Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 1 de junho de 2021
O setor de estética é um dos que mais crescem no país. Mesmo durante a pandemia, empreendedores do setor têm notado uma alta na demanda que, em alguns casos, chega a até 40%. Apesar disso, buscar meios de aumentar o faturamento da clínica de estética é sempre uma meta.
A boa notícia é que existem várias ideias e truques simples de serem aplicados no dia a dia do seu negócio, capazes de ajudar a aumentar a captação de novos clientes e fidelizar os antigos, além de ampliar o ticket médio.
Não sabe como aumentar o faturamento da clínica de estética? Veja as dicas que separamos!
A melhor forma de aumentar o faturamento da clínica de estética é oferecendo uma experiência incrível e memorável aos seus clientes. Dessa forma, eles se sentirão satisfeitos com o seu negócio e passarão a indicá-lo para amigos e familiares.
E como melhorar a experiência dessas pessoas? Ouvindo-as. Escute o que seus clientes têm a dizer. Saiba o que eles apontam como pontos que precisam de melhorias e o que indicam como pontos positivos.
São várias as formas de estimular o feedback do seu cliente, como enviar uma pesquisa rápida de opinião após o tratamento (e oferecer um desconto ou um brinde para quem responder a pesquisa), incluir uma caixinha de opinião na recepção e conversar informalmente com cada cliente.
Aproveite para transformar os feedbacks negativos. Entenda o que pode ser melhorado e se esforce para isso.
Mais fácil do que captar novos clientes é vender serviços diferentes para quem já compra com você. Porém, para conseguir isso, é fundamental entender quem são seus clientes, o que eles gostam, quais os principais problemas estéticos que buscam resolver, entre outras informações.
Uma ideia é montar um cadastro dos seus clientes, com as principais informações pessoais deles e também os serviços que já realizaram na sua clínica. Assim, você poderá disparar promoções que estejam dentro do perfil de cada cliente, criar pacotes especiais e manter o relacionamento próximo. Uma boa dica nesse sentido é usar um CRM.
Quanto mais facilidades você oferecer aos seus clientes, maiores as chances de agendamento. Investir em tecnologias diferenciadas é importante para se destacar na mente dos seus clientes.
O agendamento online é uma excelente escolha. Ele pode ser disponibilizado nas suas redes sociais e no site da sua clínica de estética. Por meio dessa tecnologia, os clientes podem agendar os serviços a qualquer hora do dia ou à noite, e até aos finais de semana e feriados, sem ter que ligar para a sua clínica, dando ainda mais agilidade e desafogando as suas atendentes.
Aproveite essa modalidade para pensar em horários alternativos na sua agenda. Entenda quem forma o seu público e pense em uma agenda capaz de atender a rotina dessas pessoas, como opções fora do horário comercial.
Bons equipamentos são fundamentais quando o assunto é aumentar o faturamento da clínica de estética. Pois, só assim você garantirá qualidade aos seus clientes e resultados adequados à promessa feita na contratação do serviço.
Não vale a pena economizar neste ponto, pois um equipamento de baixa qualidade, pode não oferecer os resultados esperados dentro do período combinado – e ainda pode ter mais manutenção e custos mais elevados no longo prazo.
É claro que, além de bons equipamentos, uma equipe bem treinada e qualificada faz toda a diferença na hora de oferecer um atendimento de primeira.
Oferecer mais meios de pagamento é uma excelente maneira de diferenciar a sua clínica, fidelizar os clientes mais antigos e aumentar o faturamento da clínica de estética.
Mas, para isso funcionar, é preciso entender melhor as características do seu público. Você pode oferecer pagamento via PIX, transferência bancária ou boletos – e também existem clínicas que oferecem uma espécie de “carnê da beleza”, com a possibilidade de parcelar o pagamento.
As redes sociais são excelentes aliadas do faturamento da clínica de estética, pois você consegue falar diretamente com seu público, oferecendo informação qualificada e se tornando uma autoridade na sua área.
Esteja presente nas redes sociais que seus clientes mais usam e crie postagens frequentemente, explicando como funcionam os tratamentos que você oferece, para quem eles são indicados, os resultados esperados e tirando dúvidas dos usuários.
Outra boa ideia é investir em promoções nas redes sociais, como sorteios de procedimentos, voucher de desconto, entre outras ações que visem o engajamento e aumentem o conhecimento da sua marca.
Os anúncios são importantes para fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca e os serviços que você vende. É possível fazê-los nos meios físicos e digitais. Para entender quais funcionam melhor, novamente, busque entender quem é o seu público.
Entre os meios tradicionais, você pode anunciar em revistas e jornais da sua cidade e do setor de estética, em outdoors e fazer panfletos para deixar em locais estratégicos e com bastante circulação de pessoas.
Nos meios digitais, é possível fazer anúncios no Facebook, Instagram e também no Google, direcionando para o seu site ou para a ferramenta de agendamento online.
Os pacotes são ótimas ideias para atrair mais clientes e otimizar o faturamento do seu negócio. Afinal, eles oferecem um desconto atrativo para a clientela, que se sente motivada a continuar o tratamento.
Pense nos serviços que têm maior demanda na sua clínica e em um tempo médio para que o paciente consiga ver os primeiros resultados e monte pacotes com 5, 10, 15 sessões e assim por diante.
Outra possibilidade é criar pacotes com aqueles procedimentos ainda pouco conhecidos dos seus clientes, como as novidades da clínica. Os descontos acabam sendo um atrativo para que mais pessoas conheçam essa novidade.
As promoções são importantes para aumentar o faturamento da clínica de estética, mas elas não podem ser feitas de qualquer maneira, sem nenhum tipo de planejamento.
Primeiro, selecione quais tratamentos entrarão em promoção, depois pense nas datas mais interessantes para isso, como pacotes promocionais para dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, dia dos avós, natal, aniversário, carnaval, dia da mulher etc.
Essas promoções devem ter metas claras e um período definido para começar e terminar, ajudando a metrificar e compreender os resultados.
Divulgar os seus casos de sucesso é uma maneira de atestar a qualidade e a seriedade do seu trabalho. Para isso, converse antes com seus clientes para saber se eles autorizam a divulgação das fotos e dos resultados no seu site e redes sociais.
Separe aqueles casos com resultados mais expressivos e divulgue o que foi alcançado, explicando quais procedimentos foram feitos, em quanto tempo esses resultados foram alcançados e outras informações.
Se for possível, inclua os comentários dos clientes atestando a qualidade do seu trabalho.
Para diminuir a possível resistência que alguns clientes sentem em divulgar seus resultados, você pode oferecer descontos ou bônus em outros pacotes.
Com todas essas dicas, ficou mais fácil pensar em ideias para aumentar o faturamento da clínica de estética? Aproveite e leia nosso conteúdo com 5 formas de atrair mais clientes para sua clínica usando o Google!
Última atualização em 2 de abril de 2024 por Cristielle