Por Tiago Miranda Costa em Gestão de Clínicas | Postado em 20 de março de 2018
Ps.: este caso é real e aconteceu comigo em pleno 2018!
Imagine a seguinte situação:
Você gostaria de agendar consulta em hospital renomado e particular da sua cidade.
Você procura na internet meios de entrar em contato para realizar o procedimento de agendamento.
Eles disponibilizam três canais: rede social, email e telefone.
Você manda mensagem pela rede social, espera 10 minutos, ninguém te responde.
Aliás, até hoje, nunca te responderam…
Ok! Você decide ligar, porque da última vez que mandou e-mail… De novo: nunca te responderam.
Primeira tentativa te retorna: “Serviço não disponível”
Falas para tu mesmo: Ok, tento mais tarde.
Passam-se 10 minutos.
Você tenta ligar novamente
Segunda tentativa te retorna: “Serviço não disponível”.
Ok, talvez muitas pessoas estejam ligando na mesma hora e o serviço está sobrecarregado. Você aguardo mais 10 minutos sem problemas.
Passaram-se 10 minutos.
Tentas ligar novamente.
Ao ligar, você é atendido pela bendita URA e uma voz gravada começa a te passar as diretrizes:
“Seja bem vindo a central de relacionamento do XXX Hospital Center.
1 – Se você é paciente ou prestador;
2 – Para falar com setores administrativos, estes setores atendem apenas nos horários das 8 as 18h de segunda a sexta;
3 – Para falar com os consultorios especializados;
4 – Para falar com laboratorio de patologia;
0 – Para falar com atendente;”
Você digita 1 e então a atendente continua:
“Tecle:
1 – Atendimento de emergência;
2 – Agendar com o Centro cirúrgico;
3 – Setores de internação;
4 – Autorização e alta;
5 – Orçamento de consultas particulares;
9 – Falar com um atendente”
Você pensa: poderia haver a opção de marcar uma consulta neste atendimento, mas tudo bem.
Você então aguarda pacientemente 40 segundos para que tudo isso seja falado, tecla 9 e ela responde:
“Aguarde, você será redirecionado para uma de nossas atendentes”
– Boa tarde senhor, no que posso ajudá-lo?
– Alô, gostaria de marcar uma consulta com o Dr. Fulano.
– Pois não senhor, te encaminharei para a secretária responsável pelos agendamentos do Dr. Fulano.
Mais espera. Mais musiquinha por 1 minuto.
– Olá senhor, como posso te ajudar?
– Gostaria de marcar uma consulta com o Dr. Fulano.
– Pois não senhos, qual seria o seu plano de saúde?
– Unimed.
– Nome completo?
– Sicrano de Tal.
– Ok, temos vaga para a próxima terça-feira. O Dr. Fulano atende das 9 as 13h por ordem de chegada.
– Na terça eu não posso, pois já tenho um compromisso. Poderia ser na quinta?
– Não, então teria que ser só na terça dia 23 do próximo mês no mesmo horário, pode ser?
– Pode ser… Obrigado, tchau.
– Tchau.
Resumindo, desde a primeira tentativa até conseguir finalizar o agendamento, lá se foram aproximadamente 45 minutos do seu dia.
E você terá que esperar mais um mês para ser consultado. =/
Essa história é real, aconteceu comigo em um dos melhores hospitais da minha cidade e provavelmente você já passou por algo parecido.
Por que este procedimento de agendamento em hospitais particulares precisa ser tão doloroso e ineficiente?
Imagine como funciona em um hospital público!
Ao escrever este post, fui no Google pesquisar as opiniões do pessoal e vi que várias pessoas passaram pelo mesmo problema que eu:
Após a consulta, faço um post de como foi (estou até com medo).
Se você já passou por uma dessas, por favor deixa um comentário.
Se quiser conhecer a nossa secretária virtual Cloudia que automatiza o atendimento, por favor visite a nossa home.
Última atualização em 22 de julho de 2022 por Tathiane Vidal