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A importância do e-mail marketing para clínicas de odonto

Por em Marketing na Saúde | Postado em 29 de março de 2022

A importância do e-mail marketing para clínicas de odonto

Muitas pessoas acreditam que, com o avanço das redes sociais e de outros meios de comunicação, o e-mail caiu em desuso. Mas isso não é verdade. Em 2020, por exemplo, de acordo com o Statista, aproximadamente 306 bilhões de e-mails foram enviados e recebidos todos os dias, em todo o mundo. Por isso, o e-mail marketing para clínicas de odonto é capaz de trazer uma série de benefícios.

Quando bem executado, ele ajuda a estreitar os laços dos seus pacientes com a sua marca, educa a clientela e ainda guia os leads por dentro do funil de vendas, deixando-os mais bem preparados e seguros para optar pela sua clínica ao invés da concorrência.

Quer saber como usar o e-mail marketing na sua clínica de odontologia? Veja as dicas que separamos!

O que é e-mail marketing?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que e-mail marketing não é SPAM. Na verdade, consiste em uma estratégia de disparo de e-mails para uma lista de contatos qualificada, visando estabelecer uma comunicação com o destinatário e cumprir determinados objetivos de marketing.

Normalmente, esse disparo é feito por ferramentas de automação para uma base de leads (pessoas que, por livre e espontânea vontade, ofereceram seus contatos para a empresa).

Hoje, o e-mail marketing é a base de inúmeras estratégias, como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Em quais pontos o e-mail marketing para clínicas de odonto pode ajudar?

Nas clínicas de odontologia, o e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa – e que pode ser usada de diferentes maneiras e para objetivos variados. Vamos ver em detalhes?

Relacionamento com os pacientes

O e-mail marketing para clínicas de odonto é uma excelente forma de se relacionar melhor com seus pacientes. Ao aliar o e-mail marketing a um CRM, por exemplo, você consegue fazer disparos selecionados e de acordo com o perfil dos seus pacientes.

É possível usar esses disparos para parabenizar nos aniversários e datas especiais, lembrar de retornos e procedimentos de manutenção (como as limpezas profiláticas ou o retorno periódico no ortodontista), informar sobre novos serviços e tratamentos de acordo com o perfil e interesse do paciente, entre outras ações.

Essa comunicação mais direcionada e precisa é excelente para manter a sua marca sempre viva na memória dos seus pacientes.

Além disso, você pode usar o e-mail marketing para clínicas de odonto fazendo ações mais específicas. Por exemplo para entender como está o nível de satisfação dos seus pacientes. Assim, após uma consulta de avaliação ou ao finalizar um tratamento, você pode disparar um e-mail com uma pesquisa de satisfação – aproveitando para avaliar os pontos que podem ser otimizados, assegurando uma excelente experiência.

Nutrição de leads

Dentro do marketing digital, o e-mail marketing para clínicas de odonto tem uma função muito importante: nutrir os leads com informação, de modo que eles adentrem no funil de vendas.

Pense que nem todos os leads captados estão na mesma fase de decisão. Alguns usuários ainda estão descobrindo as soluções para seus problemas, enquanto outros já estão focados em encontrar o dentista para agendar uma consulta.

Ao captar leads ainda nas fases iniciais do funil, você pode programar disparos de e-mail com dicas de conteúdos que ajudem essas pessoas a entenderem as opções de tratamento, os benefícios que eles oferecem e reduzir a taxa de rejeição. Dessa forma, os seus leads estarão mais educados – e prontos para agendarem uma consulta e para darem sequência no tratamento com a sua clínica.

Vamos supor que você tenha captado leads que ainda estão descobrindo que suas dores de cabeça podem ser causadas pela má oclusão. Ao nutrir esses leads com informações sobre ortodontia, eles se sentirão mais seguros em agendar uma consulta – e verão mais valor no serviço que você oferece.

É claro que todo esse processo é realizado de forma automática, por meio de softwares de automação de marketing, que conseguem dividir os leads por serviços/tratamentos que eles têm mais interesse e pela fase do funil em que estão.

Conforme os leads vão abrindo os e-mails, o software pontua cada um desses leads, mostrando o quanto eles estão avançando no funil. Os leads mais no fundo de funil podem ser repassados às suas equipes de vendas – que podem fazer uma ação mais ativa, por exemplo ligando para essas pessoas oferecendo os serviços do seu consultório.

Como eles têm mais informações sobre seus serviços e o seu negócio, as chances dessa ligação ser convertida em um agendamento são maiores.

Autoridade da clínica

Ao se relacionar com seus pacientes e leads continuamente – enviando dicas e conteúdos relevantes para essas pessoas, sua clínica se torna uma autoridade no assunto, tornando a sua marca mais forte perante à concorrência.

Afinal, você estará o tempo todo enviando informação útil a essas pessoas, explicando os tratamentos, tirando dúvidas usuais da odontologia e se relacionando com os leads.

Assim, quando eles decidirem agendar uma consulta, as chances são de preferir a sua clínica, com quem eles já têm um relacionamento prévio, do que a concorrência.

Além disso, ao verem a sua clínica como uma autoridade, essas pessoas também tendem a indicar o seu negócio, criando uma espécie de propaganda “boca a boca” virtual.

e-mail marketing para clínicas de odonto

Principais dicas para usar o e-mail marketing de forma estratégica

Já está convencido de que o e-mail marketing para clínicas de odonto é uma excelente ferramenta para fidelizar e converter suas estratégias digitais? Para isso, contudo, é preciso usar a ferramenta corretamente. Veja as dicas que separamos.

