Por Lucca Campardo em Dicas, Novidade & Notícias | Postado em 4 de abril de 2023
O ChatGPT, ferramenta de interação com o usuário, tem ganhado cada vez mais destaque entre as pautas das grandes empresas desde o fim do ano passado. Com o seu sucesso repentino e a qualidade das respostas obtidas pelos usuários, não demorou muito para que as filas de teste aumentassem.
A inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI abre novas possibilidades para a forma com que uma pessoa pode interagir com um robô e também a sua eficiência nas pesquisas feitas pelos mecanismos de busca. Isso chamou atenção do Google e da Microsoft.
Continue a leitura para ficar por dentro do que está acontecendo!
O ChatGPT, ou Generative Pre-Trained Transformer, é um algoritmo baseado em inteligência artificial criado por um laboratório de pesquisas estadunidense chamado OpenAI. Seu desenvolvimento foi feito usando machine learning, tendo o foco em diálogos virtuais com o usuário.
A ferramenta permite que você tenha conversas, por meio de mensagens, com o chatbot de uma forma que se pareça com um ser humano. Por meio da inteligência artificial, o ChatGPT tem acesso a um grande banco de dados e também guarda o histórico de conversa do usuário para tornar as respostas mais precisas e personalizadas.
Além de poder conversar, o ChatGPT também realiza diversas outras atividades, como ajudar na criação de conteúdos, correção de textos, explicação de conceitos complicados e muitos mais. O chatbot não só traz o conteúdo, mas ele é adaptado cada vez mais conforme vai conhecendo o usuário.
O ChatGPT é gratuito para uso, entretanto, devido a quantidade de acessos, pode haver certas instabilidades no serviço. O mesmo possui um plano pago, que evita filas, traz as respostas mais rapidamente e tem acesso antecipado a novas funcionalidades, que custa $20 mensais.
Para acessar, basta entrar no site do ChatGPT, por meio do chat.openai.com, que conta agora com uma versão em português, tornando-o mais acessível. Após entrar, será necessário criar uma conta, e a criação pode ser facilitada ao conectar ela com o Google ou uma conta da Microsoft.
Uma vez dentro da plataforma, é só começar a interagir com o robô e utilizá-lo da maneira que lhe for mais conveniente, seja para uso pessoal, aperfeiçoamento de textos e conteúdo no trabalho ou até para entender melhor como o ChatGPT funciona.
(Tela inicial do ChatGPT)
Com a explosão de acessos obtidos pela OpenAI com o ChatGPT, muitas empresas começaram a investir firmemente na inteligência artificial, seja por meio de parcerias ou então na criação da sua própria inteligência artificial. Outra pauta levantada por isso foi sobre a possibilidade de perder o trabalho por conta dela.
Grandes empresas, como a Microsoft e o Google não perderam tempo e começaram uma corrida tecnológica em torno da inteligência artificial. A Microsoft decidiu implementar o ChatGPT em seu mecanismo de busca, o Bing, enquanto o Google criou o Bard, sua nova ferramenta de chatbot para competir com o criado pela OpenAI.
Nestes ambos casos, o intuito ao fazer isso é tornar a experiência de busca mais personalizada e eficiente. Ao invés de ter que procurar pela resposta e clicar em diferentes links, o ChatGPT traz o que você precisa como se tivesse perguntado a uma pessoa muito experiente sobre o assunto.
Do mesmo modo, caso você não fique satisfeito com a resolução ou com a abordagem tomada pelo robô, é possível pedir para que refaça trazendo uma nova perspectiva ou levando certa informação em conta. O ChatGPT vai usar as conversas antigas para ajustar suas respostas.
Em questão das pessoas preocupadas que a ferramenta pode levar algumas profissões a se tornarem desnecessárias devido a sua eficiência e rapidez, o próprio ChatGPT ressalta que as inovações tecnológicas mudam muitas indústrias, mas também cria novas oportunidades de trabalho.
Quando questionado sobre o assunto, o robô diz que visa ajudar as pessoas a serem mais produtivas, e não substituir completamente o trabalho humano. Embora seja verdade que o ChatGPT possa automatizar algumas tarefas, ele não é capaz de realizar todas as funções que um ser humano pode realizar.
