Por Lucca Campardo em Marketing na Saúde | Postado em 16 de fevereiro de 2023
O marketing de relacionamento para clínicas odontológicas é uma ótima forma de atrair e fidelizar seus pacientes. Suas estratégias focam em promover um relacionamento com o seu público-alvo, de maneira a fortalecer sua marca e torná-la confiável.
Com as ações e técnicas que podem ser utilizadas para atingir esse objetivo, será possível fazer com que a clínica se torne uma autoridade na região em que está, gerando um melhor posicionamento no mercado e criando um relacionamento duradouro com os pacientes.
Continue a leitura para entender como funciona o marketing de relacionamento para clínicas odontológicas!
O marketing de relacionamento nada mais é que um conjunto de ações utilizadas por uma empresa para criar um vínculo com o cliente, promovendo uma boa experiência para os seus clientes. Isso acontece desde o seu primeiro contato até depois de já ter realizado a compra.
O objetivo dessa estratégia é fazer com que o cliente vire fã da marca, de forma que divulgue a qualidade do serviço prestado — fazendo o famoso boca a boca —, volte a fazer negócios com a empresa e crie um relacionamento duradouro com a clientela.
Para ilustrar a importância de trabalhar com as estratégias de marketing de relacionamento para clínicas odontológicas, vamos pensar que sempre que uma pessoa estiver procurando por uma clínica para realizar um tratamento, ela imediatamente irá lembrar da sua.
Isso acontece muito com marcas que se tornaram referência no mercado em que estão inseridas. Podemos utilizar o McDonald’s ou o Burger King como exemplo, que são a primeira coisa que vem à nossa cabeça ao pensar em lanches ou fast-food. Ou então com coisas que usamos em nosso dia a dia, como Bombril ou Gillette, que são o nome da marca e não do produto.
O mesmo pode ser aplicado na área da saúde. O marketing de relacionamento para clínicas odontológicas é pouco utilizado por esse mercado. Muitas clínicas encerram o contato com o paciente após ter finalizado o tratamento, não fidelizando-o e perdendo a oportunidade de fazer com que ele volte para outro serviço.
Ao realizar essa aproximação, por meio do marketing de relacionamento, muitos benefícios serão agregados à clínica e aos pacientes, porque a comunicação é o laço que une os dois. Dessa forma, os clientes vão perceber a melhora no atendimento realizado pela clínica.
Agora que você já sabe o que é e a importância do marketing de relacionamento para clínicas odontológicas, é hora de entender como aplicar essas estratégias, de forma que pacientes sejam fidelizados e criem uma relação mais próxima de contato e respeito com a clínica.
É interessante pontuar antes que a venda não é, necessariamente, o foco da criação de um relacionamento com o paciente. A venda se torna o resultado desse vínculo, é uma consequência das ações que serão utilizadas ao aplicar o marketing de relacionamento para clínicas odontológicas.
Vamos apresentar 5 estratégias que você pode aplicar na sua clínica para melhorar o contato dela com os clientes. Assim, não só será possível fazer com que se tornem fãs, mas também vai otimizar todo o caminho que que ele passa até finalizar o tratamento.
O passo mais importante para que as estratégias do marketing de relacionamento para clínicas odontológicas deem certo, é conhecer quem são seus clientes. É preciso entender o seu público-alvo para que se possa trabalhar na criação de um relacionamento.
Para entender isso, é preciso fazer uma coleta de dados para identificar quem é a persona da sua clínica, que é uma representação baseada em dados reais sobre o seu cliente. Dados como comportamento, características demográficas, motivações, desafios e hábitos de consumo.
Outra forma de conhecer seu cliente é conversando com ele. Ao buscar entender suas dores e prestar atenção durante o que é dito no atendimento, muitos insights podem surgir. A partir disso, ficará mais fácil entender como trabalhar e se comunicar com o público da clínica.
Nos dias de hoje, é impossível realizar qualquer tipo de estratégia de marketing odontológico que não esteja também veiculada nas redes sociais. Sem contar que, segundo dados do relatório da eMarketer, 61,5% das pessoas usam as redes sociais para realizar buscas.
As redes sociais promovem um contato maior das empresas com seus clientes, especialmente o Instagram, já que é conhecido por gerar interações com as pessoas e também mostrar mais sobre a empresa em si, vendo quem está por trás de cada processo.
Outro dado aponta que 71,6% dos usuários costumam pesquisar on-line antes de comprar um produto ou serviço, o que ressalta a importância de ter uma presença digital na internet. Para isso, produza conteúdo que faça sentido para seu público e esteja presente nas redes sociais escolhidas.
