Por Adriele Amaral em Marketing na Saúde | Postado em 24 de maio de 2022
Já pensou poder usar uma estratégia capaz de fortalecer a sua marca no mercado, gerar autoridade dentro do seu nicho de atuação e estreitar o relacionamento com seus clientes? Essa estratégia já existe — é o marketing de relacionamento para clínicas de estética.
Diversas empresas já têm notado o efeito desse tipo de marketing. A Adobe, por exemplo, percebeu que os clientes rotineiros costumam gastar mais do que os novos clientes, porque eles entendem o valor dos produtos e serviços vendidos e se sentem satisfeitos com a experiência de compra.
Outros estudos nacionais também reforçam a tendência. Por exemplo, o levantamento feito pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios que mostrou que 61% dos consumidores acreditam que ser bem atendido é mais importante do que preço ou qualidade dos produtos/serviços.
Ainda não usa o marketing de relacionamento para clínicas de estética e não sabe como fazer isso? A gente te ensina!
O marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que tem foco no relacionamento com os clientes/pacientes, visando a fidelização dessas pessoas.
Assim, as estratégias trabalham para criar e nutrir um ótimo relacionamento com os clientes, o que ajuda tanto a atrair novos clientes para sua clínica de estética como para aumentar a receita.
Para entender melhor o que é marketing de relacionamento, é válido fazer um comparativo com o marketing tradicional.
Basicamente, o marketing tradicional está focado em vender produtos, serviços e marcas. Assim, as comunicações são feitas com caráter publicitário.
O principal foco das ações é gerar vendas o mais rápido possível, o que torna as interações entre clientes e empresas menos pessoal, os clientes passam a ser vistos apenas como “números” e não como uma pessoa real.
No marketing de relacionamento para clínicas de estética, a premissa é totalmente ao contrário. Afinal, as ações são personalizadas e focadas na experiência do cliente. As empresas estão focadas em ouvir seus clientes e em construir um relacionamento sólido e de confiança entre eles.
Os clientes, portanto, não são apenas um número ou uma quantia do faturamento. São vistos como pessoas reais, com desejos e necessidades particulares. A experiência diferenciada faz com que sua empresa se diferencie na mente dessas pessoas, conquistando-as e fidelizando-as.
Justamente por essa premissa, o marketing de relacionamento para clínicas de estética é uma excelente alternativa, colocando o cuidar também entre os valores do seu negócio — e refletindo isso nas próprias ações de marketing da sua empresa.
Quando um cliente é bem atendido e está satisfeito com o seu negócio, ele indica a sua clínica para outras pessoas — o tão conhecido “marketing boca a boca”.
Além disso, um cliente fiel costuma gastar mais do que um cliente novo. Isso porque ele já conhece a sua marca e a qualidade do que você vende, sempre retornando para experimentar novidades e para continuar com seus tratamentos.
Dessa forma, o marketing de relacionamento ajuda tanto a atrair novos clientes como a aumentar o faturamento da sua empresa.
Mas não é só isso, outras vantagens desse tipo de marketing são:
Já está convencido que o marketing de relacionamento para clínicas de estética é um grande aliado? Então confira as dicas que separamos!
Impossível falarmos de marketing de relacionamento, se você não tem ideia de quem forma seu público-alvo. Por isso, caso você ainda não tenha esse mapeamento, a hora de fazê-lo é agora!
Entenda as características usuais das pessoas que atende, como idade, faixa de renda, soluções que mais buscam, dores e problemas, desafios e medos, onde moram, mídias sociais que consomem etc.
Você pode montar um público/persona específico para cada serviço, caso isso faça sentido na sua realidade. Quanto mais informações você tiver, mais precisas serão suas ações.
É claro que esses dados não devem ser “chutados”, mas sim baseados na realidade do seu negócio, como: percepção dos vendedores, pesquisa com sua clientela, dados das redes sociais e site etc.
As redes sociais há algum tempo deixaram de ser um diferencial, para se tornarem algo obrigatório para qualquer empresa que deseje se destacar. E não basta apenas ter uma página, é preciso se engajar com ela.
