também é usado exclusivamente no Facebook Messenger e possui versões gratuitas e pagas.
Criado em 2015, o Chatfuel oferece algumas funcionalidades interessantes, principalmente na versão paga, como:
Mas, assim como o anterior, o Chatfuel também possui algumas limitações. O primeiro é o fato de essa ser uma tecnologia genérica, que, embora permita a segmentação pelo tipo de negócio, não foi concebida pensando nas necessidades específicas de atendimento da área da saúde e não é recomendável para estabelecimentos que tem como objetivo final o agendamento.
O Chatfuel também é todo em inglês e não oferece uma boa experiência para a configuração, se mostrando o sistema mais complexo de se configurar dentre os 3 aqui citados..
O pagamento também é feito em dólares.
A Cloudia é um chatbot brasileiro desenvolvido especialmente para o setor de saúde e estética. Foi criada em 2016 como uma solução com inteligência artificial que visa automatizar o atendimento em clínicas nos países de língua portuguesa.
Ela funciona tanto no site da clínica como no Facebook Messenger, Instagram e até mesmo no WhatsApp. Permite atender automaticamente seus pacientes, com agendamento de horários, esclarecimento de dúvidas, envio de lembretes e muitas outras funções.
Entre as principais vantagens desse chatbot podemos destacar:
Por tudo isso, a Cloudia conta com inúmeros cases de sucesso no Brasil e em Portugal, como os exemplos abaixo:
Como você viu, o chatbot para clínicas é uma ótima maneira de automatizar seus atendimentos virtuais e oferecer mais facilidades aos seus pacientes.
Mas para que todas essas soluções sejam implantadas com sucesso, é importante escolher a solução certa.
Embora existam muitas possibilidades no mercado, nem todas foram desenvolvidas exclusivamente para o setor de saúde, considerando suas particularidades e exigências.
A Cloudia é uma solução brasileira, criada e personalizada para o atendimento em clínicas e consultórios, com diversas funcionalidades importantes na captação de pacientes, suporte em português e inúmeros cases de sucesso e por isso é a escolha de clínicas dos diversos portes no Brasil e Portugal.
Você gostou de conhecer mais sobre esses chatbots para clínicas?
Aproveite e entre em contato com as nossas equipes para saber mais sobre a Cloudia e como ela pode ajudar a sua clínica ou consultório!
Última atualização em 22 de dezembro de 2022 por Tathiane Vidal