Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 23 de outubro de 2019
O atendimento é um dos setores mais importantes para os empreendimentos no ramo da saúde, não poderia ser diferente o atendimento em clínicas odontológicas.
Logicamente, esse não é um panorama diferente nas clínicas odontológicas.
Disponibilizar canais de contato como os aplicativos de trocas de mensagens estimula os pacientes a agendarem, tirarem dúvidas e se sentirem melhor atendidos pelas clínicas.
Tudo isso aumenta o nível de confiança na marca, a quantidade de indicações para amigos e familiares e a taxa de retorno.
Nós compilamos alguns dados importantes sobre o atendimento em clínicas odontológicas a partir do uso da nossa tecnologia, ajudando os gestores a terem uma visão mais ampla sobre quem são seus pacientes, quais horários eles mais desejam agendar e o que estes pacientes mais perguntam.
Quer entender melhor? Continue a leitura!
Bônus exclusivo: Baixe aqui o Relatório completo com as 19 descobertas ao analisar mais de 900 mil atendimentos em clínicas para te ajudar a dobrar o seu faturamento.
Compreender como os seus pacientes se comportam é extremamente importante. Afinal, a partir desses dados é possível pensar em maneiras de tornar seu atendimento mais eficiente e adequado a esse padrão de comportamento.
A forma como as pessoas se relacionam com as marcas está mudando!
Estamos, de uma maneira geral, mais imediatistas e queremos aproveitar todas as facilidades oferecidas pelas novas tecnologias.
A ansiedade é um dos males do século (ao lado da depressão).
As clínicas que conseguem acompanhar essas tendências captam mais pacientes, atendem melhor, geram maior satisfação nos pacientes e conseguem manter uma frequência maior de atendimento.
Tudo isso se traduz em um caixa sempre positivo e em uma imagem forte da marca na mente dos pacientes.
A melhor maneira de entender as mudanças no comportamento dessas pessoas é, justamente, se atentando para esses dados e estatísticas sobre o atendimento e o desejo dos pacientes para essa área.
A Cloudia é uma assistente virtual que conta com inteligência artificial, capaz de automatizar o atendimento pré-consulta, oferecendo uma série de informações aos pacientes.
Assim, é possível automatizar procedimentos corriqueiros normalmente realizados pelas secretárias, como esclarecimento de dúvidas, agendamento de consultas ou avaliações, envio de lembretes etc.
A partir do uso dessa solução, fizemos várias descobertas importantes sobre o atendimento em clínicas. Esses dados te ajudarão a tomar decisões estratégicas e entender melhor o comportamento atual dos pacientes que buscam os seus serviços.
Veja alguns dos 19 dados que descobrimos:
No domingo são solicitados mais agendamentos pelos aplicativos de trocas de mensagens do que no sábado.
No domingo, o pico de atendimento ocorre das 22 às 22:59 horas, justamente naquele momento que a sua equipe está descansando assistindo ao Fantástico. 🙂
Para comparecer ao consultório, o horário mais procurado pelos pacientes é o das 10 horas do sábado, superando, inclusive, qualquer outro horário durante a semana.
Porém, nem todas as clínicas abrem nesse dia, perdendo um grande número de oportunidades.
Veja exatamente a distribuição dos horários mais procurados pelos pacientes durante a semana e no sábado no Relatório completo com todos as 19 descobertas sobre atendimento ao serem analisados mais de 900 mil atendimentos em clínicas.
Durante a semana, os picos de solicitações de agendamentos ocorrem nos horários das 8h da manhã até às 8:59, das 12h até 12:59 e existe um terceiro pico que vai das 20h até 20:59.
Apesar disso, 66% das solicitações de agendamentos são realizados fora do horário comercial, ou seja, aproximadamente 2/3 dos agendamentos.
Obs.: Nesta pesquisa foi considerado horário comercial sendo de segunda a sexta das 9h as 12h e das 14 as 19h.
Outro dado importante é que a maioria das pessoas agenda a consulta para o dia seguinte. Em outras palavras: a maioria dos pacientes agenda hoje uma consulta para amanhã.
Atualmente, muitas clínicas odontológicas oferecem a possibilidade de agendamento de consulta via aplicativos de mensagem, porém com atendimento humano. Ou seja, com as secretárias realizando esse processo manualmente.
Na nossa pesquisa, o tempo médio de atendimento nesses aplicativos foi de 47 minutos para conseguir agendar uma consulta via atendente humano.
Ao automatizar esse atendimento com a Cloudia, houve uma enorme diminuição neste tempo. Divulgamos este tempo médio no nosso relatório que você pode baixar clicando no final do post.
53% dos atendimentos onde houveram solicitação de agendamento são feitos por pacientes que desejam tirar dúvidas antes de agendarem sua consulta.
Isso mostra o quanto é importante ter um atendimento que esclareça as dúvidas do paciente, convertendo muito mais atendimentos em agendamentos do que um simples formulário “frio” para o paciente preencher.
Ele certamente não agendará enquanto não esclarecer as dúvidas que tiver.
Muitos gestores de clínicas ainda não automatizam seus atendimentos porque acreditam no mito de que as pessoas preferem ser atendidas por humanos ao invés de máquinas.
Em outubro de 2019, a nota média (em uma escala de 0 a 10) dada pelos pacientes ao atendimento automático da Cloudia foi de 9,27. Em geral, os atendimentos humanos nas clínicas não têm uma média tão alta como essa.
Gostou desse estudo? Quer saber muito mais sobre estas e outras estatísticas importantes?
Clique na imagem do final deste post e baixe o nosso relatório onde abordaremos 19 descobertas sobre atendimento que você precisa saber para continuar no mercado e aumentar o seu faturamento.
Algumas questões que o relatório responde são:
Última atualização em 26 de dezembro de 2022 por Tathiane Vidal