Por Adriele Amaral em Marketing na Saúde | Postado em 1 de março de 2022
Já foi o tempo em que o marketing na saúde era opcional. Atualmente, qualquer empresa na área que deseja se destacar e captar mais pacientes precisa ter uma estratégia sólida e bem elaborada, considerando as características do público e da própria clínica.
As agências de marketing estão recebendo um número cada vez maior de clínicas, hospitais, médicos, dentistas e vários outros profissionais do setor. Mas como, exatamente, otimizar uma campanha que realmente ajude a fortalecer a marca e captar mais pacientes, considerando todos os pormenores da área da saúde?
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Otimizar os investimentos em marketing e torná-los ainda mais certeiros, contribuindo para captar mais pacientes mantendo as agendas dos profissionais sempre cheias. Qual agência não deseja oferecer tudo isso aos seus clientes? Separamos algumas dicas importantes para atingir esses objetivos.
Tudo começa com uma estratégia bem desenhada. E para isso, o estudo das personas é ainda mais importante – especialmente no setor da saúde. Tente ir além dos dados tradicionais e foque em desenvolver um mapa de rejeição junto às suas personas.
Afinal, porque os usuários protelam o agendamento de uma consulta com o seu cliente? As causas podem ser várias, como medo de médico/dentista, insegurança quanto ao resultado do tratamento, valor muito alto e dificuldade de pagamento, experiências prévias ruins com outros profissionais etc.
Entender esses motivos ajuda a criar estratégias mais focadas. Por exemplo, se o problema é o medo de ir ao dentista, você pode desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo para blog e redes sociais mostrando as inovações tecnológicas no consultório do cliente que tornam a ida ao dentista mais tranquila e menos traumática.
Percebe como entender a fundo as personas ajuda a direcionar melhor suas estratégias e captar mais pacientes? Foque em levantar, junto com o cliente, as principais características dos públicos atendidos, como idade, renda, escolaridade, procedimentos/tratamentos que mais procuram, inseguranças que impedem o agendamento etc.
Ainda na fase de planejamento, foque em entender a fundo o funil de vendas. Nem sempre ele será o mesmo das outras áreas. Normalmente, um funil de vendas padrão para a área de saúde é composto por 5 fases:
Além dessas fases, ainda podem existir duas adicionais: o paciente que fez a consulta e iniciou o tratamento e o paciente que, além de tudo isso, ainda deixou uma avaliação positiva e indicou o serviço para outras pessoas.
Essa última fase é a cereja do bolo, o que todas as clínicas desejam – e o que você pode ajudar a atrair, desde que estruture corretamente o funil de vendas, entendendo a fundo as particularidades do setor e desenvolvendo estratégias que ajudem o público a enxergar o seu cliente como autoridade na área e passar confiança em todo o processo, para a adesão ao tratamento.
É claro que você não pode controlar o que acontece dentro da clínica (fator crucial para o encantamento), mas pode ajudar a destacar os pontos positivos do seu cliente e captar mais pacientes dentro das características das personas desenhadas.
O tráfego orgânico é importante em qualquer estratégia de marketing digital na saúde – mas não deve ser o único. Os anúncios, tanto nas redes sociais como no Google, ajudam a atrair tráfego qualificado – e muitas vezes já no fundo do funil, otimizando o orçamento.
No Google, você pode mirar em palavras-chaves específicas e bem fundo de funil, para atrair os usuários que já estão decididos – apenas pesquisando por clínicas próximos de onde ele mora. O CTA pode levar ao site principal da clínica ou a um chatbot de agendamento, tornando todo o processo ainda mais simples e otimizado para captar mais pacientes.
Uma pessoa que digita, por exemplo, “oncologista em Belo Horizonte” está mais propenso a agendar uma consulta do que alguém que pesquisa “o que é oncologia”. Então foque nessas palavras-chaves, relacionadas a especialidade + cidade (ou bairro, em caso de cidades muito grandes). Você também pode usar palavras de ação que os usuários pesquisariam, como “agendar oncologista em Belo Horizonte”.
Nas redes sociais, os anúncios também são interessantes. Mas é preciso respeitar às diferenças desse ambiente, com chamadas menos agressivas e insistentes, focadas, principalmente, nos benefícios que o cliente oferece.
Por exemplo, no Instagram, você pode criar um anúncio com CTA para o agendamento online, mas com uma legenda explicando os benefícios de determinado tratamento – ou até um vídeo ilustrativo.
Vamos supor que o cliente seja um consultório de dentista. É possível fazer um anúncio como: “Cansado dos dentes amarelados? Faça um clareamento a laser e transforme seu sorriso. Um sorriso mais branco abre portas no mercado de trabalho e eleva a autoestima. Agende sua consulta de avaliação”.
