Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 3 de agosto de 2021
Quando o dentista sai da faculdade, ele tem uma série de conhecimentos teóricos e práticos para executar vários tratamentos. Mas, ao empreender, nem sempre ele dispõe de todos os conhecimentos – aí é que começam a surgir as dificuldades, como a gestão de pessoas.
Para que a clínica odontológica atinja o sucesso esperado, certamente você terá de contratar profissionais. E como garantir que todos estejam engajados e de acordo com os valores do seu negócio? Pensando em lhe ajudar, montamos este conteúdo. Confira nossas dicas!
Gestão de pessoas se relaciona ao uso de inúmeras práticas que envolvem o cuidado e o engajamento dos colaboradores, bem como estratégias que garantam o desenvolvimento pessoal e profissional deles.
É importante salientar que a gestão de pessoas não envolve apenas atingir as metas estabelecidas, mas também garantir a qualidade de vida dos funcionários, de modo que eles estejam satisfeitos nos cargos que ocupam.
Dentro do consultório, é importante que todos tenham seus cargos, funções e atividades bem definidas – garantindo que cada colaborador está no cargo que melhor se deque as suas características, aumentando a disposição.
Independentemente do tamanho da sua clínica odontológica, a gestão de pessoas é algo que deve ser considerada. Isso porque, ela é capaz de trazer uma série de benefícios. Vamos ver em detalhes?
Contratar bem é indispensável para garantir que o colaborador tem realmente as características desejadas para a função e está de acordo com os valores da sua empresa, reduzindo as chances de ele buscar uma nova ocupação.
O turnover é a expressão que usamos para a rotatividade de funcionários. Se os colaboradores não permanecem muito tempo na sua clínica – e continuamente você precisa abrir processos de seleção, contratar novos funcionários e dar baixa em outros, isso é um sinal claro de que é necessário melhorar a gestão de pessoas.
São muitas as causas que podem estar associadas a esse problema. Desde uma contratação mal efetuada (de alguém que não está em sintonia com a vaga oferecida), até problemas no clima organizacional, salários e benefícios, que não são compatíveis com a média do mercado.
O turnover traz uma série de malefícios. Afinal, você terá que gastar muito mais procurando novos profissionais e contratando-os. Além de poder ficar “mal visto” entre os funcionários e ter dificuldades para atrair e reter talentos.
Os erros também podem trazer prejuízos financeiros às clínicas odontológicas (e até manchar a imagem da sua empresa com seus pacientes). Essa situação também pode ter inúmeras causas, como: alta demanda de novos funcionários, sobreposição de tarefas ou falta de sincronia nas atribuições.
Quando há uma boa gestão de pessoas, cada funcionário sabe exatamente o que precisa fazer, quando e onde, garantindo que cada etapa do processo será executada da melhor maneira possível.
Funcionários motivados e engajados rendem mais, trabalham melhor, erram menos e querem crescer com a sua empresa. Para isso, a gestão de pessoas é indispensável, investindo nos seus colaboradores com treinamentos, recursos, bom clima organizacional, entre outros.
Já está convencido de como a gestão de recursos humanos é importante para sua clínica odontológica? Veja as dicas que separamos para melhorá-la.
Tudo começa com uma contratação acertada. E para isso, é fundamental estruturar muito bem seu processo de recrutamento e seleção. Você precisa entender quais são as atividades e funções básicas do cargo, os conhecimentos e experiências desejáveis e também o perfil de colaborador que deseja contratar, em sintonia com os valores do seu negócio.
Todos esses pontos precisam estar claros no seu anúncio de vaga, direcionando-o para as pessoas certas e que você deseja atrair. É claro que a contrapartida da sua empresa também deve ser compatível às exigências. Um salário abaixo da média ou benefícios não atrativos dificilmente fará com que os talentos do setor queiram trabalhar com você.
Para gerenciar bem seus colaboradores, é importante conhecê-los. Assim, será mais fácil identificar os pontos fortes e fracos de cada um e remanejá-los para funções nas quais eles podem render mais e se sentirem mais satisfeitos.
Um clima organizacional ruim, muitas vezes, é o que afasta os talentos da sua clínica e faz com que as taxas de turnover sejam altas. A melhor maneira de analisar isso é fazendo pesquisas regularmente. Oferecer um canal de comunicação claro e simples com seus profissionais também é importante.
Após verificar que o clima organizacional não está bom, é importante realizar ações para melhorá-lo, entendendo quais são os problemas apresentados. Por exemplo: metas abusivas, excesso de “fofocas”, cobranças indevidas, excesso de jornada de trabalho etc. Para cada problema, busque uma solução efetiva (que muitas vezes pode estar relacionado à mudança de mentalidade e postura dos próprios gestores).
Como você pode exigir que seus profissionais atinjam metas complicadas, se não oferece a eles os recursos mínimos? Esse é um ponto extremamente importante e que, claro, está totalmente ligado à motivação. Afinal, ninguém se sente motivado em trabalhar em um local sem as mínimas condições para exercer sua função.
Outro ponto importantíssimo é oferecer treinamentos de atualização e também técnicos e pessoais para desenvolver seus colaboradores. Eles são uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que beneficiam a sua clínica, porque permitem que os colaboradores executem melhor seu trabalho, também ajudam os profissionais que se desenvolvem em suas carreiras e ampliam seus conhecimentos.
Um ponto importante para melhorar a motivação dos seus funcionários e reduzir o turnover é o plano de carreira. Ele deve ser criado como um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) em parceria com o colaborador, entendendo onde ele deseja chegar, quais são suas metas e também as dificuldades que precisam ser desenvolvidas e superadas.
Assim, seu funcionário saberá exatamente o que precisará fazer para conseguir uma promoção, mudar de cargo ou ter um aumento de salário. E é claro que, quando ele atingir os pontos estipulados, a sua clínica deverá oferecer a contrapartida programada.
A melhor maneira de tornar sua clínica odontológica sempre agradável é ouvindo seus colaboradores e incentivando as boas ideias. Ofereça canais de comunicação para eles e esteja receptivo às sugestões. Ninguém melhor para inovar do que a pessoa que realiza todo dia a mesma função. Muitas vezes, seu colaborador poderá ter uma ideia diferente da sua clínica e ajudar a torná-la ainda melhor.
Como seus colaboradores podem saber o que eles precisam melhorar, se você não oferece feedbacks para eles? É claro que tudo deve ser feito com tato, de maneira educada, como uma crítica construtiva para que a pessoa evolua no cargo. Outra dica é que os feedbacks devem ser sempre individuais e sigilosos, ou seja, nada de reunir a equipe e sair criticando seus funcionários.
E, claro, feedbacks positivos também devem ser dados. Sempre que seu colaborador realizar um bom trabalho, elogie-o e incentive-o a continuar assim.
Com essas dicas, ficou mais fácil melhorar a gestão de pessoas na sua clínica odontológica? Aproveite e assine a nossa newsletter para receber dicas interessantes como esta e as novidades do blog direto no seu e-mail!
Última atualização em 25 de setembro de 2024 por Daniel Eloi