Por Cristielle em Gestão de Clínicas | Postado em 19 de agosto de 2024
Uso de chatbots com inteligência artificial na saúde auxilia na gestão das unidades
O avanço da inteligência artificial e os benefícios trazidos por ela para o dia a dia de pessoas e empresas já podem ser identificados em muitos setores, inclusive na saúde. A expansão dessa tecnologia representa uma evolução importante para instituições e profissionais que querem proporcionar um atendimento de excelência aos pacientes e revolucionar a administração de consultórios, clínicas e hospitais.
O uso da inteligência artificial na saúde está transformando, de maneira decisiva, o modelo de apoio a quem busca por tratamento especializado e, também, as ferramentas de suporte para quem precisa modernizar o gerenciamento dos estabelecimentos desse mercado.
Por isso, é importante entender sobre o tema e aplicar as tecnologias disponíveis para estar alinhado às inovações e demandas do segmento.
O Google Cloud explica que a inteligência artificial é a estrutura principal da computação moderna. De acordo com o serviço, a IA representa um conjunto de tecnologias que permitem aos computadores executar diversas funções avançadas, que antes só poderiam ser desempenhadas por um humano.
Ainda de acordo com o Google Cloud, a IA é um campo da ciência voltado para a criação de computadores e máquinas que podem raciocinar, aprender e atuar como um ser humano ou que envolve uma quantidade tão grande de dados, que uma pessoa não seria capaz de analisar.
O aprendizado a partir de dados é um ramo da inteligência artificial chamado machine learning, que, em língua portuguesa, pode ser traduzido, de maneira livre, como aprendizado de máquina. Isso significa que os sistemas criados a partir desse modelo são capazes de aprender seguindo os parâmetros dos dados apresentados.
Quando isso acontece, a tecnologia não apenas é capaz processar as informações que ela foi programada para fazer, mas, também, oferecer soluções, de maneira proativa, baseadas nessa investigação, tendo a possibilidade de fazer previsões e recomendações a partir de probabilidades que a própria máquina considera.
Como resultado, as tecnologias associadas à inteligência artificial são capazes de realizar previsões, recomendações, categorização de dados, entre outras tarefas. Quanto maior a quantidade de elementos disponibilizados para a análise dos sistemas, maior a capacidade em promover diagnósticos assertivos sobre o assunto em questão.
Dentre as ferramentas de inteligência artificial mais conhecidas da atualidade está o ChatGPT. Criado pela OpenAI, funciona como um chatbot que oferece respostas em texto a partir de comandos enviados pelos usuários.
Lançado em 2022, o ChatGPT é uma aplicação da inteligência artificial generativa, nome dado às ferramentas que são capazes de desenvolver novos conteúdos a partir de dados compilados anteriormente, com o direcionamento indicado por seres humanos.
O uso da inteligência artificial na saúde já é uma realidade no Brasil e no mundo. Estudos revelam que, até 2025, os investimentos no setor devem chegar a US$ 34 bilhões em todo o planeta.
Por conta disso, a expectativa é que, em pouco tempo, as inovações estejam disponíveis para um grupo cada vez maior de pessoas, ampliando os benefícios proporcionados. Além das recentes aplicações no setor privado, o Ministério da Saúde já divulgou que planeja implementar um sistema de IA no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o órgão, o objetivo é promover o acesso da população a uma saúde pública cada vez mais universal, ágil e de qualidade. De acordo com as informações iniciais, a primeira fase contemplaria a implementação da IA nos serviços de atendimento à população.
Enquanto o trabalho do Ministério da Saúde avança, o uso da inteligência artificial na saúde já traz impactos significativos para o setor privado no país. Um estudo feito pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) em parceria com a Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS) revelou que 62,5% das instituições já usam a tecnologia de alguma maneira.
Dentre as aplicações mais utilizadas, estão chatbots de atendimento. As outras soluções implementadas englobam uso de segurança da informação, apoio para decisões clínicas e análise de imagens médicas.
A pesquisa, conduzida com 45 unidades do setor, mostrou que 51% deles já identificaram resultados práticos desde o início da aplicação das ferramentas.
Dentro da gestão de uma unidade de saúde, o atendimento ao público é uma das áreas mais beneficiadas por essa modernização. Nele, o uso da inteligência artificial ajuda a identificar melhor as necessidades dos pacientes, ao mesmo tempo em que oferece informações detalhadas a gestores e profissionais de saúde sobre esses atendimentos, auxiliando na organização da dinâmica dentro das unidades e na identificação do provável quadro de saúde dessas pessoas.
Além desses, outros benefícios também podem ser percebidos com o uso das ferramentas de inteligência artificial na saúde, como:
Diagnósticos mais precisos: a partir das inferências detectadas com o auxílio de base de dados, é possível verificar padrões das doenças e as mais recomendadas formas de ação contra o avanço delas, de forma bem rápida. Isso é viável porque a tecnologia considera perfis individualizados, oferecendo uma personalização do tratamento. Dentre as especialidades médicas, a Radiologia, por exemplo, é uma das que melhor percebe os impactos positivos.
Redução de equívocos nas prescrições: a precisão auxilia, também, na redução de erros de diagnósticos e atrasos na adoção dos tratamentos adequados para cada pessoa, representando, assim, mais uma proteção para os profissionais, responsáveis por conduzir esses trabalhos.
Priorização na triagem: no cotidiano das instituições de saúde, a inteligência artificial pode ajudar a identificar os casos mais graves e, com isso, estabelecer prioridades no momento do atendimento.
Experiência do paciente: com a maior rapidez e precisão, o paciente tem uma evolução melhor e mais veloz do seu quadro, aumentando a confiança dele nos profissionais e na instituição que participaram do tratamento.
Realização de pesquisas: a capacidade de uma análise massiva de dados abre espaço para ensaios clínicos e pesquisas que evoluam de maneira mais rápida, a partir de uma realidade específica de determinada doença.
O uso de inteligência artificial na saúde desenha um futuro mais eficiente, seguro e personalizado no segmento. O uso das ferramentas possibilita, ainda, a integração dos setores das unidades hospitalares de maneira mais orgânica, promovendo um aumento na qualidade do que é ofertado, o que gera mais satisfação por quem usa os serviços e traz maior segurança para os profissionais envolvidos na operação.
Para auxiliar nessa revolução, a Cloudia disponibiliza uma ferramenta essencial, que ajuda a fazer a gestão dos pacientes, contribuindo para a satisfação de quem busca pela unidade de saúde e atuando, de maneira positiva, para melhorar o desempenho do consultório, clínica ou unidade hospitalar.
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Última atualização em 19 de agosto de 2024 por Cristielle