Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 13 de dezembro de 2017
Anunciar no Google Ads é bem simples.
O mais difícil é configurar corretamente para ter bons resultados com este anúncio!
Neste post vou te explicar exatamente no que você deve prestar atenção durante a configuração para ter bons resultados.
Você já deve ter lido o post que falei sobre como atrair mais pacientes para sua clínica no curto prazo.
Nele dou dicas como se cadastrar no Google Meu Negócio, convidar amigos para curtir sua página no Facebook e fiz uma breve introdução de como você pode usar algumas ferramentas pagas que podem dar melhores resultados como os anúncio no Facebook e o uso do Google Ads.
Após o sucesso da publicação, alguns profissionais da saúde clientes da Cloudia me pediram para eu explicar melhor como usar o Google Ads em suas clínicas e consultórios.
Este post tem o objetivo de te explicar detalhadamente como você pode anunciar no Google Ads para atrair mais pacientes.
Não necessariamente.
Você pode encaminhar as pessoas que clicam no seu anuncio para a página do Facebook da sua clínica ou consultório por exemplo, mas direcione para uma página profissional, não um perfil pessoal, ok?!
O ideal mesmo é que você tenha o seu próprio site para colocar todas as informações necessárias para matar as objeções das pessoas que querem marcar uma consulta no seu estabelecimento.
Recomendo fortemente que você faça um site que também funcione como Blog para também fazer uma estratégia de produção de conteúdo e ganhar autoridade e melhores posições na busca orgânica do Google (ou seja, na busca gratuita).
Há plataformas gratuitas que funcionam muito bem e onde podem ser feitos blogs bastante profissionais como o WordPress.org, WordPress.com (cuidado: wordpress.com é diferente do wordpress.org), Joomla e até o Wix.
Sugiro o “WordPress.org” para isso, o seu maior diferencial em relação aos demais é a sua simplicidade e, principamente, a flexibilidade que você pode ter com o uso desta plataforma e que não terá com os demais citados.
No Google Ads você pode fazer vários tipos de anúncios como anúncio de palavra-chave, anúncio de display (ou de banners), remarketing e até anúncios em vídeos do Youtube.
Neste post vamos focar apenas nos anúncios de palavras chaves, pois, pela nossa experiência, são os mais poderosos para negócios locais como consultórios, clínicas e hospitais.
Que o Google é o maior portal de pesquisa do mundo você já sabe.
O que talvez você não saiba é que você pode pagar para posicionar seu site nas posições da primeira página da pesquisa para algumas palavras chaves que você escolher.
Sabe aqueles anúncios com o texto destacado “Anúncio” que aparecem nas primeira posições da sua pesquisa no Google?
É aí que entram os anúncios do Google Ads!
Neste tipo de anúncio, além do valor do seu lance (você vai sugerir um valor por clique recebido), o Google leva em conta outros requisitos para te posicionar entre os primeiros lugares como a qualidade do anúncio e a qualidade do website de destino (por isso é importante você fazer um bom site).
De agora em diante, vou te ensinar o passo a passo de como você pode ter o seu anúncio entre os primeiros e te dar algumas dicas.
O grande segredo aqui é anunciar no Google Ads escolhendo as palavras chaves locais que os seus potenciais pacientes buscam no Google quando desejam usufruir de um serviço da sua categoria e especialidade.
Por exemplo: se você é endocrinologista e atende na cidade de São Paulo no bairro Vila Mariana. Você deve anunciar para pessoas que estão buscando no Google por palavras chaves como: Endocrinologista sp, endócrino em são paulo, endocrinologista em vila mariana, endocrinologista são paulo vila mariana, endocrinologista especialista no procedimento x em são paulo, etc.
É possível que você filtre também por localização e por informações demográficas como: cidade, sexo masculino ou feminino, idade, com filhos ou sem filhos.
Recomendo que se o seu serviço for genérico, faça segmentação apenas de local e de idade, além da segmentação por palavra chave.
Para a escolha das palavras chave, estude e use bastante a ferramenta “planejador de palavras chave” do Google Ads.
Utilizando corretamente essa ferramenta, você vai achar grupos de palavras chaves que façam sentido para o seu negócio e descobrir quais são as palavras chaves mais buscadas no seu mercado e cidade.
Entre no site do Google Ads e faça o seu login do Google ou crie a sua conta se você ainda não tiver.
Primeiro vamos descobrir as palavras chaves que podemos usar indo lá no ícone de Ferramentas e clicando no planejador de palavras chaves, conforme imagem a seguir.
Clique em “Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria” e insira os dados que dei como exemplo no campo “1” indicado na imagem abaixo e segmente para filtrar por pesquisas na sua cidade e de língua portuguesa conforme indicação “2” e depois clique no botão mais abaixo “Obter ideias”.
