Por Tiago Miranda Costa em Marketing para Clínicas Médicas | Postado em 24 de julho de 2017
Imagine se você pudesse criar uma máquina para atrair pacientes pelo Facebook para sua clínica médica, odontológica ou de estética.
Você está prestes a descobrir uma estratégia poderosa para conseguir mais clientes com anúncios no Facebook aliado ao uso de um chatbot ou assistente virtual como a Cloudia.
Como seria se você pudesse apenas ter o trabalho de criar um post ou campanha no Facebook para atrair novos agendamentos e não precisasse fazer mais nada?
Você sabia que é possível automatizar as respostas para quem comentar nas suas publicações do Facebook inclusive podendo enviar uma mensagem personalizada para esse potencial paciente que comenta na sua publicação?
Se não sabia, fique sabendo que isso já é possível.
Se você é um profissional da saúde ou profissional de marketing que trabalha fazendo campanhas de captação para atrair pacientes pelo Facebook para seu estabelecimento da saúde, essa funcionalidade facilita (e muito) a sua vida.
Basta você criar a postagem e configurar as respostas automáticas conforme explico neste post.
A secretária robô faz todo o resto inclusive já direcionando o paciente para marcar uma consulta.
Segue os 3 passos para criar a sua máquina para atrair pacientes pelo Facebook
Já escrevemos sobre o que é mais importante levar em conta ao criar um anúncio no Facebook.
Você precisa apenas seguir os passos do post citado para ter o anúncio de seu consultório ou clínica sendo visto por milhares de pessoas pelo Facebook e Instagram.
Segue um exemplo de anúncio que pode te dar bons resultados.
Configurei esta publicação exclusivamente para você testar, comente na publicação abaixo e observe a mágica!
Gostou desta imagem?
Esta é uma imagem gratuita que achamos em bancos de imagens gratuitos que listaremos a seguir:
Há imagens grátis que podem ser utilizadas tranquilamente por médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas e clínicas de estética, basta procurar.
O Facebook é gratutio para os perfis pessoais, mas assim como qualquer empresa, ele precisa ter receita para que o seu negócio tenha sustentabilidade.
Assim, com o passar do tempo, os alcances orgânicos (gratuitos) das páginas do Facebook ficaram cada vez menores. Eles vão te dar um alcance muito maior se você impulsionar (pagar) o seu anúncio.
Tem sido cada vez mais comum notícias como esta: Facebook reduz alcance orgânico das páginas, onde os especialistas afirma que apenas de 1% a 2% dos seguidores recebem as publicações orgânicas (gratuitas).
Para realmente ter resultado com anúncios no Facebook e conseguir pacientes para o consultório, é necessário investir no impulsionamento. Não temos outra opção.
Não considere isso como um custo, mas sim como um investimento que te dará um excelente retorno!
Seguindo as dicas que estou te passando agora, o seu retorno deve ser altamente recompensador.
Para saber o passo a passo detalhado de como anunciar e impulsionar pelo Facebook, leia este post.
Há algumas opções gringas genéricas de chatbots como o Manychat e Chatfuel
Se você trabalha na área de saúde e estética, utilize um chatbot específico para este setor como a Cloudia.
Para isso, é necessário que você faça o seu cadastro e a configure conforme os próprios tutoriais da área de membros.
Mas não se preocupe, a configuração é muito rápida, simples e você mesmo pode fazer.
Antes de tudo, faça o seu cadastro na plataforma da Cloudia.
Se você já tem o seu cadastro, basta fazer o seu login e seguir para a seção “Respostas Automáticas” no menu lateral esquerdo e clicar em “Adicionar”.
Clique em “Adicionar Publicações”.
Escolha o(s) post(s) (ou a opção que já configura automaticamente todos os posts) que você deseja que seja enviada resposta no comentário e/ou mensangem direto pelo chat para o potencial paciente e adicione as publicações selecionadas.
É possível inclusive personalizar essas respostas conforme exemplo que disponibilizei no início do post.
Escolha uma mensagem que será enviada no chat inbox que estimule o potencial cliente a continuar interagindo com a assistente virtual.
Exemplo de mensagem para o campo “Mensagem no chat”: Olá, vimos que você comentou no nosso post! 🙂 Gostaria de marcar uma consulta ou tirar suas dúvidas?
Uma vez salvo, a sua assistente virtual vai entrar em contato automaticamente sempre que alguém comentar no post selecionado.
Neste vídeo te mostro em detalhes como fazer isso.
Esta é apenas uma das estratégias matadoras para atrair mais clientes com anúncios no Facebook + chatbot.
Para entender melhor como você deve aplicar este conhecimento e se aprofundar mais no assunto de marketing para profissionais da saúde, recomendamos fortemente que você leia os nossos e-books.
Um grande abraço e até o próximo post 🙂
Última atualização em 13 de maio de 2024 por Liddi