Uma forma de aplicar as estratégias de marketing de relacionamento para clínicas odontológicas nas redes sociais é sempre responder aos comentários e mensagens que receber. Sejam eles positivos ou negativos, é importante que sua clínica responda para mostrar que podem se comunicar com ela.
Muitas clínicas, após a finalização do tratamento ou procedimento, esquecem do paciente e não entram mais em contato com ele. Isso é um erro grave, visto que estão perdendo a oportunidade de fidelizá-lo, ou seja, fazendo com ele não tenha interesse em voltar mais vezes para a clínica.
Existem diversas formas de manter o contato com seus pacientes que vão melhorar o marketing de relacionamento para clínicas odontológicas. Para começar, você pode entrar em contato com o paciente que terminou recentemente um atendimento, e pedir uma avaliação sobre a clínica.
Pergunte quais foram os pontos positivos, se houve algo durante o atendimento de que não gostou e se teria alguma observação sobre o tratamento realizado. Esse é um jeito de avaliar a satisfação do paciente e pode te ajudar a entender o que precisa melhorar na relação com ele.
Para também criar o hábito de mandar mensagem para o paciente, você pode enviar lembrete do horário da consulta marcada, fazer o aviso de eventuais mudanças e ficar disponível para dúvidas que ele possa ter em relação a algum tratamento.
Ainda seguindo na estratégia de manter contato com o paciente, queremos fazer com que ele retorne para a clínica mais vezes, que é o resultado obtido ao fidelizá-lo. Para isso, é preciso acompanhá-lo após ter terminado o tratamento.
Então, por exemplo, se um paciente realizou o procedimento de clareamento dental e está próximo de dar 2 anos, mande uma mensagem o lembrando de retornar para realizar novamente, caso seja da vontade dele. Explique a duração do clareamento e da necessidade do retorno.
A ideia é saber quais clientes estão próximos de precisarem realizar um procedimento novamente, ou até um tratamento complementar ao que foi feito antes. Esse convite pode ir acompanhado de uma promoção ou desconto para cliente antigo.
Como você já pode perceber, o contato com o paciente é o ponto chave para fazer o marketing de relacionamento para clínicas odontológicas funcionar. Já que para criar um vínculo com o paciente é preciso conversar com ele, entender suas dores e apresentar soluções para elas.
Uma forma de demonstrar mais interesse pelo paciente, e ele não ser apenas mais uma na sua lista, é mandar mensagens em datas comemorativas. Então, no dia do aniversário do paciente, mande uma mensagem dando os parabéns e desejando tudo de melhor para ele.
O mesmo pode ser feito no Natal e Ano Novo, e essas datas comemorativas podem ser complementadas informando como será o funcionamento da clínica nesse período e seu retorno. Dessa forma, o relacionamento com o paciente não será de apenas mais um cliente na lista, visto que ele se sentirá lembrado pela clínica.
Os robôs de atendimento e agendamento podem contribuir para a construção do marketing de relacionamento para clínicas odontológicas, já que facilitam o atendimento dos clientes e os classificam no funil de vendas, o que torna mais fácil entender em qual etapa cada um está.
Outro fator que vai influenciar positivamente é a disponibilidade da clínica, tanto na questão de entrar em contato pelas redes sociais quanto no horário de funcionamento. Dados da Cloudia apontam que 64% das pessoas entram em contato com a clínica fora do horário do comercial, por conta da falta de tempo durante o dia.
Sendo assim, ter um chatbot que cuida do atendimento e agendamento da clínica vai ajudar a melhorar o relacionamento dela com o cliente, já que vai estar disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana para o contato dele, como também nas diferentes redes sociais.
Neste conteúdo você viu o que é marketing de relacionamento para clínicas odontológicas e a importância de trabalhá-lo em sua clínica. Ao promover uma boa experiência e continuar se comunicando com o paciente mesmo após já ter realizado algum tratamento, ele vai se lembrar da clínica para futuros procedimentos.
Com o objetivo de atrair e fidelizar os pacientes, o marketing de relacionamento vai ser um grande aliado da clínica, porque suas estratégias são uma mão de via dupla, visto que ajudam na melhora do atendimento e do vínculo com o paciente. Estes são dois pontos que os clientes costumam lembrar.
Para te ajudar a entender o processo do cliente dentro da clínica e tornar os contatos mais efetivos para cada etapa do funil, baixe nosso e-book sobre a Jornada de Atendimento do Paciente gratuitamente!