Por Lucca Campardo em Marketing para Clínicas Odontológicas | Postado em 14 de dezembro de 2022
O Google Perfil da Empresa para clínicas de odontologia é uma ótima ferramenta para tornar a sua clínica mais visível e disponível para as pessoas. Ela pode ser utilizada de algumas maneiras, mas todas vão contribuir para a atração de potenciais clientes que estão pesquisando por serviços parecidos com os oferecidos pela sua clínica.
A criação de um perfil por meio dessa ferramenta se torna necessária, visto que traz resultados na pesquisa do Google e Google Maps. De acordo com dados da Partoo, o Perfil da Empresa gera 28 vezes mais contatos que um website, ressaltando a sua importância na atração de pacientes.
O Google Perfil da Empresa para clínicas de odontologia também ajuda no posicionamento da sua clínica no ambiente virtual, fazendo com que seja mais fácil encontrá-la e obter as informações necessárias para continuar o processo de agendamento.
Continue a leitura e entenda como essa ferramenta pode te ajudar!
Você já deve ter ouvido do Google Perfil da Empresa por um outro nome, o antigo Google Meu Negócio. Apesar da mudança e do rebranding, as suas funcionalidades continuam as mesmas e o seu objetivo também, só que agora ficou mais claro para as pessoas entenderem a sua utilidade.
Essa mudança aconteceu em agosto de 2022, com a intenção de que as pessoas passassem a utilizar a ferramenta da forma pela qual foi feita. O antigo nome não deixava claro sua função principal, que é ser um “cartão digital” da sua empresa, disponibilizando uma variedade de informações e opções de interação.
O Google Perfil da Empresa para clínicas de odontologia, então, funciona como uma “página” sobre a sua clínica que aparece no Google Maps e nas pesquisas do Google. É possível adicionar fotos, detalhes que mostram a característica do local, informações como telefone e horário de funcionamento, serviços oferecidos e muito mais!
O Google Perfil da Empresa para clínicas de odontologia é totalmente gratuito, e todos que tenham um negócio podem utilizá-lo. Para isso, é preciso acessar a ferramenta, e existem 2 opções: pelo Google Maps (para gerenciar seu perfil por meio de um dispositivo móvel) e direto no navegador acessando a Pesquisa Google (para gerenciar o seu perfil por meio de um computador).
Após isso, é preciso criar uma conta no Google ou utilizar uma conta existente, desde que essa esteja conectada com a sua clínica. Prosseguindo, aparecerá uma tela escrito “Encontre e gerencie sua empresa”, em que é possível pesquisar para ver se sua clínica já aparece na busca. Caso não esteja aparecendo, é só clicar em “Inclua sua empresa no Google”.
O próximo passo é seguir preenchendo as informações que aparecem durante o processo. Vão ser dados como nome da clínica, telefone, endereço, serviços oferecidos, horário de atendimento, descrição da empresa e outros.
Após finalizar, você terá acesso ao gerenciador do Perfil da Empresa, podendo alterar alguma informação ou acrescentar novas também. Para vê-lo basta abrir o Google Maps ou o Google Pesquisa. Ambos os jeitos oferecem todas as funcionalidades da ferramenta.
Agora que você já sabe como criar seu Google Perfil da Empresa para clínicas de odontologia, está na hora de ver algumas estratégias que podem ser aplicadas com a ferramenta para melhorar sua presença on-line e ter mais visibilidade. Quando utilizado corretamente, é uma excelente estratégia de marketing digital.
O Google Perfil da Empresa contribui para um contato mais fácil e próximo com a clínica, já que as principais informações como local, horário de funcionamento, contato e serviços estão disponíveis assim que pesquisam. Abaixo listamos algumas funções que podem contribuir para a estratégia da sua clínica:
A ferramenta conta com a possibilidade de fazer postagens de vídeos e fotos, os quais são perfeitos para divulgar ofertas, eventos e serviços diretamente na Pesquisa Google e no Maps. A postagem pode trazer uma grande visibilidade, como também já ir informando o potencial cliente sobre a clínica.
Para criar uma postagem, basta acessar o seu Perfil da Empresa e descer até a parte de postagens. O Google possui uma política de conteúdo para as postagens feitas pela ferramenta, assim como um status do post para que você possa acompanhar sua aprovação. Para entender os pontos de regulamento, clique aqui.
Outra função que a ferramenta traz é a opção de mandar mensagem diretamente para a clínica por meio do Google Maps. O potencial cliente, ao pesquisar por sua clínica no Google Maps, além de poder ver como chegar até lá, também pode mandar mensagem, sem precisar acessar outro aplicativo, promovendo uma experiência completa.
O chat do Google Maps é uma excelente forma de possibilitar ao paciente entrar em contato de forma rápida com a clínica, sem a necessidade de ter que ligar ou procurar outra maneira. É importante que quando ativado essa funcionalidade, a equipe de atendimento tenha disponibilidade para responder às solicitações.
O Google Perfil da Empresa para clínicas de odontologia também oferece ao cliente a opção de avaliar o atendimento e procedimento realizado com a clínica. Por meio das avaliações, o paciente consegue dar uma nota de 1 a 5 estrelas, e fazer um comentário sobre o que achou do tratamento. Caso tenha algum ponto que não gostou, ele também pode colocar uma sugestão de melhora.
As avaliações e comentários são extremamente importantes para colocar a sua clínica em uma boa posição no Google, passando uma credibilidade e profissionalismo maior. Para um potencial cliente, ver uma clínica com boas avaliações e comentários que elogiam o serviço, é o que vai incentivá-lo a tomar a decisão.
Como sua clínica vai estar disponível on-line, é interessante trabalhar com palavras-chave que façam com que ela se destaque e seja mais facilmente encontrada. Uma palavra-chave é o termo que vai ser digitado pela pessoa ao realizar uma busca no Google.
Nem sempre o potencial cliente vai digitar o nome da clínica logo de vez, muitas vezes ele procurará por alguma especialidade ou tratamento de que precisa. Por isso, é interessante pensar em palavras complementares para colocar na descrição e em publicações. No caso das clínicas odontológicas, descreva as especializações que são trabalhadas.
Neste conteúdo, foi possível conhecer um pouco mais sobre o Google Perfil da Empresa para clínicas de odontologia, e também sobre as mudanças que a ferramenta teve no decorrer de 2022. Essas, tornaram mais claro seu objetivo, contribuindo o melhor o uso de suas funcionalidades.
Ao aplicar o Google Perfil da Empresa para clínicas de odontologia, sua visibilidade e presença no ambiente virtual aumentará. Com as funções disponíveis, a ferramenta é ótima para ser aplicada nas estratégias de marketing digital e captação de novos clientes.
Temos um guia completo de marketing digital para clínicas de odontologia que pode te ajudar a implementar essas estratégias na sua clínica. Para baixar gratuitamente, basta clicar aqui!
Última atualização em 16 de maio de 2024 por Liddi