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6 dicas de Instagram para dentistas alavancarem seus resultados

Por em Marketing na Saúde | Postado em 29 de setembro de 2020

6 dicas de Instagram para dentistas alavancarem seus resultados

O Instagram para dentistas é uma excelente ferramenta para se relacionar melhor com seus pacientes, construir autoridade no seu setor e atrair mais interessados para o seu consultório, demonstrando a eficácia dos serviços que você presta.

Para conseguir atingir todos esses objetivos, é indispensável tomar alguns cuidados. Principalmente na hora de planejar seus conteúdos e de criar a sua conta.

Precisando de dicas de Instagram para dentistas? Siga conosco!

Dica 01: use uma conta comercial de Instagram para dentistas

Antes de pensar nas postagens ou em qualquer outro ponto, atente-se ao fato essencial de que você deve usar uma conta comercial no Instagram.

Somente assim você poderá fazer anúncios e ter acesso às informações da sua conta, como número de acessos nos posts, gênero principal dos seus seguidores, faixa etária e outros essenciais para estratégias eficientes.

Além disso, uma conta comercial permite que você crie botões para ações, como “ligar”, “enviar e-mail”, “como chegar” entre outros, que podem ser muito bem aproveitados para ampliar os seus agendamentos.

Se você já tem uma conta no Instagram para o seu consultório e ela não é comercial, não precisa se desesperar, porque dá para mudar.

Vá em configurações (aquele símbolo de engrenagem que aparece do lado do botão “editar perfil”) e role até encontrar a opção “alternar para perfil comercial”.

Clique nessa opção e vincule o perfil do Instagram à página do Facebook do seu consultório. Depois é só preencher as informações solicitadas.

Dica 02: saiba quem você quer atrair

Outro ponto essencial em termos de planejamento de Instagram para dentistas é definir quem é o seu público-alvo.

Quanto mais específico e detalhista você for nessa parte, maiores as chances de criar conteúdos realmente relevantes e que ajudem nos seus objetivos.

Pense em várias características das pessoas que você atende ou que deseja atender, como: localização, faixa etária, renda, profissão, estilo de vida, principais dores ou problemas, tratamentos que mais procuram, dúvidas mais comuns, linguagens que usam, formas de consumir conteúdo que preferem (vídeos, textos ou imagens), horários e dias da semana que usam o Instagram etc.

Perceba que não estamos falando apenas de características econômicas ou geográficas, mas principalmente comportamentais. São elas que vão direcionar o assunto a ser abordado nas suas postagens, o tipo de postagem que você fará, quando ela irá ao ar, entre outros pontos.

Vamos supor que você atenda muitas pessoas que têm medo de dentista. É possível criar uma série exclusiva mostrando como superar esse problema e até os diferenciais do seu consultório para atender essas pessoas, como cadeira que faz massagem, atenção especial, anestesia sem agulha, entre outros.

Você irá direto na dor do paciente – que muitas vezes faz com que ele acabe não agendando consulta com você.

Dica 03: entenda seus objetivos

instagram para dentistas

Além de pensar em quem você quer atrair, saiba o que você deseja com sua página no Instagram.

É possível ter diferentes objetivos, mas para cada um deles será preciso pensar uma estratégia adequada.

Algumas possibilidades são: fazer com que mais pessoas conheçam o seu consultório, criar um relacionamento com os pacientes e possíveis pacientes, se destacar perante a concorrência, se colocar como autoridade no seu setor, aumentar os agendamentos etc.

Dica 04: planeje o seu conteúdo e crie um cronograma

Se você postar qualquer coisa, seus seguidores acreditarão que você não se importa com a sua página e nem com as pessoas que curtem ela. Algo nada agradável para sua imagem, não é mesmo? Então, sempre planeje antes o que vai postar.

Para isso, analise muito bem o seu público e as características que você estudou sobre eles. Pense em quais dúvidas são mais comuns, os medos e receios que impedem essas pessoas de darem continuidade ao tratamento, os desejos delas e também os diferenciais seu e do seu consultório.

Crie postagens interessantes, relevantes, que resolvam as dúvidas dos usuários e que tragam informação de qualidade, mas de um jeito interessante, com uma linguagem acessível e instigante.

Por exemplo, vamos supor que você tenha como público muitos jovens. Geralmente, eles não têm paciência para ficar lendo textos mais longos. Nesse caso, vale a pena usar outras ferramentas mais dinâmicas como os Stories e o IGTV. Você também poderá gravar vídeos curtos e objetivos para postar no seu feed.

A dica é sempre entregar soluções, pois isso tornará o seu perfil uma fonte de informação relevante a essas pessoas e transformará a sua imagem, diferenciando da concorrência.

Em relação as propagandas do seu negócio, use a regra do 80-20: 80% de conteúdo informativo e 20% de propaganda, falando dos seus diferenciais, cursos, tecnologias etc.

MAs atenção: sempre se atenha as diretrizes do CFO e Limitações do marketing odontológico.

E, claro, não se esqueça de elaborar o cronograma de postagens, para não sobrecarregar os seguidores e nem ficar muito tempo com o perfil abandonado.

Use as características do seu público para saber em qual volume e em quais dias e horários postar. Você também poderá usar os insights do Instagram para entender melhor a sua audiência.

Veja também esta postagem sobre frases de odontologia para postar nas redes sociais.

Dica 05: use os Stories com sabedoria

As pessoas até compram nas redes sociais. Mas elas estão nesses locais, prioritariamente, para se relacionarem tanto com outras pessoas como com empresas e marcas.

Use isso ao seu favor! 🙂

Os Stories são excelentes para criar conteúdos mais espontâneos e que retratem o seu dia a dia, a rotina da clínica, os “bastidores” dos tratamentos, os cursos que está fazendo etc.

Isso aproxima os usuários de você e mostra que também é um ser humano como todos eles.

Você também poderá fazer questionamentos nos Stories para saber mais sobre sua audiência, por exemplo sobre quais tratamentos eles querem saber, as principais dúvidas, entre outros.

Aproveite para conhecer melhor seu público e assim tornar suas ações ainda mais acertadas.

Dica 06: invista em posts patrocinados e anúncios

O tráfego orgânico, aquelas pessoas que chegam espontaneamente ao seu perfil, é ótimo. Mas com as constantes alterações nos algoritmos, fica cada vez mais difícil para as empresas atingirem a audiência sem o uso de posts patrocinados e anúncios.

Por isso, use essa alternativa para conseguir mais seguidores e ampliar a sua rede de contatos.

Além disso, você pode criar anúncios que levem os usuários para outras páginas ou até mesmo para o seu atendimento automático com inteligência artificial pelo Facebook Messenger ou WhatsApp, que permite automatizar o agendamento e fazer com que você consiga conquistar ainda mais pacientes de forma rápida e dinâmica.

Neste conteúdo, você viu que o Instagram para dentistas é uma excelente ferramenta, desde que usado da maneira adequada. Curtiu as nossas dicas?

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Última atualização em 20 de maio de 2022 por Tiago Miranda Costa