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Automação do Instagram: como aplicar em sua clínica?

Por em Marketing na Saúde | Postado em 5 de julho de 2022

Automação do Instagram: como aplicar em sua clínica?

O Instagram é uma rede social poderosa no marketing de diversas clínicas. Afinal, com ele, você consegue se aproximar dos seus pacientes. É possível usá-lo tanto para criar relacionamento, como para aumentar o número de agendamentos. Se você já trabalha com a rede social, que tal conhecer melhor a automação do Instagram?

Existem várias ferramentas que prometem automatizar diversas demandas. Nem todas elas, contudo, podem ser interessantes dependendo da sua estratégia. Por isso, entender o que você precisa e o que é permitido pela rede social são pontos cruciais.

Parece muito complicado? Confira as dicas que a equipe da Cloudia separou para você!

O que é automação no Instagram?

Automação no Instagram é o processo de usar uma terceira ferramenta, que pode ser um software ou um app, para gerenciar sua conta do Instagram ou realizar determinadas funções. Geralmente, a automação do Instagram é feita a partir de bots.

Se você leu “bots” e automaticamente pensou em spam, saiba que a história não é bem assim.

O Instagram tem lutado contra atividades inautênticas realizadas por bots já há alguns anos. Principalmente no caso de robôs que agem contra as melhores práticas da plataforma.

Por isso, quando for escolher uma ferramenta de automação do Instagram é de suma importância garantir que ela não fere nenhuma das diretrizes do Instagram, para não ter sua conta punida ou suspensa.

Funções

Existem vários tipos de ferramentas de automação do Instagram. A escolha dependerá, claro, das suas preferências. Algumas funções que podem ser automatizadas são:

  • agendar postagens e stories;
  • buscar seguidores compatível com o perfil da sua clínica;
  • curtir fotos de quem curte seus posts;
  • descobrir os seguidores que mais interagem com a sua conta, os que bloquearam seu perfil ou que pararam de te seguir;
  • enviar agradecimentos aos usuários mais engajados;
  • enviar mensagens diretas para novos seguidores;
  • fazer relatórios de engajamento e de resultados obtidos periodicamente;
  • monitorar atividades;
  • organizar e responder comentários;
  • repostar conteúdos interessantes para a sua marca e estratégicos para sua persona;
  • seguir os seguidores dos concorrentes;
  • seguir quem acompanha uma hashtag estratégica para o seu negócio ou perfis parecidos com da sua clínica.

Por que investir na automação?

Já deu para perceber que a automação do Instagram traz uma série de vantagens, não é mesmo?

A primeira é que essas ferramentas trazem mais facilidade. Assim, você deixa de ter de realizar uma série de tarefas manualmente e consegue otimizar seu tempo. Além, é claro, de melhorar seus resultados. Veja outros benefícios interessantes.

Relatórios personalizados

Como será que a conta da sua clínica está no Instagram? Será que ela tem conquistado mais seguidores e engajamento? Muitas ferramentas de automação oferecem relatórios personalizados. Assim, você consegue entender melhor quais decisões tomar para atingir os resultados esperados.

Chatbots

Uma das automações possíveis é contar com um chatbot no seu Instagram. Esse é um robô de conversação, capaz de tirar dúvidas mais comuns dos usuários, oferecer uma série de informações e até realizar o agendamento de consultas.

O robô pode ser acionado tanto por quem envia mensagens diretas ao seu perfil, como para quem comenta nos seus anúncios. Isso traz mais facilidade de comunicação e melhora seu poder de atratividade.

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Geração de leads

A automação no Instagram é uma grande aliada na hora de gerar mais leads para a sua clínica. Afinal, essas ferramentas conseguem encontrar usuários com perfil relevante para o seu negócio. Isso faz com que mais usuários descubram sua clínica, o que aumenta as chances de agendamento.

Algumas até permitem que você comece a seguir quem segue seus concorrentes. E, em outras, é possível enviar uma mensagem de boas-vindas automaticamente aos novos seguidores. O que melhora o relacionamento com a sua marca.

Aumento do engajamento

O engajamento é extremamente importante para que suas estratégias de marketing no Instagram funcionem. Isso porque os robôs podem curtir as fotos das pessoas que você segue ou até deixar comentários. Inclusive com automação para stories.

