Por Lucca Campardo em Marketing para Clínicas Odontológicas | Postado em 17 de maio de 2022
Para o dentista garantir que seu cliente se sinta bem atendido desde o primeiro contato até o pós tratamento, é essencial acompanhar a jornada do paciente na clínica odontológica. Quando isso é feito, a chance de fidelização é muito maior.
Para entender melhor sobre esse assunto e a importância de acompanhar a jornada do paciente, confira o conteúdo a seguir. Boa leitura!
Conhecer a jornada do paciente é essencial para garantir que todo o atendimento seja feito com qualidade, identificando pontos que devem ser melhorados e enaltecendo os pontos positivos que a clínica oferece.
Por exemplo, se durante a jornada do paciente na clínica odontológica foi identificado que ele sente dificuldades em marcar consultas, pois há sempre poucos horários disponíveis, então significa que a equipe precisa encontrar soluções para esse problema, seja aumentando o número de dentistas ou melhorando a organização da agenda.
Além disso, acompanhar a jornada dos pacientes permite identificar quais canais de divulgação estão dando resultados. Imagine, por exemplo, que foram feitos investimentos em propaganda de TV e mídia paga nas redes sociais.
No momento em que o paciente entra em contato com a clínica, é possível descobrir por meio de qual canal ele soube da empresa e dos serviços oferecidos. Com isso, pode-se administrar melhor o dinheiro investido nessa finalidade, focando em canais onde o público-alvo realmente esteja.
Enfim, são muitos os benefícios que o acompanhamento da jornada do paciente oferece para a melhora do relacionamento entre clínica odontológica e pacientes. A seguir, confira quais são as etapas de uma jornada.
O primeiro passo da jornada do paciente na clínica odontológica começa pelo contato para agendamento de consulta. Já nesse momento, é importante que o paciente sinta-se bem atendido.
Ou seja, não adianta divulgar um telefone para contato se quando o paciente liga ninguém atende. WhatsApp também não funciona se levam horas para que um atendente responda. Portanto, é importante oferecer canais de atendimento eficazes, em que o cliente ligue ou envie uma mensagem e logo seja respondido.
Após esse primeiro contato ser feito e a consulta agendada, o paciente passa para a segunda etapa da jornada, que é a confirmação da consulta. Nesse momento, é essencial entrar em contato com os pacientes, seja por ligação ou por mensagem, confirmando o comparecimento dele à clínica.
Isso demonstra atenção e organização com a agenda odontológica. E também é imprescindível que essa etapa seja feita com qualidade, pois não adiante faltar 30 minutos para a consulta para o responsável pela agenda lembrar de contatar o cliente. É preciso pensar nisso com antecedência.
O terceiro passo da jornada do paciente na clínica odontológica diz respeito à pré-consulta. Ou seja, o momento em que o paciente chega pela primeira vez na sala do médico e conversa sobre os procedimentos que deseja realizar. Nesse momento, é necessário que o dentista esteja preparado.
Não basta apenas contar com um papel e caneta para anotar alguns pontos. É preciso ir a fundo e entender tudo sobre o paciente e seu histórico odontológico. Para isso, é importante utilizar ferramentas que permitam arquivar todas as informações necessárias, como um prontuário eletrônico, anamnese e um odontograma digital.
Junto do pré-atendimento, está a necessidade de fazer o cadastro do paciente e criar um orçamento que será apresentado a ele, com todas as informações sobre os procedimentos que devem ser realizados e seus valores especificados com máxima clareza. Essas questões fazem parte do quarto passo da jornada.
Junto do orçamento, deve ser incluído as formas de pagamento disponíveis na clínica. Lembre-se que é importante oferecer mais de uma opção, para que ele decida qual a maneira mais fácil de realizar o pagamento.
Feito isso e com o orçamento aceito pelo paciente, é hora de agendar o retorno e dar início aos procedimentos. Assim, é essencial contar com uma organização eficiente da agenda odontológica, evitando marcar pacientes em um mesmo horário ou esquecendo de incluir outros. Esse processo deve ser feito com atenção e clareza.
Após isso tudo, o passo seguinte é controlar a gestão da clínica, ou seja, acompanhar se o paciente está realizando os pagamentos corretamente, se está comparecendo às consultas regularmente e se está seguindo as recomendações médicas para o tratamento.
E claro, após a finalização do tratamento, surge o último passo da jornada do paciente na clínica odontológica, que é manter contato com o cliente e garantir que em novas necessidades a sua clínica seja a primeira e única que ele entrará em contato.
Para garantir que toda a jornada seja acompanhada de maneira correta, sem perder nenhum detalhe, vale a pena contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas. A seguir, você pode conhecer as duas principais delas.
Como você viu no início do texto, a jornada do cliente inicia pelo contato dele com a clínica. Para isso, é essencial que os canais de comunicação funcionem e estejam sempre disponíveis em qualquer dia e horário que o cliente desejar ser atendido.
Com isso, a melhor alternativa é contar com um chatbot, que permitirá atendimento 24 horas por dia, sem depender de um profissional. Ou seja, tudo é feito com auxílio de uma inteligência artificial, que atenderá os pacientes e conectará eles diretamente com a clínica.
Dessa forma, é possível diminuir os gastos com telefonia e adjacentes, aumentando a capacidade de atendimento sem precisar contratar novas pessoas para fazer esse trabalho.
Além disso, essa ferramenta permite enviar mensagens automatizadas aos clientes, com lembretes para que as consultas agendadas não sejam esquecidas. Assim, diminui-se o número de pacientes faltantes e é uma ótima maneira de criar um melhor relacionamento entre paciente e clínica.
Outra tecnologia essencial para o dia a dia de dentistas é o software de gestão, uma ferramenta que permite acompanhar toda a jornada do paciente na clínica odontológica.
Com esse sistema é possível, arquivar todas as informações do paciente em um único lugar, além de criar orçamentos, organizar a agenda médica, fazer toda a gestão interna, melhorar o marketing médico e muito mais.
Na hora de pesquisar por um software de gestão, garanta que ele possui tudo que sua empresa precisa para acompanhar a jornada do cliente na clínica. Entre as opções disponíveis no mercado, o Clínica nas Nuvens é uma excelente escolha, possuindo mais de 12 mil usuários e muitas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais sobre o sistema.
Última atualização em 3 de junho de 2022 por Lucca Campardo