Nunca compre lista de contatos

A primeira dica mais importante é jamais comprar listas de contato. Afinal, essas pessoas não estão interessadas em receber uma comunicação da sua clínica – e o seu e-mail acabará na pasta de SPAM, trazendo sérios prejuízos à imagem e à reputação da sua empresa.

Por isso, foque em criar uma base de leads adequada. Solicite o e-mail de contato dos seus pacientes e use um CRM para gerenciar esses contatos. Use estratégias digitais para captar leads dentro do perfil dos pacientes atendidos pela sua clínica.

Por exemplo, você pode usar materiais ricos para cada etapa do funil e associá-los a uma landing page. Como um e-book explicando os benefícios e tipos de clareamento dental, para captar leads em fases iniciais do funil com interesse em odontologia estética. Para baixar o e-book gratuitamente, a pessoa deve deixar o seu contato – e a partir disso, você poderá iniciar a nutrição de leads.

Foque em entender sua base de leads

Quanto mais conhecimento você tiver sobre sua base de leads, melhores serão seus resultados – já que mais otimizados e certeiros serão seus disparos.

Use a tecnologia nesse momento para separar os leads dentro do funil – e também de acordo com os interesses deles. Por exemplo, se alguém chegou até a sua base baixando um e-book sobre clareamento, talvez ele não tenha interesse em saber sobre os serviços de odontologia pediátrica.

Ao compreender os interesses dos seus leads e segmentá-los corretamente, você consegue selecionar os melhores conteúdos e disparos, aumentando as chances de abertura dos e-mails e de relacionamento.

Faça disparos interessantes para o perfil do lead

Voltando ao nosso exemplo, vamos imaginar que você tenha baixado um e-book sobre clareamento dental – e, em alguns dias, receba um e-mail explicando sobre como escolher o melhor clareamento para você e depois outro e-mail sobre o que esperar de um clareamento dental. As chances de você abrir esses e-mails e se interessar pelo assunto são muito altas, porque há nítida relação com o material que você baixou.

Se você disparar e-mails sobre assuntos que esses contatos não têm interesse, sua estratégia não trará resultados. Afinal, essas pessoas não desejam receber esse tipo de comunicação (e podem até mesmo descasdastrar da sua base).

Crie testes A/B

Embora o tema seja muito importante (e precise estar direcionado aos interesses do lead), você deve se atentar a outros fatores que influenciam na taxa de abertura, como o assunto do e-mail e o horário do disparo, por exemplo.

Por isso, uma excelente estratégia é criar testes A/B, avaliando qual tipo de e-mail performa melhor. Você pode fazer disparos semelhantes em horários diferentes e analisar qual teve taxa de abertura maior – ou modificar os assuntos. Dessa forma, será mais fácil entender o que funciona, de fato, para a sua base de leads.

Personalize os envios

Ninguém gosta de receber um e-mail genérico, que demonstre que você é apenas mais um contato em uma base enorme de uma empresa. Os e-mails personalizados são vistos de forma diferente pelas pessoas e passam a ideia de que este contato é muito valioso para o seu negócio.

Então, use o nome do lead no cabeçalho e uma linguagem próxima e amigável, reforçando o relacionamento com a sua marca.

Atente-se ao conteúdo do e-mail

O conteúdo do e-mail marketing para clínicas de odonto é muito importante. Ele precisa ser simples, claro, direto, mas com uma linguagem próxima e amigável.

Evite criar e-mails muito longos. Se a ideia é levar o lead para uma página específica, indique com CTAs claros. Não crie e-mails muito pesados, com imagens e muitas mídias, pois o lead pode estar abrindo o e-mail enquanto navega via 4g, por exemplo.

Atente-se também à gramática e evite os erros de português. Não se esqueça que um bom e-mail deve ter começo, meio e fim, com uma saudação inicial, corpo do e-mail simples e direto e uma finalização, com o CTA e saudação.

Saiba os objetivos de cada envio

Como vimos, o e-mail marketing para clínicas de odonto pode ser usado em diversos contextos – e com várias finalidades. Antes de disparar os e-mails, pense quais são os objetivos deles, assim será mais fácil medir seus resultados.

Você pode disparar e-mails para confirmação de consultas, envio de conteúdos institucionais (novos tratamentos, tecnologias, promoções etc.), nutrição de leads, pesquisa de satisfação, aviso sobre retornos ou procedimentos rotineiros, entre outras ações.

Elabore um cronograma de envios

Na hora de fazer a nutrição dos leads, é importante você ter um cronograma que indique o percurso que o lead precisa fazer até estar pronto para sua equipe de vendas.

Além disso, criar um cronograma evita que você dispare muitos e-mails em uma mesma semana e passe vários dias sem se relacionar com o seu lead, ou, ainda, que repita conteúdos, tornando a experiência desagradável para o usuário.

Metrifique e analise seus resultados

Como saber se a sua estratégia de e-mail marketing tem trazido os resultados esperados? Metrificando. Ao entender quais são os objetivos de cada envio, defina as métricas mais importantes e acompanhe de perto os resultados.

São muitas as métricas que você pode usar, dependendo da sua estratégia, como taxa de abertura, taxa de clique (no caso de enviar um CTA para direcionar a uma página específica), taxa de agendamentos provenientes do e-mail e assim por diante.

Agora você já sabe como usar o e-mail marketing para clínicas de odonto de forma estratégica? Continue aprendendo: baixe nosso guia do Marketing Odontológico e melhore seus resultados!

Última atualização em 27 de dezembro de 2022 por Tathiane Vidal