Por Lucca Campardo em Marketing para Clínicas Odontológicas | Postado em 20 de setembro de 2022
Usar um chatbot para dentista em sua clínica pode fazer toda a diferença no atendimento de um paciente, pois criará uma experiência de atendimento rápida e eficiente, tornando todo o processo mais agradável.
Atualmente, 64% das pessoas preferem enviar mensagem para uma empresa do que ter que entrar em contato por meio de uma ligação. Outro dado mostra que 80% prefere que o contato seja via WhatsApp.
O que torna importante ter um atendimento que esteja disponível no momento em que o paciente precisar, e permita que o mesmo tire suas dúvidas e agende uma consulta.
Um chatbot para dentista permite isso, e ainda está disponível em vários canais. Continue a leitura do post e entenda mais sobre!
Chatbot é um robô de conversação que permite que os pacientes interajam por meio de diversas plataformas. Ele é capaz de tirar dúvidas dos usuários, oferecer uma série de informações e até realizar o agendamento de consultas.
Tudo isso automaticamente, sem a necessidade de acompanhamento ou de uma pessoa que fique responsável por ele. O chatbot tem inteligência artificial e se adapta às necessidades.
Um chatbot para dentista traz diversas funcionalidades que vão facilitar e tornar o seu trabalho mais eficiente. Você deixa de ter de realizar uma série de tarefas manualmente e consegue otimizar seu tempo. Além, é claro, de melhorar seus resultados.
Quando conectado com as redes sociais, o robô pode interagir com seus seguidores, tornando sua clínica mais ativa e melhorando o relacionamento com o paciente.
Acompanhe algumas das funções que ele oferece:
Respostas automáticas
Para as redes sociais, é possível ativar o chatbot para dentista para também responder instantaneamente os comentários feitos em posts e anúncios, estimulando a interação da pessoa com o robô. A mensagem pode ser definida por você e é totalmente personalizável.
Disparo de lembrete de consultas
Com o intuito de diminuir os pacientes que não comparecem nas consultas, o disparo de lembretes de consultas automáticos envia uma mensagem, definida por você e em quantos dias de antecedência preferir, ao paciente para lembrá-lo da consulta.
Dashboard e relatórios
A Cloudia oferece um dashboard completo e cheio de relatórios para otimizar seus atendimentos e trazer informações valiosas para a clínica. Eles fornecem dados como número de atendimentos realizados, pacientes que agendaram consultas, novos clientes e muitos mais.
Funil de atendimento
Faça a visualização dos leads em formato de funil de vendas, dessa forma, é possível facilitar a organização do processo comercial, entender qual estágio do funil se encontra cada lead e simplificar o acompanhamento dos atendentes.
Envio de mensagens em massa
A função do envio de mensagens em massa está disponível com o chatbot no WhatsApp API. Essa função permite enviar uma mensagem em texto ou vídeo para sua base de lead, podendo reativar leads, buscar o retorno de pacientes que já realizaram procedimentos no passado e fazer campanhas sazonais.
Existem chatbots que podem ser aplicados em diferentes canais. O da Cloudia permite que o paciente entre em contato por meio do Facebook Messenger, Instagram Direct, WhatsApp e site.
Cada um desses canais possuem aplicações e funcionalidades diferentes, mas em todos é possível agendar e tirar dúvidas de forma automatizada.
O robô vai cuidar das tarefas repetitivas, deixando a equipe livre para cuidar de tarefas que demandam maior atenção. Ele também faz a classificação e organização dos atendimentos realizados
E o melhor é que sua clínica fica disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana, esperando o contato de um paciente ou potencial cliente.
Facebook Messenger
No Facebook, o chatbot para dentista funciona respondendo automaticamente os comentários nos posts e anúncios. Uma boa estratégia é direcionar esses para interagirem com o robô, que pode esclarecer dúvidas e realizar agendamentos.
Ao alinhar o chatbot a seus anúncios, você otimiza os resultados e promove uma melhor experiência para os potenciais clientes.
Instagram Direct
Como visto, ao integrar o chatbot no Instagram, é possível responder automaticamente comentários feitos em publicações e anúncios, como também as entradas de contato por meio do direct.
Todos os usuários que realizarem alguma interação com a sua clínica por meio do perfil do Instagram serão respondidos imediatamente pelo chatbot.
Atualmente, há duas opções para utilizar um chatbot no WhatsApp. A primeira, é utilizando a conta do WhatsApp Business API, que permite integrar o aplicativo de mensagens com chatbots, CRMs e plataformas omnichannel.
Essa conta é paga e também precisa de uma validação da Meta (empresa detentora do WhatsApp), além de um CNPJ e website.
A outra opção é por meio do WhatsApp via WhatsApp Web, que é uma solução que a Cloudia traz para facilitar a integração com um chatbot. Nessa forma, não há custo de terceiros e todo processo é mais rápido. Caso queira saber mais, clique aqui!
Site
Com o chatbot para dentista integrado a seu website, os pacientes que o visitarem poderão tirar suas dúvidas e serem atendidos, mesmo fora do horário comercial, adicionando mais um meio pelo qual podem entrar em contato.
As clínicas que utilizam o chatbot em mais de um meio, poderão ver todas as mensagens e atendimentos feitos pelo robô em uma tela só, independente de qual aplicativo estejam interagindo.
Os atendentes podem visualizar as conversas todas juntas em um único canal, por meio da central de mensagens Omnichannel.
Com essa vasta possibilidade de integração e automatização, surgem algumas novas formas de trabalhar com o marketing digital da sua clínica. Seguem algumas estratégias que podem ser aplicadas:
Se as campanhas de mídia paga forem configuradas corretamente e os leads levados a interagir com o chatbot, eles entrarão para o fluxo, sendo possível nutrir esses contatos ao mandar mensagens úteis e informativas.
A ideia com o marketing de relacionamento é, como o próprio nome já diz, criar um relacionamento com o paciente, criando uma maior proximidade da clínica com ele. Por meio do chatbot, você pode mandar um lembrete da consulta ao paciente, dicas de como chegar na clínica, instruções para um pós-tratamento e até parabenizar o paciente em seu aniversário.
O atendimento automático é um dos principais pontos de um chatbot. O robô vai coletar todas as informações mais importantes de cada usuário que entrar em contato com a clínica, tornando o processo de coleta mais rápido. Esses dados vão entrar para o dashboard e é possível acompanhar a evolução do cliente.
Outra estratégia é utilizar o chatbot para dentista para fazer um acompanhamento pós-consulta. Ao finalizar um tratamento, prepare uma mensagem se prontificando para tirar dúvidas ou queixas que o paciente possa ter. Também é importante pedir o feedback, tanto no uso da chatbot para o atendimento quanto no procedimento realizado, por meio de uma pesquisa de satisfação.
Neste conteúdo, você viu como um chatbot para dentista traz vários benefícios e facilidades para sua clínica. O robô torna maior a produtividade de seus funcionários e também fornece funcionalidades que vão ajudar nas estratégias de marketing.
Sem contar que, com um atendimento disponível a qualquer momento, sua clínica não precisará se preocupar com as solicitações fora do horário de funcionamento, visto que 64% delas acontecem fora do horário comercial.
Caso queira conhecer mais das possibilidades que um chatbot para dentista pode oferecer, baixe nosso guia completo de como usar o WhatsApp na sua clínica!