Quando sua marca se conecta com seus seguidores, a chance deles se conectarem com o seu perfil também aumenta. É claro que você ainda precisará investir em postagens e stories envolventes.

Mais visibilidade

Com as ferramentas de automação do Instagram, você reduz as chances do seu perfil ficar esquecido entre os seus seguidores. Isso porque sua marca estará bastante ativa, com os bots se relacionando com os seguidores.

Assim, sua página e suas postagens serão vistas mais vezes. O que aumenta o potencial de atração da sua clínica.

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Como automatizar o Instagram?

Já está convencido que automatizar o Instagram é uma boa ideia? Para que as ferramentas tragam os benefícios esperados, contudo, é preciso atenção na escolha. Veja as dicas que separamos!

Saiba o que pode ou não ser automatizado no Instagram

Para não sofrer penalidades, é importante escolher uma ferramenta de automação do Instagram que siga as diretrizes do Instagram. Alguns exemplos do que pode ser automatizado são:

  • agendamento de posts e stories para os horários em que seu público está mais ativo;
  • análise das hashtags para que novos seguidores descubram sua clínica;
  • pesquisa automática de direito de aquisição de imagens;
  • criar respostas automáticas para otimizar a comunicação com seu público, por exemplo para perguntas mais rotineiras;
  • programar anúncios que serão publicados em horários estratégicos para seu público.

Só tome cuidado com as automações que pareçam spam. Por exemplo, ferramentas que automatização comentários nas postagens dos seus seguidores. Muitos usuários podem se sentir invadidos com essa ação.

Além disso, o Instagram pode entender como ação suspeita e bloquear sua conta.

Algumas ferramentas também são capazes de encontrar seguidores. Porém, cuidado com o número de pessoas que essa ferramenta segue. O Instagram não permite seguir mais de 7500 pessoas. Por isso, algumas ferramentas seguem e deixam de seguir perfis, para manter o índice dentro do permitido.

Enviar directs para usuários que não seguem ou não se relacionam com a sua conta também pode não ser uma boa ideia. Porque essas mensagens acabarão ficando em uma caixa separada e muitos dos seus seguidores podem sequer vê-la.

Evite penalidades

Caso você não use a automação dentro do que é permitido pelo Instagram, sua conta poderá sofrer penalidades. Como:

  • ser impedido de realizar ações no perfil, como restringir seus comentários, impedir de seguir pessoas e páginas, entre outros;
  • ter a conta banida, especialmente caso o Instagram entenda que sua página está cometendo spam ou golpe;
  • cair no shadowban, quando o seu perfil é colocado à margem das buscas, sendo praticamente impossível que novos pacientes e seguidores te encontrem na rede.

Conheça as diferentes ferramentas e use a automação de maneira sábia

Depois de entender o que pode ou não pode ser feito, é importante que a automação do Instagram seja feita de maneira sábia. E o que isso significa? Investir em uma ferramenta que facilite seu dia e que melhore a interação com seus seguidores.

Algumas boas práticas que você pode investir são:

  • agendar publicações para aproveitar os horários em que seus seguidores estão mais ativos, o que aumenta as chances de engajamento;
  • verificar os relatórios de crescimento e engajamento para entender como estão suas estratégias e o que pode ser melhorado;
  • usar mensagens prontas para se conectar com novos seguidores ou para responder as dúvidas mais usuais, economizando tempo;
  • integrar o seu Instagram a um chatbot, especialmente para a captação de leads e agendamentos. O robô pode, inclusive, ser usado nos anúncios, aumentando as chances de conversão.

Conclusão

Neste conteúdo você aprendeu que a automação do Instagram é feita por meio de softwares ou aplicativos que realizam diferentes funções. É possível automatizar uma série de tarefas, como agendar postagens, produzir relatórios e se conectar com seus seguidores de uma maneira diferenciada.

Essas ferramentas trazem mais facilidade na hora de gerenciar seu marketing no Instagram e ajudam a aumentar o número de leads, engajamento e conversão.

Contudo, é muito importante optar por um software que siga as diretrizes do Instagram, para não colocar seu perfil em risco de penalidades.

E aí, curtiu conhecer mais a automação do Instagram? Quer potencializar seus resultados? Baixe nosso e-book de Instagram para clínicas e aumente o número de agendamentos!

Automação do Instagram: como aplicar em sua clínica?