Por Tiago Miranda Costa em Marketing para Clínicas Médicas | Postado em 6 de julho de 2017
As ações para virar uma autoridade na área da saúde e atrair mais pacientes com estratégias de marketing digital não são difíceis, mas também não é um trabalho que vai te gerar resultados do dia para a noite.
O principal segredo é estar “sempre por perto” sendo lembrado. Atualmente é possível fazer isso em larga escala por meio das redes sociais e com um blog.
Mas só isso não basta.
Um médico, dentista, psicólogo, nutricionista ou qualquer outro profissional da saúde precisa também corresponder dentro do consultório para conquistar seus pacientes e convertê-los em clientes fiéis altamente satisfeitos, só assim eles irão se arriscar em te indicar para amigos e familiares.
Leia este post até o final e entenda o que você pode fazer para virar um profissional autoridade na área da saúde.
Antes, gostaria de contar um pouco da história de Van Gogh e o que podemos aprender com ela.
“O que o Van Gogh tem a ver com me tornar uma referência para a saúde?”
Tudo! Podemos contextualizar e levar os ensinamentos da história de Van Gogh para a sua área.
Que Van Gogh é um dos mais admirados artistas da história você já sabe.
Talvez o que você não saiba é que ele só foi reconhecido e virou uma autoridade famosa após sua morte! Triste não?
Ou seja, ele era genial em sua técnica artística, mas dentre outros motivos, não soube divulgar suas obras de arte para ser valorizado ainda em vida e não conseguiu ter o sucesso que gostaria de ter, causando uma profunda depressão e inclusive o seu suicídio aos 37 anos.
Veja este vídeo (com legenda) muito legal que simula uma viagem no tempo de Van Gogh visitando o seu próprio espaço no museu.
Onde queremos chegar nesse post é que de nada adianta se você for tecnicamente genial na sua área, mas não souber divulgar o seu trabalho para ser realmente reconhecido e ter o sucesso que você deseja.
Não faça como Van Gogh. Não fique trancada no seu “quarto”. Pense fora da caixa, invista tempo e energia na sua imagem, em divulgar seu estabelecimento e fidelizar seus pacientes.
É perceptível que a área da saúde no Brasil carece de profissionais que tenham empatia, ou que, pelo menos, se esforcem para entender o que cada paciente que chega ao seu consultório pode estar passando.
“Por que, antigamente, os médicos eram mais respeitados e considerados quase membros da família?”
É verdade que não era por causa do Facebook! Também não existiam os aplicativos de mensagens como o WhatsApp ou Messenger na época, muito menos Instagram.
O que fazia a diferença, e ainda hoje faz, era a atenção que os médicos tinham com seus pacientes e é importante que esta atitude seja cultivada.
Deixemos a história de lado e vamos ao que interessa!
Vou te passar agora as dicas que temos observado ser seguidas por dezenas de profissionais da saúde que hoje estão com suas clínicas totalmente lotadas.
Você já viu quantos seguidores o Dr. Dráuzio Varella possui nas redes sociais? Só no Facebook dele, 3 milhões de pessoas o segue.
Imagine você, quantos pacientes não seriam conquistados se você resolvesse marcar presença como uma autoridade na área da saúde pelas redes sociais, orientando e alertando seus seguidores sobre cuidados e dicas para melhorar sua qualidade de vida e com as respostas às sua duvidas?
Mas cuidado para não cometer estes erros que muitos profissionais da saúde cometem.
Não existe consulta de graça, existe atenção, orientação, esclarecimento e tudo isso torna o médico um profissional mais humano. E esse é o tipo de profissional com quem muitas pessoas querem se consultar.
Você sabe para onde a maioria das postagens do Dr. Dráuzio Varella levam? Levam para o seu site/blog.
Sempre ele posta nas redes sociais apenas uma chamada para que a pessoa clique e caia no seu blog. Essa é a principal estratégia para se tornar uma referência sustentável no médio e longo prazo.
Simples não? Nem tanto, você tem que saber o que postar, como postar e aonde postar. Nos aprofundaremos mais sobre esse assunto em outro post.
As pessoas gostam de artigos que sejam escritos por um profissional da área, gerando muito mais credibilidade à notícia e mais autoridade ao profissional.
Uma autoridade em um determinado assunto tende a ser facilmente ouvida, seguida e respeitada.
Produza conteúdos de valor como: alertas quanto ao risco de certos medicamentos, esclarecimento quanto aos sintomas de diversas doenças e suas peculiaridades, conscientização dos pacientes sobre a necessidade dos exames preventivos conforme suas idades e também a respeito de seus riscos de maior incidência.
E não apenas fale de doenças, mas também trate da saúde de forma mais leve, dando dicas de exercícios, cuidados com os hábitos e alimentação, etc.
E se você fizesse vídeos respondendo as perguntas mais repetitivas que os seus pacientes sempre fazem no seu consultório? Isso pode dar muito resultado!
Aprenda mais sobre marketing médico de conteúdo e como deve ser a sua comunicação na área da saúde.
Este é um grande diferencial até hoje: o profissional que sabe ouvir e atender olhando nos olhos é mais respeitado do que outros.
Esse é o profissional da saúde que todos querem ter por perto. Um ser humano que realmente se preocupe com as aflições e sofrimentos dos pacientes e busque ajuda-los.
Se você focar apenas no marketing digital para virar uma autoridade e não atender o seu paciente com excelência, de nada adiantará todo o trabalho.
Um profissional da saúde não é Deus, mas ele faz com que sejamos confortados tal qual um anjo de branco que nos dá aquela certeza de que, bom ou ruim o prognóstico, ele fará o possível para tudo ficar bem.
O profissional da saúde que abrir uma página no Facebook, uma conta no Instagram, produzir bastante conteúdos em textos e vídeos e possuir um WhatsApp ou Messenger próprio para esclarecer dúvidas dentro do que a lei permite que seja feito pelos aplicativos de mensagens, está automaticamente ampliando a sua base de pacientes que, certamente, passarão pelo seu consultório e indicarão outros mais.
Que paciente não gostaria de ser tratado assim?
É importante você saber que essa é uma estratégia que te gerará muita autoridade no longo prazo.
Execute uma estratégia que te traga resultados no curto prazo em paralelo para ter a motivação necessário para não desistir do marketing digital nesse início.
E lembre-se: atrair mais pacientes pelas redes sociais não depende do quanto o médico deseja lucrar a mais, mas sim de quantas pessoas mais ele quer ajudar.
Faça o que falamos aqui e já terá um resultado muito bom!
Para virar uma autoridade na área da saúde completa, recomendamos fortemente que você leia o nosso E-book Guia Completo sobre Marketing Digital para Médicos.
Última atualização em 11 de janeiro de 2024 por Lucas Santos