Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 14 de outubro de 2017
O Facebook Marketing tem um potencial imenso para divulgar qualquer empresa a um baixo custo, inclusive clínicas e estabelecimentos de saúde em geral.
Não precisa ser um expert em Facebook Marketing para configurar um anúncio e veiculá-lo. Qualquer pessoa que tenha um pouco de familiaridade com o Facebook consegue fazê-lo apenas lendo um tutorial.
Ter bons resultados com esses anúncios já é outra história!
Muitas pessoas acabam configurando um anúncio para divulgar a clínica de qualquer forma, sem estudar as melhores práticas, daí ficam frustradas quando monitoram os resultados, param de anunciar e ainda saem dizendo para todo mundo que os anúncios do Facebook não dão bons resultados.
Você conhece alguém assim? Pior ainda: isso já aconteceu com você?!
Se sim, você tem duas opções:
É importante que você fique ciente que contratar um bom profissional de marketing digital não é um custo, é um investimento que vai lhe fazer economizar muito tempo e dinheiro para otimizar os recursos da campanha.
A seguir vou lhe mostrar as principais dicas para clínicas terem sucesso ao anunciar no Facebook.
O Facebook é, hoje, a rede social mais usada pelos brasileiros. Cerca de 45% da população do nosso país acessa a rede social mensalmente. Em 2020, a rede social registrou mais de 2,2 bilhões de contas ativas em todo o mundo, sendo que destas, 130 milhões são brasileiras.
No ranking de países que mais acessam o Facebook, o Brasil é o terceiro colocado, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos.
E o que todos esses dados significam? Que várias pessoas usam a rede social com frequência e, entre elas, com certeza estão possíveis pacientes para a sua clínica.
Então, se você fizer uma boa divulgação do seu trabalho no Facebook, conseguirá atrair mais pessoas interessadas nos serviços que você presta, aumentando o número de agendamentos na sua clínica.
Além disso, o Facebook é uma rede simples de trabalhar, com várias possibilidades de interação e anúncios, que permite monitorar os resultados por meio de diferentes métricas e que conta com várias funcionalidades interessantes para as empresas, com custos mais baixos.
Existem muitas coisas para se atentar quando se desenvolve um anúncio de Facebook Marketing, porém se você gastar maior parte da sua energia neste tripé, você terá muito mais chance de ter um bom resultado:
1 – texto bem escrito e persuasivo;
2 – estética ou design da imagem ou vídeo;
3 – segmentação do público para quem você deseja veicular o anúncio.
Estimamos que esses 3 pilares sejam responsáveis por 90% do seu resultado.
Vamos nos aprofundar em cada um destes 3 itens no próximo tópico.
Lembrando que, já estamos considerando que a sua clínica tenha uma página de empresa no Facebook (e não um perfil pessoal) e conta com um público que costuma curtir, comentar e visualizar as suas postagens.
Caso você ainda não esteja na rede social, a primeira dica é, claro, montar uma página de empresa. E a segunda é começar a desenvolver conteúdos (imagens, vídeos, textos) que sejam do interesse do seu público-alvo, criando uma rede de pessoas interessadas na sua empresa.
A produção de conteúdo é muito importante para favorecer o engajamento dessas pessoas e fazer com que novas queiram curtir a sua página e conhecer o seu negócio. A dica é focar na regra dos 80-20: 80% de conteúdo informativo e 20% de conteúdo publicitário.
Pense nas dúvidas que seus pacientes mais têm, nos tratamentos que mais procuram, nas inseguranças e outros dilemas, além dos problemas que os seus serviços ajudam a resolver.
Já está convencido de como o Facebook marketing pode ajudar o seu negócio? Abaixo, você encontra as dicas mais importantes para ter resultados significativos com suas ações.
Antes de começar a escrever o anúncio da clínica, estude as regras de publicidade e código de ética do seu conselho de classe que limitam as formas de divulgação.
Para facilitar a sua vida, já separei os links do documento que regulamenta a publicidade em cada uma das profissões da saúde:
Deixaremos este debate sobre essas documentações para um próximo post.
Você conhece o seu público?
Eu acredito que sim, pois são as pessoas que entram diariamente na sua clínica para serem atendidas.
Com as informações do seu público, você pode segmentar o seu anúncio para ser exibido para classificações de pessoas por interesses, localização geográfica, sexo, idade, cargo, campo de estudo, etc.