Na aba “idéias de palavras chave” (passo 1 da figura abaixo), observe que a ferramenta vai te passar os dados das palavras chaves que você colocou e mais uma série de outras palavras chaves semelhantes. Ordene-as pelas com maior “média de pesquisas mensais” clicando sobre esse título da coluna(2).
A coluna de média de pesquisas mensais é a mais importante. Quanto maior o volume de pesquisas, melhor.
Outro dado importante é o da coluna “Concorrência”, quanto menor, melhor.
Mas atenção: é MUITO IMPORTANTE anunciar no Google Ads escolhendo apenas palavras chaves que tenham a ver com o seu negócio e, de preferência, que ela também já tenha uma palavra que indique a especialidade ou nome do procedimento ou exame que sua clínica realiza.
Copie e cole em um documento separado as palavras chaves que você acredita que faça sentido para o seu negócio e que você acha que os seus pacientes digitariam no Google se fossem procurar por um serviço como o seu. Salve este arquivo (com bastante carinho pois iremos usá-lo mais a frente :)).
Voltando ao painel do Google Ads, clique no menu “Campanhas”, depois no sinal de “+” azul e crie uma nova campanha.
Escolha a campanha de rede de pesquisa.
Neste exemplo, escolhi como meta o tráfego no Website, você pode escolher outras metas também. Depois coloque o site que você deseja direcionar as pessoas que clicam no seu anúncio e clique em “Continuar”.
Insira um nome da campanha, para “redes” escolha apenas rede de pesquisa.
Um dos principais segredos para ter bons resultados com o Google Ads em negócios locais é a escolha do local. Se a sua cidade for pequena, você pode escolher a opção “Inserir outro local” e digitar o nome da cidade, porém, se a sua cidade for grande e a sua clientela for, na sua maioria, as pessoas que moram no bairro ou em uma determinada área próximo à sua clínica, clique em “Pesquisa avançada”.
Escolha a opção “Raio”(1), digite a distância do raio que você quer cobrir a partir do ponto que você vai escolher(2) e depois digite o endereço do ponto que você deseja escolher(3), depois salve.
Deixe o idioma: português. Lance: CPC Manual e ative o CPC otimizado.
Em orçamento diário, coloque o quanto você deseja gastar por dia. Lembre-se: quanto mais baixo, menores os resultados. Neste exemplo, coloquei 10 reais diários para iniciar.
Você pode ainda criar extensões de sitelink, de frase de destaque ou de chamada.
No caso de estabelecimentos de saúde, sugiro criar extensões de chamada colocando o número de telefone da sua clínica e frases de destaque colocando frases que remeta aos serviços que você presta ou à sua especialidade e localidade.
Preencha os campos de nome do grupo de anúncio, lance padrão (coloque um valor baixo inicialmente e depois vou te ensinar a otimizar este lance padrão). Insira as palavras-chave que você selecionou no início deste tutorial. Sugiro você usar palavras-chave de correspondência ampla ou com correspondência de frase, ou seja, entre “aspas”.
Recomendamos que você crie pelo menos 2 anúncios para fazer testes e ir filtrando aqueles que dão melhores resultados.
Clique em “+ Novo anúncio”.
Agora preencha os dados pedidos na tela com suas informações.
Veja como ficou o nosso exemplo:
Crie outros anúncios para esta mesma campanha clicando em “anúncios e extensões”, depois no sinal de “+” do círculo azul e preencha os anúncios com a mesma URL final, porém com outras palavras para fazermos testes de qual vai funcionar melhor e futuramente eliminar as que derem pior resultado.
Pronto! Após fazer todo esse processo para anunciar no Google Ads, ele vai analisar a sua solicitação e veicular a sua campanha.
Agora que a campanha está feita, você precisa monitorar para otimizá-la, sugiro que faça isso semanalmente.
Para o monitoramento e otimização de campanhas do Google Ads, recomendo que você pesquise no Google sobre este assunto por enquanto. Escreverei outro post sobre isso futuramente.
Os pontos que citei acima já são suficientes para começar.
Acredito que deu pra mostrar que anunciar no Google Ads não é lá tão complicado!
Para otimizar, você deve monitorar continuamente os resultados com frequência.
Caso queira automatizar o atendimento dos pacientes que chegam até o seu site através dos seus anúncios e querem marcar uma consulta, você pode inserir o nosso chat da assistente virtual Cloudia na sua página.
Teste a experiência que você pode proporcionar ao seu paciente, clique aqui.
Deixe o seu telefone WhatsApp ou E-mail se quiser saber mais.
Última atualização em 13 de maio de 2024 por Liddi