Por Tiago Miranda Costa em Gestão de Clínicas | Postado em 23 de fevereiro de 2023
Empreender na odontologia se tornou uma forma de alcançar muito sucesso. Empreender não é apenas iniciar um negócio, mas sim, adotar estratégias que aumentem as chances de sucesso. Ou seja, é necessário sair do convencional e aproveitar todas as oportunidade.
Atualmente, é possível contar com ferramentas capazes de simular os tratamentos em 3D, permitindo escaneamento digital ou raio-x panorâmico. São avanços que fortalecem a relação entre dentistas e pacientes, de forma natural, aumentando o faturamento. No entanto, é mais do que fundamental se manter atento ao mercado e acompanhar as tendências, sempre investindo em inovações criativas.
Para te ajudar, iremos ao longo do conteúdo falar sobre as melhores formas de empreender na odontologia. Continue a leitura e saiba tudo!
A forma mais segura e tradicional para se empreender na odontologia, é abrir uma clínica ou consultório de odontologia. O tradicional atendimento no tratamento ortodôntico não sai de moda e não significa apostar na mesmice. Mas vale ressaltar que, principalmente com a pandemia, o consumidor mudou e busca – até mesmo em serviços – boas experiências.
Você pode inovar no atendimento sempre que oferece um serviço ou experiência que seja diferente dos seus concorrentes. Bem como inovar com tecnologias e serviços complementares.
Comece planejando tudo o que é necessário para a abertura do seu próprio negócio. E uma dica é apostar nas redes sociais, com posts novos diariamente. Siga os assuntos do momento, crie conteúdos com base em datas comemorativas.
Com o hábito de estar presente nas redes sociais, é possível considerar também a criação de um site com um blog ativo. Assim, os conteúdos podem ser complementados e os usuários nas redes podem transitar entre os domínios, conhecendo ainda mais o dentista e/ou consultório.
Com isso, quanto mais conteúdo relevante você produzir, maior será a qualidade dos seus posts e aumento de pacientes.
A transformação digital na odontologia, tende a ser mais espontânea, rápida e intensa. E a tecnologia no setor odontológico, auxilia na melhoria contínua de todos os tratamentos, além de otimizar o tempo do dentista, aumentar a produtividade e viabilizar novas parcerias.
Baseada em criatividade capaz de mudar a forma de como o seu negócio irá se posicionar no mercado. Utilizar novas ferramentas ajudam a medir a satisfação dos pacientes. Essa inovação deve ser vista como uma estratégia, que será responsável por guiar todos os passos da clínica.
Cada vez mais as clínicas estão visando mudanças com um sistema odontológico inovador e de qualidade. Orientando os investimentos aplicados, além de definir o foco que o desenvolvimento dessa nova técnica vai proporcionar. Tudo isso por conta das necessidades em se adaptar ao cenário tecnológico.
As tendências mais esperadas nos cuidados da saúde bucal são:
Disponibilizar essas tecnologias, traz muita credibilidade aos profissionais que querem se destacar no mercado e estarem sempre atualizados. Todos esses avanços melhoram o conceito do consultório, passando a ter um diferencial competitivo.
Conseguimos perceber a grande importância que o empreendimento odontológico causa para as clínicas e empreendedores. Então, se você é dentista e quer estar sempre à frente com os serviços que oferece aos seus pacientes, será preciso se atentar às tendências e tecnologias.
Atualmente há diversos recursos, desde software de gestão para odontologia até aparelhos mais práticos e automatizados. As novas tecnologias odontológicas, vieram para melhorar cada vez mais o atendimento. Pode também se atentar a quais as áreas da saúde que são mais rentáveis.
A seguir as 5 dicas que separamos:
O empreendedorismo odontológico visa inovações. E atualmente é possível encontrar várias fontes de informação o benchmarking. Além de observar o mercado, esteja atento ao que o seu concorrente vem fazendo. Bem como é possível acompanhar outros dentistas, podendo estar ou não relacionado a sua especialização, pessoas que trabalham ou já trabalharam e até mesmo grandes empresas da área da odontologia.
Assim, é possível compreender o cenário e adotar estratégias capazes de oferecer algo a mais. Melhorando os processos internos e por consequência, aumentando os lucros. E consequentemente ajustar as suas ações, tudo isso de acordo com as tendências e o que o seu público está buscando.
O modelo de franquias vem crescendo cada vez mais, sendo um dos mercados em alta no Brasil. Mais especificamente, a franquia de clínicas odontológicas tem ganhado forte adesão. Mesmo com a crise gerada pela pandemia de covid-19 setores de saúde, beleza e bem-estar continuaram crescendo e apresentando altos faturamentos.
Só em 2021 as franquias apresentaram um crescimento de 12,7% em relação ao ano de 2020. Isso porque essa modalidade apresenta a possibilidade de investir em modelos já estruturados no mercado e que já foram testados previamente, tendo maior sucesso e aceitação entre os consumidores.
Assim, o franqueado (que pode ser ou não um dentista) tem acesso a profissionais altamente qualificados e ganha também facilidade em iniciar o processo de abertura de consultórios. Aproveite e conheça nossas soluções para franquias.
Será preciso contar com uma boa equipe , disposta a contribuir com a gestão e o atendimento da clínica. A boa gestão da equipe é fundamental, isso em uma clínica de bairro, num modelo de franquias ou em redes especializadas em consultórios de dentista. Isso porque os profissionais precisam estar engajados, realizados e motivados para prestar bons serviços.
É extremamente importante lembrar que os dentistas lidam com pessoas e essa relação é complexa e difícil, sendo necessário atenção e empatia. Faça planejamentos e estruture as bases de escolha, de acordo com profissionais alinhados ao sistema de trabalho que você como empreendedor busca adotar.
Use tecnologias, ações de endomarketing e pense em estratégias e treinamentos para realizar um atendimento humanizado na sua clínica.
A localização é essencial, precisa ser um local de fácil acesso e pronto para receber todo tipo de paciente. Estar presente em um local adequado e com grande movimentação de pessoas é estratégico para atrair potenciais clientes. E, alinhando com uma boa gestão e atendimento, a indicação para novos clientes é mais garantida.
Além de estar em um ambiente com grande circulação, se o local tiver um acesso facilitado, as pessoas terão menos problemas em acessar a clínica. Assim, é bom estar presentes em lugares com fácil acesso a trem, metrô e ônibus.
No consultório, invista em um ambiente clean, acolhedor, descontraído e aconchegante. E lembre-se também de prezar por uma aparência na fachada. Fazendo com que seus pacientes se sintam à vontade e voltem ao seu consultório futuramente.
Use e abuse de todas as estratégias de marketing e foco nas ações de marketing odontológico. Investindo em gestão de mídias, prospecção de clientes online, um site otimizado para o consultório. Tudo isso para criar a sua identidade visual e ser reconhecido no meio da internet.
Lembre-se sempre de planejar antes de abrir o seu próprio consultório, evitando falhas. Um dentista que se destaca em meio a concorrência é capaz de atrair e fidelizar pacientes, fazendo o seu trabalho crescer. Vivemos em um mundo onde a tecnologia não para.
Como vimos neste conteúdo, para empreender na odontologia é preciso aproveitar todas as oportunidades que surgirem, possibilitando a transformação na empresa de forma ainda mais simples. Ao se manter atento às inovações do mercado odontológico, será mais fácil continuar encantando seus pacientes.
Comece a inovar hoje mesmo e conquiste clientes enquanto a transformação digital odontológica acontece. Se quiser entender mais sobre marketing digital para clínicas odontológicas, baixe gratuitamente nosso guia sobre o assunto!