Além disso, ao entender quem forma o seu público, ficará mais fácil pensar em imagens, textos e conteúdos que chamem a atenção dessas pessoas, bem como serviços que elas possam ter mais interesse.
Tente pensar nas principais características das pessoas que atende, como:
Quanto mais informações sobre essas pessoas você reunir, mais fácil será criar conteúdos e anúncios certeiros, que despertem o desejo delas em entrar em contato e agendar uma avaliação. Por isso, essa etapa é tão importante e deve ser feita antes de começar a anunciar ou desenvolver conteúdos para a sua página no Facebook.
O texto de um anúncio de Facebook marketing com qualidade é bem escrito, persuasivo e sem erros ortográficos.
Recomendo que você siga a lógica AIDA de textos para publicações. É uma técnica antiga e simples, porém bastante poderosa quando bem usada.
Nunca use a técnica AIDA para comunicar dados não verídicos, informações que você não tenha certeza ou até mesmo que você não acredita. O objetivo da técnica é aumentar as chances de transformar uma pessoa que precisa dos seus serviços em um cliente satisfeito e nunca apenas a venda em si.
Funciona assim:
Exemplo:
ATENÇÃO: Este é apenas um exemplo de anúncio fictício para ilustrar a técnica. Leia e releia o código de ética do seu conselho e nunca o viole.
Use uma imagem ou vídeo que chame atenção e desperte a curiosidade do seu público-alvo. Imagens profissionais com ótima resolução e com pessoas felizes olhando para a câmera costumam dar bons resultados.
Evite imagens gratuitas que você achou pelo Google.
É claro que os bancos de imagens pagas possuem imagens muito mais profissionais e bonitas, mas procurando bem, podemos achar algumas fotos bacanas em bancos de imagens gratuitos. Seguem as opções gratuitas que nós mais gostamos:
Caso você tenha mais recursos disponíveis, contrate uma agência para produzir o seu vídeo.
Tipos de vídeos que podem trazer bons resultados:
Não adianta apenas criar anúncios e não monitorar os resultados que eles estão trazendo. Avaliar o alcance, as métricas, o número de novos agendamentos e outros dados é muito importante para saber se as suas ações têm trazido os resultados esperados.
Outra dica é contabilizar essas ações. Avalie o quanto foi gasto em cada anúncio e o quanto de retorno financeiro ele trouxe à clínica. Assim, você poderá estimar o ROI (Retorno sobre o Investimento) e entender o que pode ser feito para tornar suas ações ainda mais efetivas.
Os resultados trazidos, é claro, precisam ser compatíveis com o proposto pelo anúncio. Se você criou um texto e uma chamada de ação que levava o usuário a agendar uma consulta, então deverá avaliar o número de novos agendamentos durante a veiculação do anúncio.
Se esse número for baixo, ou o custo da ação estiver muito alto para o retorno trazido, é hora de avaliar o que pode ter dado errado. Analise se o orçamento usado foi suficiente, bem como o tempo em que o anúncio foi veiculado. E também se o público indicado é compatível com o de pessoas que você deseja atrair.
Por exemplo, não adianta criar um anúncio para as pessoas agendarem consulta e veiculá-lo para usuários distantes fisicamente do seu consultório. Assim como divulgar um serviço de odontopediatria para usuários que não têm filhos ou que não têm filhos pequenos.
Todos os pontos precisam estar em sintonia para os resultados aparecerem. E com a análise constante, você poderá facilmente identificar os possíveis erros para corrigi-los em uma ação futura e tornar seus anúncios e o seu Facebook marketing ainda mais efetivo.
Neste conteúdo, você viu que o Facebook marketing é uma estratégia poderosa para conquistar mais pacientes para a sua clínica. Contudo, os anúncios nessa rede social não devem ser feitos de qualquer maneira. É importante analisar quem você deseja alcançar, criar um texto adequado e se atentar às imagens e vídeos usados.
Este é apenas o primeiro post de uma série de 3 posts que publicamos aqui. O próximo post da sequência é o guia passo a passo para anunciar no Facebook ads e depois o texto sobre como criar uma Máquina de atração de pacientes pelo Facebook.
Para entender melhor como você deve aplicar este conhecimento e se aprofundar mais no assunto de marketing digital para profissionais da saúde, recomendamos fortemente que você leia o nosso post do guia completo sobre marketing digital para profissionais da saúde.
Última atualização em 15 de julho de 2022 por Tathiane Vidal