Por Lucca Campardo em Dicas, Novidade & Notícias | Postado em 17 de maio de 2023
Fidelizar os pacientes da clínica é muito importante para manter o crescimento de forma sustentável, a partir da retenção de clientes. De nada adianta continuar captando novos clientes se eles não continuam a fazer outros tratamentos e a voltar mais vezes à clínica.
A partir de algumas estratégias e modos de tratar o paciente, será possível fazer com que ele se sinta melhor atendido e cuidado pela clínica. O que vai fazer com que ele tenha uma boa experiência e irá incentivá-lo a voltar para a clínica mais vezes.
Continue a leitura e veja 5 dicas para fidelizar os pacientes!
Segundo uma pesquisa realizada pelo SuperOffice, acaba custando 5-25x mais caro adquirir um novo cliente, por conta de todo o trabalho que precisa ser realizado até que ele feche o serviço. O que leva em consideração o investimento em marketing, tempo de atendimento e o acompanhamento do cliente.
Sendo assim, sai mais barato fidelizar os pacientes que já passaram pela clínica, pois a parte difícil de fazer com ele marque uma consulta já foi. Entretanto, esse processo começa desde o início do atendimento e vai até depois de já ter terminado o seu tratamento.
Nas clínicas da área da saúde o processo de fidelizar os pacientes costuma ser mais complicado, visto que as pessoas não têm o costume de realizar check-ups e exames regulares. Apenas buscam a clínica quando existe um mau-estar ou problema de saúde.
Por isso, também é importante trabalhar na conscientização do paciente sobre a necessidade do retorno, exames regulares e acompanhamento. Isso se torna mais fácil se a experiência dele tiver sido boa na primeira consulta e se a clínica realmente entendeu qual a necessidade dele.
A melhor forma de fidelizar os pacientes da clínica é fazer um trabalho completo por sua parte. Sendo assim, o ambiente da clínica, funcionários, atendimento, consulta, comunicação e marketing devem todos ter o mesmo objetivo. Dessa forma, em todos os aspectos, a sua clínica estará trabalhando para fidelizar os pacientes.
Seguem 5 dicas e estratégias de como você pode fazer isso!
A primeira dica para fidelizar os pacientes é realmente entender a dor deles. O motivo do porquê estão em busca de tal tratamento ou procedimento. É uma questão de estética? Alguma razão particular? Um atendimento focado no entendimento do problema deve ser oferecido.
Essa atenção especial ao problema do cliente o fará perceber que a clínica realmente se importa em resolver sua dor, e não que ele é apenas mais uma na lista. São essas pequenas ações que fazem com que o paciente tenha mais confiança na clínica.
Tudo o que envolve a experiência do cliente na clínica contribui para a sua fidelização. Isso se dá também no ambiente da clínica, no quesito de a decoração ser agradável, os móveis confortáveis e da equipe da clínica ser bem treinada para receber os pacientes.
Manter os colaboradores bem treinados para oferecer um atendimento humanizado e amigável é fundamental para fidelizar os pacientes da clínica, já que sempre é necessário promover uma melhoria contínua por meio de capacitações para manter a equipe atualizada.
Para fidelizar os pacientes e fazer com que eles voltem para mais consultas e tratamentos na clínica é preciso trabalhar bem o pós-atendimento, fazendo o famoso follow-up. Esse é o acompanhamento do paciente depois que ele já passou pela clínica.
O objetivo é continuar em contato com ele para que seja incentivado a retornar para outras consultas na clínica. Por meio de mensagens de promoções, aniversários, datas especiais e novidades, estará sendo criado um relacionamento com o paciente.
Atrasos irritam qualquer um, e o mesmo pode acontecer com um profissional da clínica ou paciente. Então é preferível que situações de atraso sejam evitadas para que a imagem que o paciente tenha da clínica não seja marcada por esse momento. E caso ocorra, que sejam resolvidas rapidamente.
É fundamental que a clínica esteja preparada para atender o paciente no horário agendado, tendo pouco tempo de espera. Ela deve se organizar para que não haja atrasos por parte dos profissionais e também dos clientes, já que influencia bastante no processo de fidelizar os pacientes.
Outra forma de fidelizar os pacientes da clínica e fazer com que voltem para mais consultas é ao oferecer um ótimo e eficiente atendimento. De forma que o cliente possa entrar em contato e fazer o agendamento sem ter nenhum problema no processo e sem precisar esperar.
Um chatbot para atendimento e agendamento vai fazer com que sua clínica fique disponível para contato do cliente 24 horas por dia, 7 dias na semana. E o robô vai responder a todos os que mandarem mensagem pelos diversos canais disponíveis, tirando dúvidas, pedindo informações e até agendando a consulta.
Para continuar fornecendo uma excelente experiência e fidelizar os pacientes da clínica, você pode perguntar a eles sobre os pontos positivos e negativos que tiveram em sua jornada na clínica. É possível obter insights valiosos que podem ajudar a melhorar a experiência geral do paciente.
Ao perguntar aos pacientes sobre os aspectos positivos que tiveram, você pode descobrir os principais pontos fortes da sua clínica. Isso pode incluir elogios sobre a qualidade do atendimento, a cordialidade da equipe, a eficiência dos processos ou até mesmo a comodidade das instalações.
Ao solicitar feedback sobre os aspectos negativos, você tem a oportunidade de identificar áreas em que a clínica pode melhorar. Os pacientes podem apontar questões como tempo de espera excessivo, dificuldades de comunicação, problemas com agendamento de consultas, falta de clareza nas informações fornecidas, entre outros
Compreender esses pontos fortes permitirá que você os destaque em sua estratégia de marketing e reforce o que sua clínica tem a oferecer, como também direcionar as ações de melhoria e aprimorar a experiência do paciente nos pontos negativos abordados.
A Cloudia é uma startup com expertise em criação de chatbots para a área da saúde. Já são 6 anos trabalhando para tornar o atendimento e agendamento de clínicas mais eficiente, trazendo uma melhor experiência para os pacientes e melhores resultados.
Nesses anos, já atingimos estes números:
Com o robô de atendimento e agendamento da Cloudia, a sua clínica estará disponível para atender o paciente a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias na semana. Respondendo dúvidas, classificando o lead em etapas e dando as informações necessárias, tudo automaticamente.
Não será mais necessário se preocupar com os atendimentos feitos fora do horário comercial, finais de semana e feriados. Segundo dados da Cloudia, 64% das solicitações de atendimento acontecem fora do horário comercial, por conta da rotina corrida.
Neste conteúdo, vimos sobre a importância de fidelizar os pacientes da clínica para ter uma retenção deles. Já que sai mais caro ter que conquistar novos clientes do que trabalhar com os que já passaram pela clínica.
Trouxemos dicas de como você pode fidelizar os pacientes, entendendo sua dor, criando um ambiente agradável, realizando o pós-atendimento e facilitando o atendimento e agendamento. Ao aplicar essas dicas e pedir o feedback dos pacientes, será possível ficar cada vez mais próximos deles.
Temos um e-book sobre a Jornada de Atendimento do Cliente, no qual explicamos o passo a passo do cliente dentro da clínica, trazendo pontos importantes e dicas de como fidelizar. Baixe gratuitamente este material!
Última atualização em 7 de fevereiro de 2024 por Lucas Santos