Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 19 de outubro de 2017
Neste post vamos te ensinar passo a passo sobre como anunciar no Facebook Ads da forma mais fácil e direta possível!
Já te expliquei detalhadamente sobre os 3 pilares do sucesso de um anúncio no Facebook.
Se você leu o artigo anterior, a pergunta deve ter persistido: afinal, como anunciar no Facebook?
Vou te mostrar o passo a passo para as configurações de um anúncio de forma bem simples e direta.
Esta é a hora que você vai digitar o texto do anúncio conforme estrutura que já te ensinei e colocar uma imagem ou vídeo bem atrativo.
Para isso entre na sua página profissional do Facebook e vá até o seu status da página e comece a escrever o texto do seu anúncio.
Adicione uma imagem ou vídeo no local indicado.
Após a publicação do post na sua página, o caminho mais fácil para anunciar é clicando no botão de impulsionar sob a imagem do post.
Ao abrir tela de impulsionar, escolha se você deseja que tenha algum botão ou não.
Sugiro você não colocar nenhum botão caso o seu objetivo seja que os potenciais clientes comentem na publicação e posteriormente que a gente os direcione para marcar uma consulta ou avaliação via Facebook Messenger.
Existe uma forma de entrarmos em contato pelo inbox automaticamente com as pessoas que comentam a sua publicação e já encaminhá-las para a marcação de uma consulta ou avaliação através do uso da assistente virtual Cloudia. Explicamos como criar esta máquina de atração de novos pacientes neste post aqui.
Outra opção interessante é a do botão “enviar mensagem” que também pode trazer um bom resultado.
A escolha do botão é muito importante para a sua estratégia de captação de novos pacientes automaticamente com a secretária robô Cloudia.
Caso você não deseje usar a Cloudia, você pode também escolher o botão “Saiba mais” e direcionar para o site que desejar.
Você não pode dizer que sabe como anunciar no Facebook Ads se você não dominar este passo.
Não recomendamos, mas você também pode apenas selecionar um dos públicos que o Facebook já disponibiliza por padrão (como o de pessoas que curtiram a sua página ou pessoas que curtiram a sua página e amigos delas) ou um público que você já criou anteriormente, se for o caso.
Se você ainda não criou nenhum público anteriormente, clique em “Criar novo público”.
Escolha um nome que resuma bem o público que você está criando pois você pode precisar deste público futuramente e é importante que você o identifique rapidamente.
Veja que neste exemplo abaixo eu criei o público com um nome “Mulheres entre 18 e 55 anos na região X.”
Após identificado o anúncio, escolha a segmentação de gênero (sexo) e de idade.
Agora uma das segmentações mais importantes para você que possui uma clínica: a de localização.
Muita calma nesta hora!
Se o seu principal público é a própria comunidade e residentes da região próxima à sua clínica, marque no mapa exatamente a localização física de sua clínica e escolha o raio de abrangência.
Atualmente é possível inclusive você anunciar para um raio a partir do centro de um certo bairro, que pode ser o bairro da sua clínica.
Neste exemplo, supomos que nós tivéssemos uma clínica no bairro Vila Mariana em São Paulo, então digitamos e selecionamos o bairro. Perceba que o Facebook só deixa que eu restrinja a um raio mínimo de 17 km do centro do bairro escolhido, que é uma distância muito grande.
Melhor do que digitar e selecionar o bairro neste campo é marcar no mapa a região de sua clínica, pois assim você fica livre para escolher raios menores ao redor do seu estabelecimento, realmente concentrando seus esforços apenas naquela região e não atingindo um público que você não deseja!
Diferentemente do exemplo da página anterior, se eu selecionar pelo mapa usando o botão de “Adicionar marcador”, eu consigo usar um raio mínimo de apenas 1 km, conseguindo restringir mais o meu anúncio.
Após escolher a limitação geográfica do seu público, você pode segmentar ainda mais clicando em “limitar público”.
Recomendo fortemente que você ainda não use esses tipos de limitações, pois em muitos casos, acaba tornando o seu público muito pequeno e mais caro. Com exceção apenas dos casos em que você realmente conhece muito bem o seu público e queira fazer alguns testes A/B com este público mais “nichado”.
Você também pode excluir alguns grupos para que os anúncios não cheguem até eles.
Há inúmeros critérios de classificação que você pode usar para limitar ou excluir seu público, inclusive a renda do seu público. Veja apenas alguns dos critérios na imagem abaixo.
Pronto, agora basta clicar em salvar no canto inferior direito da janela e o seu público está pronto para ser usado! 😊
Eu não recomendo a veiculação no Instagram se você quiser deixar a captação de pacientes sem a necessidade de um humano respondendo às perguntas que os seus potenciais pacientes fazem, portanto deixe desmarcada esta opção.
Atualização do post: É válido também fazer o anúncio no Instagram, desde que você faça o procedimento pelo gerenciador de anúncios no Facebook e coloque um botão de “Enviar mensagem “que encaminhe o usuário para conversar com a sua página via Facebook Messenger. Explicaremos como fazer isso em um próximo post.
O Facebook vai sugerir alguns valores para o impulsionamento, mas você pode escolher qualquer valor, basta clicar em “outro valor” e digitar o valor desejado.
Tente gastar inicialmente em torno de 5 reais diários para começar. Caso traga bons resultados, aumente este valor e continue fazendo testes e ajustando os 3 pilares do Facebook Marketing para anúncios.
Caso ainda não tenha bons resultados, mantenha este orçamento e continue fazendo testes A/B, ou seja, veiculando diferentes anúncios que mudem alguma características e eliminando aqueles com piores resultados durante um certo período.
Observação: veja abaixo que neste campo ele pede o valor total a ser investido no período da campanha e não o valor diário.
Escolha a duração que você achar conveniente.
Adicione o código do pixel no seu site para reportar conversões, ver a atividade do site e gerar públicos para o direcionamento de anúncios.
Não será importante se o seu objetivo não é levar pessoas para o seu site.
Caso queira saber mais, veja aqui na página do Facebook.
Escolha a sua conta de pagamento e a forma de pagamento.
Pronto! Agora é só clicar em “Impulsionar” e o seu anúncio passará por um processo rápido de avaliação do próprio Facebook e já será veiculado se for aprovado.
Pronto! Agora você já sabe como anunciar no Facebook Ads.
É possível também automatizar as respostas aos comentários e o direcionamento instantâneo destes clientes para marcarem uma consulta pelo próprio Facebook Messenger.
Se você estiver procurando por algum conteúdo ainda mais completo e detalhado sobre como anunciar no Facebook, recomendo fortemente que você baixe o ebook sobre como criar uma máquina de novos pacientes.
Neste ebook explico cada um dos 3 pilares fundamentais para que o seu anúncio tenha sucesso e ilustro detalhadamente todo o passo a passo para configurar seu anúncio.
Saiba tudo sobre marketing médico ou para profissionais da saúde aqui no nosso Guia Completo sobre Marketing Digital para Médicos.
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Última atualização em 15 de julho de 2022 por Tathiane Vidal