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A importância do CRM para clínicas de estética

Por em Marketing na Saúde | Postado em 27 de agosto de 2021

A importância do CRM para clínicas de estética

CRM é a sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse software é fundamental para quem deseja conhecer melhor seus clientes e, dessa forma, melhorar o relacionamento com essas pessoas, aumentando a fidelização.

O atendimento, hoje, é uma das peças-chave de qualquer clínica de estética, pois contribui para que o cliente tenha uma experiência positiva com o seu negócio. Por isso, investir em um CRM para clínicas de estética é tão importante.

Quer entender melhor? Siga conosco!

O que é CRM?

O CRM é um software voltado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente. Para isso, ele armazena informações dos clientes atuais e potenciais, suas principais atividades e pontos de contato com a sua empresa, incluindo atendimentos, ligações telefônicas, e-mails etc.

Além disso, essa plataforma reúne dados valiosos para que suas equipes de vendas e marketing consigam entender melhor o perfil dos seus clientes, o histórico de compras deles e as preferências pessoais.

Funções

Entre as funções do CRM estão:

  • Rastrear ativamente e gerenciar as informações dos seus clientes;
  • Simplificar as tarefas repetitivas para que você possa acompanhar melhor seus leads e clientes;
  • Fornecer recomendações e insights instantâneos;
  • Conectar suas equipes de vendas e marketing;
  • Capturar de forma inteligente os e-mails dos clientes.

Quais os benefícios do CRM para clínicas de estética?

Um CRM ajuda você a entender melhor o seu cliente, oferecendo uma experiência valiosa e positiva para ele, além de simplificar o seu processo de vendas. Vamos ver em detalhes os benefícios que um CRM para clínicas de estética é capaz de trazer.

Melhora na produtividade e aumento das vendas

O CRM traz mais agilidade para suas equipes de vendas, porque ele reúne as principais informações dos seus clientes e leads. Isso significa mais preparo para os vendedores, que conseguem entender perfeitamente o perfil das pessoas para as quais estão vendendo, as possíveis rejeições e inseguranças que essas pessoas podem ter, entre outros dados.

Seus vendedores podem analisar, por exemplo, quantas sessões e quais tratamentos o cliente já fez e quais são seus problemas estéticos que mais incomodam. E, a partir disso, selecionar as melhores promoções, pacotes e tratamentos, aumentando a chance de conversão.

Outra informação importante que é possível obter com um CRM para clínicas de estética é o ticket médio de consumo, identificando quanto cada cliente está acostumado a gastar. Com isso, o vendedor pode tentar realizar vendas a partir desse valor.

Fidelização de clientes

É impossível fidelizar clientes se você não os conhece exatamente. Um CRM para clínicas de estética é indispensável nesse caso. Afinal, ele reúne as principais informações dos seus clientes e também os hábitos de consumo deles.

Ao interpretar esses dados, você terá insights importantes sobre o momento e a forma certa de contatá-los, aumentando as chances de abertura de e-mail marketing, por exemplo. Também será mais simples criar programas de fidelidade, que realmente ofereçam benefícios aos seus clientes.

Metas reais

Traçar metas é muito importante para um planejamento adequado. Mas essas metas devem ser compatíveis com a sua realidade e as suas possibilidades.

Um CRM ajuda você a entender melhor o momento que está vivendo e com base nesses dados projetar o futuro, planejando, por exemplo, quantos clientes você deseja ter nos próximos seis meses ou o quanto você deseja reduzir a taxa de desistência.

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Aumento do ticket médio

É muito mais fácil vender um serviço adicional para alguém que já é um cliente seu e conhece sua clínica do que para um cliente novo. Por isso, a análise do ticket médio é uma informação valiosa.

Com ela, você poderá planejar ações para aumentar o ticket médio de cada cliente, compreendendo o perfil dele, os tratamentos que mais compra, os problemas estéticos que deseja resolver etc.

Vamos supor que você atenda um cliente que realiza massagem modeladora 1 vez por semana. Você poderá propor serviços adicionais no pacote que ajudem também a tratar a flacidez, aumentando o ticket médio. Como essa é uma questão sensível para essa cliente, há mais chances de fechar a venda.

Acompanhamento individual dos seus clientes

Você sabe quantos clientes abandonam os tratamentos na sua clínica? Quantos agendam um horário e não comparecem? Quantos fecham um pacote e não fazem a renovação? Essas são informações importantes para o seu planejamento financeiro e de marketing.

Um CRM para clínicas de estética poderá lhe ajudar nesses pontos, acompanhando cada cliente individualmente. Assim, quando um pacote terminar, você saberá e poderá enviar um lembrete de renovação, com um voucher promocional, por exemplo, ou propor um novo tratamento com desconto especial.

Os clientes que há um tempo não aparecem na sua clínica podem ser “resgatados”, pois você terá o contato deles, sendo mais fácil enviar as novidades, promoções e retomar o contato.

Estratégias de marketing

Um CRM para clínicas de estética também pode ser um aliado das suas estratégias de marketing. Isso porque você terá muito mais informações sobre seu público, sendo mais fácil segmentar suas ações para atingir pessoas com características semelhantes.

Isso significa otimizar o seu orçamento em marketing, investindo em ações que realmente tragam resultados, porque são direcionadas para as pessoas certas.

Satisfação do cliente

Com todas essas informações em mãos, você e suas equipes terão muito mais dados para prestar um atendimento personalizado, não apenas dentro da clínica, mas em todos os momentos de relacionamento com seus clientes.

O resultado serão clientes muito mais satisfeitos, que têm suas necessidades e desejos atendidos e que tenderão a indicar a sua clínica e o seu serviço para outras pessoas, ajudando a aumentar o seu faturamento.

CRM e ERP: quais as diferenças?

Com tantas siglas, nem sempre é fácil entender as diferenças entre as tecnologias, certo?

O CRM, como vimos, é um software que ajuda a captar, organizar e segmentar as informações dos seus clientes. Com isso, você conseguirá melhorar suas vendas, suas campanhas de marketing e, claro, o atendimento aos seus clientes, criando o ambiente ideal para a fidelização.

O ERP é um software de gestão. Portanto, ele visa conectar os fluxos informacionais da sua clínica, tornando os processos administrativos e financeiros mais fluidos, eficientes e padronizados. Ele é ideal para organizar a sua gestão administrativa e financeira, além de oferecer dados e informações para uma tomada de decisão estratégica.

Ambos são extremamente importantes para uma clínica de sucesso.

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Última atualização em 27 de dezembro de 2022 por Tathiane Vidal