Outra maneira de captar mais pacientes é por meio da indicação. O bom e velho “marketing boca a boca” é uma excelente maneira de construir autoridade – algo fundamental no marketing para saúde. Mas como a sua agência pode ajudar nisso? Por meio da automação, com o uso do e-mail marketing.
É possível, por exemplo, disparar um e-mail após cada consulta, com uma pesquisa de opinião do consultório e convidando o paciente a compartilhar sua experiência. Uma ideia é sugerindo a avaliação no Google Meu Negócio ou nas redes sociais do consultório.
A automação de marketing pode ser sincronizada com o software de gestão usado na clínica. Assim, será possível entender como está a experiência do paciente in loco – e também pensar em ações de marketing voltadas à indicação.
O marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para captar mais pacientes na área da saúde. Afinal, os conteúdos no blog ajudam tanto a posicionar a clínica no Google para as principais palavras-chaves como educar a clientela – que passa a ver o seu cliente como autoridade no setor e chegam ao consultório mais bem informados e conscientes da necessidade da avaliação (reduzindo as chances de desmarcar a consulta ou não comparecer).
Essa estratégia pode ser usada tanto para os conteúdos de blog, como para os posts nas redes sociais. O ideal é ter as duas ações em conjunto – e usar as redes sociais para divulgar os conteúdos de blog ou até para captar leads (direcionando para uma landing page com conteúdo rico, por exemplo).
Se você tiver personas e um funil de vendas bem estruturados, os resultados com o marketing de conteúdo serão muito melhores, pois você terá uma ideia do comportamento dos usuários em cada etapa do funil, bem como das palavras-chaves que fazem mais sentido, das dúvidas e das inseguranças mais usuais.
Crie um calendário editorial e otimize seus conteúdos seguindo as orientações de SEO.
Por fim, pense em soluções que facilitem a vida do paciente. Hoje estamos na era do paciente digital – aquele que usa a internet tanto para pesquisar sobre tratamentos e especialistas, como para agendar suas consultas.
Assim, as plataformas de agendamento online e os chatbots são soluções essenciais para otimizar os resultados dos seus clientes e ajudá-los a captar mais pacientes. Essas soluções, inclusive, podem ser linkadas ao CTA dos seus anúncios ou dos conteúdos, criando ações mais agressivas para os usuários em fundo de funil.
Ao oferecer mais facilidade e autonomia para o paciente, você ajudará a diferenciar a clínica do seu cliente, tornando-o autoridade no setor.
Algumas estatísticas do setor mostram que: 73% dos clientes preferem se comunicar com as empresas via chat e 64% dos atendimentos são feitos fora do atendimento comercial, pontos que o chatbot podem otimizar.
Viu só quantas estratégias podem ser usadas dentro do marketing de saúde para captar mais pacientes? Outra possibilidade é participar do programa Cloudia Partners – um programa de parceria direcionado às agências e consultorias de marketing digital que possuem em seu portfólio clientes do segmento da saúde ou da estética.
A Cloudia é um chatbot exclusivo para o setor, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo aos leads gerados pelas suas campanhas de tráfego. Assim, o atendimento da Cloudia é automático, imediato e, de quebra, ajuda a qualificar o lead.
Esse sistema de prospecção de clientes com inteligência artificial e especializado no segmento de saúde ajuda a fazer com que suas campanhas convertam em captar mais pacientes, gerando mais consultas e agendamentos para seus clientes.
Os leads gerados pelo Facebook Messenger, WhatsApp, Instagram Direct e site são disponibilizados em um único pipeline de vendas – e é possível acompanhar o lead por todas as etapas do funil.
Com a Cloudia é possível realizar agendamentos, esclarecer dúvidas, enviar lembretes para confirmação, cancelamento ou reagendamento de consultas, programar respostas automáticas em anúncios do Facebook (instigando as pessoas a interagirem com a assistente virtual) e criar chat online para o site da clínica.
Além disso, o robô consegue atuar em todas as fases do funil de vendas. Para o topo, trabalha nos anúncios no Facebook Ads e/ou no Google Adwords. Para os potenciais clientes, trabalha 24 horas por dia respondendo às interações no Facebook, Instagram, WhatsApp e site. Os leads são respondidos instantaneamente e direcionados para tirar dúvida e agendar consulta. E os pacientes conseguem agendar consultas sem a necessidade de atendimento humano.
Além dos benefícios para as campanhas trazidas pela Cloudia, o programa de parceria traz inúmeras vantagens às agências, como:
E, então, gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre o programa Cloudia Partners? Acesse nossa página e se cadastre!
Última atualização em 27 de dezembro de 2022 por Tathiane Vidal