Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 14 de setembro de 2021
O agendamento automatizado na clínica médica é uma tendência – que cresceu ainda mais com a pandemia, quando um número maior de pessoas passou a usar a internet e a tecnologia.
Para os médicos, gestores e demais profissionais, o agendamento automatizado também traz vantagens interessantes, sobretudo a economia de tempo. Quer entender melhor? Siga a leitura!
O agendamento automatizado é aquele realizado por meio de plataformas virtuais, nas quais o paciente consegue agendar sua consulta ou remarcar seus horários de modo online, sem precisar se deslocar ou ligar para a clínica.
Em tempos de pandemia de covid-19, essa é uma solução bastante interessante, já que evita que as pessoas tenham de sair de casa. Mas, mesmo sem esse problema de saúde pública, o agendamento automatizado já vinha crescendo, tanto na preferência dos pacientes, como dos próprios médicos e gestores de clínicas.
O agendamento pode ser feito tanto por plataformas avulsas, como por chatbots ou outras tecnologias integradas ao sistema de gestão do consultório. É possível enviar um link para o seu paciente acessar o sistema de agendamento ou utilizar um robô de conversação no seu site ou redes sociais, oferecendo mais liberdade para os pacientes.
Os horários que ficam disponíveis para o agendamento são apenas aqueles que você indica como livres. Isso porque esses sistemas funcionam sincronizados com a agenda online dos médicos. Ao marcar um horário, automaticamente ele é inserido na agenda do profissional – e pode ser visualizado pelas secretárias da clínica.
Ainda há soluções que incluem a função extra de enviar lembretes de consulta com alguns dias de antecedência, também de maneira automatizada, trazendo ainda mais vantagens às clínicas médicas.
Ainda não tem certeza que o agendamento automatizado é uma boa ideia para sua clínica médica? Veja as vantagens interessantes que separamos!
A primeira vantagem interessante do agendamento automatizado é a economia de tempo que ele proporciona à sua equipe. Afinal, suas secretárias e recepcionistas não precisarão mais passar horas atendendo ao telefone e aos pacientes na clínica que desejam apenas agendar consulta, tendo mais tempo livre para desenvolverem outras funções, como captação de novos pacientes, atendimento dos que aguardam consulta na clínica etc.
Os pacientes também têm muito a ganhar com o agendamento automatizado. Afinal, eles podem marcar consultas e procedimentos sempre que se lembrarem de fazer isso, uma vez que os sistemas funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Então, se o seu paciente se lembrar que precisa agendar uma consulta sábado à noite, por exemplo, ele não precisará aguardar até segunda, durante o horário de expediente da clínica – e nem ligar ou se deslocar pela cidade.
A falta de tempo é uma questão que afeta a maioria das pessoas – e você pode estar perdendo pacientes que acabam se esquecendo ou não têm tempo para agendarem uma consulta pelos meios tradicionais.
Dependendo da solução usada, é possível oferecer, ainda, outras facilidades aos seus pacientes, como visualizar todas as consultas já realizadas na clínica e receber lembretes das próximas consultas via SMS, e-mail, correio de voz ou mensagens via redes sociais e aplicativos.
Os sistemas automatizados têm uma maneira padrão de realizarem o agendamento, o que evita falhas humanas e operacionais nesse processo, como a marcação de dois pacientes no mesmo horário.
Com esse sistema, você poderá indicar respostas padronizadas para oferecer às dúvidas dos seus pacientes, garantindo um nível maior de satisfação com o atendimento da sua clínica – e evitando informações desencontradas.
Com um bom software de agendamento automatizado na clínica, é possível substituir alguns serviços humanos nesse segmento. Por exemplo, se você precisava de 3 profissionais na recepção, deixando 1 apenas para agendar consultas, poderá reduzir esse efetivo, pois uma parte significativa do trabalho estará sendo feita pelo software.
No médio e longo prazo, essa economia pode ser muito interessante, ajudando a reduzir os custos fixos do consultório.
A automatização do agendamento soluciona vários problemas relacionados à satisfação dos pacientes, como o tempo de espera para solucionar dúvidas, o telefone sempre ocupado e a dificuldade para agendar consultas, entre outras.
Tudo isso, é claro, colabora para que os pacientes se sintam mais satisfeitos com seu consultório – e acabem se tornando fiéis aos seus serviços, indicando você e a sua equipe para amigos e familiares.
Com um sistema automatizado, os profissionais da clínica conseguem administrar com mais exatidão as atividades do seu dia. É possível acompanhar, por exemplo, em tempo real, quais pacientes já foram atendidos, quais estão programados para o dia, quantos estão na sala de espera, quem está atrasado – e muitas outras informações.
Algumas soluções de agendamento automatizado permitem a associação às redes sociais. Isso significa que você pode realizar anúncios da sua clínica e incluir o botão para o usuário realizar o agendamento de uma consulta, aumentando a captação de pacientes e melhorando a saúde financeira da sua clínica médica.
Uma das soluções disponíveis é o chatbot com função de agendamento automatizado na clínica médica. Ele é um robô de conversação que funciona como uma verdadeira assistente virtual para o seu consultório.
A Cloudia é um exemplo dessa solução. Ela é um robô de conversação com inteligência artificial, capaz de aprender com as interações com seus usuários. São muitas as funções que a Cloudia oferece, como:
Viu só como uma tecnologia de agendamento automatizado na clínica médica é capaz de trazer um série de benefícios? Teste a Cloudia como paciente e entenda as facilidades que você pode oferecer!
Última atualização em 2 de abril de 2024 por Cristielle