Ao terminar, ressalta que cabe a cada um de nós decidir como usá-lo para alcançar nossos objetivos pessoais e profissionais. E que é importante continuar se atualizando e desenvolvendo novas habilidades para acompanhar as mudanças em nosso ambiente de trabalho e aproveitar as oportunidades que surgem.
A OpenAI já recebeu vários investimentos desde que foi fundada em 2015. A empresa foi fundada com um investimento inicial de US$1 bilhão, liderado por Elon Musk, Reid Hoffman, Peter Thiel, Sam Altman e Jessica Livingston. Em 2016, a OpenAI anunciou uma parceria com a Microsoft e recebeu um investimento adicional de US$ 1 bilhão da empresa.
A OpenAI também recebeu investimentos de outras empresas, incluindo a GIC, um fundo soberano de Cingapura, e a Tencent, uma empresa de tecnologia chinesa. Em 2020, a empresa recebeu um investimento de US$1 bilhão da Silver Lake, uma empresa de private equity. E esses foram os principais investimentos que permitiram que ela continuasse tecnologias avançadas de IA.
Por outro lado, temos o Google investindo U$400 milhões na Alphabet, a rival da Open AI. A empresa também usará os serviços de nuvem da multinacional e é ela que está por trás do chatbot Bard.
As clínicas podem usar o ChatGPT para a produção de conteúdo de forma eficiente e escalável. O robô pode ser treinado com base em dados específicos da clínica e do público-alvo, para gerar respostas personalizadas a perguntas comuns sobre saúde e bem-estar.
Se estiver com dificuldades para criar um texto para uma mensagem com o objetivo de fazer com que um paciente retorne à clínica para outros procedimentos, você pode pedir ajuda ao robô. Ao explicar com detalhes e passar as informações necessárias, você terá um modelo de mensagem pronto.
O ChatGPT pode ser utilizado como ferramenta de suporte para os profissionais de saúde. Os médicos, dentistas e esteticistas podem utilizar a ferramenta para tirar dúvidas sobre casos difíceis, encontrar informações sobre diagnósticos e tratamentos, e até mesmo para fazer anotações durante as consultas.
O importante é não depender apenas da ferramenta, mas usá-la como um complemento que vai ajudar no desenvolvimento. Dessa forma, também é possível criar conteúdo relevante e útil para os pacientes, como artigos de blog, posts em redes sociais e até mesmo e-books.
Uma outra forma de utilizar da inteligência artificial na sua clínica é por meio dos chatbots de atendimento e agendamento. O robô consegue, sem necessidade de ajuda humana, realizar todo o fluxo de atendimento da clínica. Ele manda informações importantes, tira dúvidas, cadastra o cliente e até realiza o agendamento de consultas.
O chatbot da Cloudia, além de tudo isso, também faz com que sua clínica fique disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana, e atenda em diversos canais ao mesmo tempo, oferecendo uma central de mensagens Omnichannel. A plataforma também conta com diversas funcionalidades que vão te ajudar no gerenciamento da clínica.
Como podemos ver, essa corrida tecnológica em torno da inteligência artificial ainda vai dar muito o que falar. Mas com as novas ferramentas sendo desenvolvidas, já conseguimos ter um vislumbre de seu potencial futuro e como podemos agregá-las no dia a dia para tornar o trabalho mais eficiente.
Ao aprender a utilizar o ChatGPT corretamente, é possível contar com sua ajuda para facilitar e dar ideias, por exemplo, de como entrar em contato com um paciente para falar sobre retornar à clínica, de conteúdos que podem ser criados para seu público-alvo, de aprendizados que podem vir a partir das informações disponíveis e muito mais!
Aliás, parte deste conteúdo foi escrito utilizando o ChatGPT. Nós usamos a ferramenta para buscar informações e também para saber como uma clínica pode utilizar o robô em seu dia a dia. Neste ponto específico, a ferramenta até escreveu alguns parágrafos, que depois foram ajustados para a nossa publicação.
Uma ótima forma de entrar em contato com o paciente para convidá-lo a novas consultas na clínica é por meio do WhatsApp, já que promove um contato mais próximo do cliente. Baixe nosso Guia Completo de como usar o WhatsApp na sua clínica!
Última atualização em 4 de abril de 2023 por Lucca Campardo