Um dado da Ledgeview Partners mostrou que 54% das pessoas no mundo têm uma visão mais favorável das marcas que respondem questões e resolvem problemas pelas mídias sociais.
Outra pesquisa, dessa vez realizada pelo Facebook, mostrou que o Instagram das empresas influenciam 80% dos seguidores na hora de tomarem uma decisão de compra.
Portanto, use essas redes de forma sábia, para reforçar os valores da sua marca e levar informação a sua clientela, se relacionando com os usuários.
Você sabia que quase 80% dos clientes esperam por interações consistentes com as empresas, independentemente do local onde essas interações ocorram?
Os clientes estão mais antenados e ligados no digital, especialmente no pós-pandemia. Isso significa que eles querem respostas ágeis em qualquer meio de contato — e mais, esperam que este contato esteja disponível 24 horas, 7 dias por semana.
Por isso, uma dica interessante é investir em um chatbot, capaz de otimizar os atendimentos via mídias sociais e WhatsApp, oferecendo informações aos clientes e respondendo as dúvidas mais usuais.
Além disso, esse robô também pode realizar o agendamento, trazendo mais autonomia para os seus clientes e focando na melhoria da experiência deles com o seu negócio.
Nas comunicações com seus clientes, personalização é a chave para uma estratégia de marketing de relacionamento para clínicas de estética bem sucedida. Mas como conseguir isso, especialmente caso sua clínica tenha muitos clientes? Usando um CRM.
O software permite catalogar o contato dos seus clientes, adicionando informações essenciais sobre cada um, como dados pessoais, data de aniversário, procedimentos que realizou, última vez que visitou a clínica, métodos de pagamento que mais usa etc.
A partir de todos esses dados, fica mais fácil investir em uma estratégia de automação, separando seus clientes por grupos de contato com interesses semelhantes e criando disparos e comunicações específicas para as características e desejos dessas pessoas.
Experiência de consumo é o termo da vez dentro do marketing — e isso não é por acaso. Com a mudança no perfil dos consumidores, eles desejam que as empresas tenham respeito com essa relação e foquem no bem-estar dessas pessoas.
Uma boa experiência, portanto, vai além de oferecer um serviço de qualidade. É preciso garantir um bom relacionamento desde os primeiros contatos e em todos os momentos em que esse cliente se relaciona com a sua clínica, seja nas redes sociais ou seja no seu ponto físico.
Por isso, o marketing sensorial dentro da sua clínica também é um aliado, bem como as estratégias de relacionamento via e-mail marketing, por exemplo.
Como explicamos, o marketing de relacionamento para clínicas de estética é uma via de mão dupla. Isso significa que ele também abre espaço para que o cliente diga o que pensa da sua empresa. Foque em ouvir essas opiniões — e usar esses insights para melhorar sua clínica.
Você pode dar uma “forcinha” nesse caso, usando pesquisas de opinião. Entenda o que pode ser melhorado e não meça esforços em oferecer cada vez mais uma experiência diferenciada e memorável.
Que tal recompensar seus clientes fiéis? Essa é uma ótima maneira de reforçar o quanto a lealdade dessas pessoas é importante para o seu negócio. Os programas de fidelidade são ótimas estratégias, mas precisam ser focados nas características dos seus clientes para funcionar.
Então, pense em recompensas que façam sentido para eles e que sejam vistas como diferenciais por essas pessoas.
Criar uma conexão emocional é a melhor maneira de diferenciar a sua clínica de estética na mente dos seus clientes. Para isso, alguns passos são essenciais, como:
Neste conteúdo, você aprendeu que o marketing de relacionamento para clínicas de estética é uma ótima maneira de fidelizar seus clientes e de conseguir atrair novos, por meio da propaganda boca a boca positiva.
Para realizá-lo, no entanto, é preciso entender muito bem quem forma sua clientela e focar em ações que criem uma comunicação personalizada e ofereça uma experiência de consumo única e marcante.
Um dos primeiros passos para começar a usar o marketing de relacionamento na sua clínica é mapear a jornada de atendimento do cliente. Ainda não sabe como fazer isso? Baixe nosso e-book completo sobre o tema!
Última atualização em 27 de fevereiro de 2023 por Tathiane Vidal