Por Tiago Miranda Costa em Tecnologias na Saúde | Postado em 26 de maio de 2020
No Brasil, o atendimento remoto de pacientes ainda é uma modalidade recente. Mas com as alterações trazidas pela pandemia de Coronavírus, essa tem se tornado uma forma de consulta bastante procurada pelos pacientes, ajudando a manter a saúde deles em dia, sem a necessidade de contato e aglomeração.
Graças aos avanços tecnológicos, essa é uma possibilidade que já é real em vários países como nos Estados Unidos e na China, onde a teleconsulta oferece mais comodidade aos pacientes.
Quer entender melhor como esse tipo de atendimento remoto funciona e de que modo oferecê-lo na sua clínica ou consultório? Continue a leitura!
Como o próprio nome sugere, o atendimento remoto de pacientes é aquele em que o profissional da saúde e o paciente encontram-se distantes fisicamente.
A teleconsulta, porém, não é regulamentada no Brasil e apenas foi permitida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e outros órgãos de saúde durante a crise de Coronavírus que estamos vivendo.
O atendimento remoto, contudo, não precisa ser apenas uma consulta, as também orientações a pacientes já atendidos pessoalmente, como no caso do tratamento de doenças crônicas, controle da medicação, dúvidas após um procedimento, entre outras possibilidades de interação.
Esse contato pode ser feito de várias formas: troca de mensagens via WhatsApp, chamada de vídeo, telechamada, entre outras tecnologias disponíveis.
As consultas à distância podem ser variadas e não apenas envolvendo profissional de saúde e paciente. Algumas das possibilidades são:
No Brasil, o Ministério da Saúde determina que as dúvidas compartilhadas por meio das teleconsultas assíncronas sejam respondidas em, no máximo, 72 horas.
Essas consultas podem ser tanto de primeiro atendimento, como de acompanhamento, supervisão ou urgência – e podem atender desde os cuidados primários e enfermagem até as diferentes especialidades médicas.
Na odontologia, as teleconsultas também podem ser usadas durante a pandemia, especialmente para o acompanhamento e tira-dúvidas dos pacientes.
Atenção: há projeto de Lei em andamento para liberação da teleodontologia. Por enquanto, recomendamos que entre em contato com o Conselho Regional de Odontologia de sua região para confirmar esta informação.
É claro que você não conseguirá examinar o paciente ou efetuar análises mais complexas por uma chamada de vídeo, mas poderá manter o acompanhamento pós-cirúrgico, explicar o uso de determinadas medicações e orientar em casos específicos.
Existem inúmeras vantagens em oferecer o atendimento remoto de pacientes, como:
Antes da pandemia, a telemedicina era permitida legalmente apenas em algumas situações, como na discussão dos casos clínicos entre profissionais da saúde e para orientações e tira dúvidas entre profissionais de saúde e pacientes. O CFM proibia a prescrição de medicamentos e os tratamentos.
A portaria MS nº 2546/2011, contudo, redefiniu e ampliou o Programa Telessaúde Brasil, estabelecendo regras para o uso da telemedicina em estabelecimentos parceiros, tanto públicos como privados.
Como uma das medidas de enfrentamento do Covid-19, o CFM liberou a realização da teleorientação, teleinterconsulta e telemonitoramento. Assim, os médicos poderão usar as plataformas disponíveis para realizar teleconsultas com seus pacientes. As recomendações se encontram na portaria nº 467, publicada no Diário Oficial da União em março de 2020.
Se você deseja implementar o atendimento remoto de pacientes no seu consultório, é importante procurar por uma ferramenta que ofereça: armazenamento seguro das informações enviadas entre pacientes ou outros profissionais da saúde por meio de um sistema com criptografia e facilidade de uso, tanto para os profissionais da saúde como para os pacientes.
Para começar a oferecer mais facilidades aos seus pacientes, que tal contar também com o agendamento online? Desse modo seus pacientes podem fazer todos os passos diretamente pela internet.
Os chatbots são ótimas ferramentas nesse sentido, pois funcionam tanto no site do seu consultório como nas redes sociais, como o Facebook Messenger e o WhatsApp.
Os robôs apenas mostrarão aos usuários os dias e horários que você disponibilizar e o agendamento é automaticamente sincronizado com a agenda online dos profissionais do consultório.
Quando o agendamento for feito, você poderá associar o disparo de um e-mail ou outro tipo de mensagem lembrando o paciente sobre a consulta e orientando sobre como ela funcionará, por exemplo enviando o link de acesso ou confirmando questões como data, horário e exigências (como acessar via smartphone, tablet ou computador com câmera e microfone).
Para fazer essa migração no momento de pandemia, existem algumas ferramentas gratuitas que podem lhe ajudar a criar uma videochamada com os pacientes agendados. As principais são:
A Cloudia é uma grande aliada para quem deseja começar a oferecer atendimento remoto ao seus pacientes. Afinal, ela funciona como uma verdadeira assistente virtual, sendo uma solução completa para melhorar a experiência do paciente e aumentar o número de agendamentos.
Ela é um chatbot com diversas funções, que pode ser associada aos anúncios do seu consultório nas redes sociais ou como complemento do atendimento. A Cloudia consegue:
Você pode programar a Cloudia para, quando disparar o lembrete da consulta, compartilhar o site para o acesso à videochamada e as orientações específicas ao paciente, facilitando o uso da tecnologia.
Neste conteúdo, você viu que o atendimento remoto de pacientes é uma realidade que tem ajudado muito nessa época de pandemia. Diante das alterações trazidas pelo Coronavírus, o CFM e o Ministério da Saúde liberaram os médicos para realizarem consultas à distância, usando a tecnologia.
Para os dentistas, é um pouco mais difícil realizar consultas à distância, embora essas tecnologias possam ser usadas para acompanhamentos e até para captação e preparo dos leads.
Gostou de saber mais sobre o atendimento remoto de pacientes? Já sabe como implementar na sua clínica?
Se você deseja saber como pode ter um chatbot funcionando via WhatsApp, saiba tudo clicando aqui!
E também baixe nosso relatório sobre os dados mais importantes no atendimento durante a pandemia!
Última atualização em 15 de julho de 2022 por Lucca Campardo