Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 14 de janeiro de 2019
Quem cuida do marketing do consultório, com certeza já deve ter notado o quanto o Facebook tem ajudado na captação de novos pacientes.
A principal rede social do mundo é também a mais usada no Brasil, com 127 milhões de pessoas ativas.
Porém, conseguir interagir com o público é cada vez um desafio maior para as empresas.
Com as constantes alterações nos algoritmos da rede, é essencial estar de olho nas boas práticas para anúncios, impulsionamentos e conteúdos.
Trabalha com o Facebook para dentistas e quer aumentar os seus resultados?
Então continue lendo este post e veja as dicas e os cursos de especialistas que separamos!
O Facebook é uma rede social dinâmica.
Isso significa que o tempo todo ela está inovando e com isso criando maneiras novas dos usuários interagirem entre si.
Para que o seu consultório consiga se destacar, é preciso estar de olho nessas novidades.
Veja algumas interessantes que podem ajudar a destacar a sua página.
Os vídeos são a nova tendência de conteúdo.
A grande vantagem é que você consegue passar a sua mensagem de forma mais clara e interativa, já que é possível unir imagem, som e movimento.
Hoje, muitos dos usuários interagem mais com as publicações em vídeos do que apenas imagens estáticas ou textos.
Por isso, vale à pena criar vídeos curtos para a sua página no Facebook, explicando sobre dúvidas mais usuais, mostrando algum tipo de tratamento ou até fazendo pequenas lives com os usuários, tirando as dúvidas das pessoas ao vivo sobre determinado tema.
Além dos conteúdos em vídeo, também pense em fazer anúncios usando essa modalidade de conteúdo, aumentando o engajamento e o envolvimento com a sua marca.
Outra novidade do Facebook é o uso dos Stories.
A grande vantagem desse tipo de publicação é a possibilidade de interagir com os seus seguidores.
Então, não deixe de usá-la.
Você pode planejar enquetes, mostrar os “bastidores” de um tratamento ou do dia a dia de um dentista, tirar dúvidas, entre muitas outras ações.
Os chatbots são como robôs capazes de interagirem com as pessoas via Facebook Messenger.
Eles podem tirar dúvidas de quem entra em contato com a sua página ou até enviar mensagens para as pessoas, auxiliando na captação ativa de novos pacientes e na interação com os usuários.
É uma maneira mais rápida de interagir com os novos clientes, tirando dúvidas sobre preços, horários de funcionamento, tipos de tratamentos e até ajudando a melhorar o seu marketing.
Como você viu, o Facebook não para de inovar, criando inúmeras possibilidades para interagir com os usuários e levar a sua marca ainda mais longe.
Mas nem sempre é fácil ficar por dentro de todas essas novidades e pensar em maneiras de conseguir o máximo de resultados com o Facebook para dentistas, não é mesmo?
Nessas horas, é uma boa ideia investir em cursos com especialistas do setor, entendendo melhor a rede social e todas as suas possibilidades.
Veja alguns que recomendamos!
Ricardo Novack passou 16 anos estudando a melhor forma de administrar e divulgar clínicas e consultórios por todo Brasil.
Chegou a um método dos dentistas de sucesso e ministra vários cursos, entre eles, o evento presencial que acontece todo ano em São Paulo do SucessOdonto.
Para oferecer este curso, ele se juntou ao Dr. Fábio Avelar, que possui duas clínicas que faturam uma média mensal maior do que R$500.000,00/mês. Uma de suas clínicas chegou bater a marca de faturamento de 1 milhão/mês em alguns meses de 2019.
Nada melhor do que aprender de quem possui clínicas e faz o marketing na prática.
Temos o case detalhado com a estratégia de captação de pacientes de uma das clínicas do Dr. Fábio Avelar aqui.
Aline Baltazar é uma dentista de Sorocaba, no interior de São Paulo, e desenvolveu um método no qual o próprio dentista realiza o marketing do seu consultório usando o Facebook.
Além de dentista, Aline também é especialista em marketing e usou a própria experiência com anúncios na rede para montar o curso.
Com o método, o dentista conseguirá criar fanpages persuasivas, desenvolver posts profissionais, gerar anúncios segmentados e atrair pacientes por meio da rede social.
As aulas são totalmente à distância e podem ser feitas mesmo por pessoas que não têm conhecimentos sobre tecnologia ou publicidade.
O curso “Social Sell” da Camila Porto não é voltado apenas aos dentistas, mas sim a todas as pessoas que desejam começar a vender usando o Facebook.
A Camila é reconhecida na área pela experiência que possui com vendas em redes sociais.
O treinamento não envolve apenas o Facebook, mas também tem dicas para o WhatsApp, o Messenger e o Instagram.
Embora ele não seja focado em uma área específica, a ideia é que o aprendizado possa ser replicado em qualquer negócio, ajudando a atrair mais interessados, engajar os usuários e converter seguidores em clientes.
Tanto que na própria página da Camila Porto existem depoimentos de vários dentistas mostrando como aplicaram as técnicas e conseguiram ver resultados.
Fábio Tavares é um nome conhecido de alguns dentistas, principalmente devido ao seu programa de treinamento “Eu e meu negócio” que oferece dicas de gestão de marketing para consultórios.
A boa notícia é que ele resolveu criar uma série de vídeos para explicar algumas técnicas e possibilidades de uso do Facebook para dentistas (e esses vídeos estão disponibilizados gratuitamente no site do Fábio).
É claro que a ideia não é criar vídeos mais aprofundados.
Porém, para quem está iniciando no uso da rede ou ainda tem dúvidas sobre posts patrocinados, vale à pena conferir esse mini curso gratuito.
Esse é outro curso que não é específico apenas para os dentistas, mas sim para todas as pessoas que desejam aprender mais sobre o uso do Facebook por empresas.
As aulas são divididas em: planejamento de campanha, criação de página, elementos gráficos, EdgeRank, geração de conteúdo, geração de engajamento, aplicativos para Facebook, Facebook Ads, F-Commerce e mensuração de resultados.
O curso da Academia do Marketing é bem mais complexo e indicado para aqueles profissionais que já têm certo conhecimento da rede, mas desejam ter resultados ainda mais superiores com as suas estratégias.
Muitas pessoas não sabem, mas o Facebook possui uma plataforma chamada Blueprint voltada exclusivamente para capacitar os anunciantes e empresas.
Por lá, você poderá escolher entre os vários cursos gratuitos oferecidos pela rede social como: introdução às páginas do Facebook, direcionamento de públicos, como criar reconhecimento de marca, como gerar vendas online e muito mais.
O melhor é que todos os cursos são gratuitos e possuem opções desde mais básicas até mais avançadas.
Como você viu, o Facebook para dentistas é uma rede extremamente importante e que a cada ano traz inovações interessantes e que precisam ser consideradas por quem usa esse canal como forma de prospectar novos pacientes.
Você gostou deste conteúdo? Continue aprendendo sobre o tema: baixe o nosso e-book e descubra como criar uma máquina de atração de pacientes usando o Facebook!
Última atualização em 27 de fevereiro de 2023 por Tathiane Vidal