Por Lucca Campardo em Cloudia | Postado em 3 de maio de 2023
Neste conteúdo, vamos falar sobre 10 funcionalidades da Cloudia que com certeza vão ajudar no dia a dia da clínica. Funcionalidades que vão agregar no gerenciamento, atendimento e no marketing da clínica, otimizando os resultados que serão obtidos.
Isso porque a Cloudia é um chatbot de atendimento e agendamento que conta com uma plataforma completa, cheia de funcionalidades que vão complementar o serviço oferecido pelo robô e tornar o trabalho da equipe de atendimento mais efetivo.
Continue a leitura para saber mais!
A Cloudia é uma startup com expertise em criação de chatbots para a área da saúde. Já são 6 anos trabalhando para tornar o atendimento e agendamento de clínicas mais eficiente, trazendo uma melhor experiência para os pacientes e melhores resultados.
Nesses anos, já atingimos estes números:
Com o robô de atendimento e agendamento da Cloudia, a sua clínica estará disponível para atender o paciente a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias na semana. Respondendo dúvidas, classificando o lead em etapas e dando as informações necessárias, tudo automaticamente.
Não será mais necessário se preocupar com os atendimentos feitos fora do horário comercial, finais de semana e feriados. Segundo dados da Cloudia, 64% das solicitações de atendimento acontecem fora do horário comercial, por conta da rotina corrida.
A Cloudia conta hoje com uma plataforma completa, que vai além do chatbot, trazendo funcionalidades que vão ajudar no gerenciamento da clínica, organização, fluxo de atendimento e até na área de marketing. São funções que foram pensadas para facilitar o trabalho do dia a dia, otimizando o tempo.
A seguir, vamos apresentar 10 funcionalidades da Cloudia que com certeza vão fazer a diferença nas suas atividades diárias!
Como a Cloudia oferece a possibilidade de atender os clientes em diferentes canais, como no WhatsApp, Instagram, Facebook e Site, temos uma central de mensagens única, em que é possível ter acesso às conversas de todos esses canais, facilitando a visualização.
A central de mensagens omnichannel possui diversos filtros e ações diretas, tudo para que você consiga se organizar melhor, facilitando o atendimento humano caso necessário. Nela, é possível ver os detalhes do paciente, descobrindo de qual canal ele veio e também suas opções de contato.
Nosso CRM, ou funil de pacientes, traz todas as informações de cada etapa em que o cliente se encontra. Então é possível ter uma noção de como está indo a semana, quantos potenciais clientes estão em contato com a clínica, quais fizeram o agendamento, quem faltou na consulta e mais!
O funil é totalmente personalizável, sendo possível reorganizar as etapas presentes como também criar novas, que se ajustem melhor no fluxo de atendimento da clínica. Essa é uma função que ajuda na organização e no entendimento de qual etapa os clientes estão.
A próxima função é um dos relatórios disponíveis que temos, o relatório de atendimento, que traz os números das últimas 24 horas. Então você tem acesso a quantidade de novos leads, usuários atendidos, quantidade de agendamentos, solicitações de agendamentos e mais.
Logo abaixo também estão os gráficos dessas informações, que permitem colocar um período específico para que se possa ver os dias que tiveram mais contatos e agendamentos. Junto com os gráficos temos algumas porcentagens abaixo para complementar os dados apresentados.
Outro relatório que agrega bastante para a clínica é o de marketing. Seu foco é trazer estatísticas das campanhas de mídia paga que estão sendo realizadas. Então você pode ver os contatos, leads, agendamentos e a taxa de conversão de cada anúncio criado.
Com esse relatório, você sabe exatamente qual anúncio está dando maior retorno para a clínica, o que facilita na hora de criar novas campanhas e pensar no conteúdo. Ele também é bastante útil para as clínicas que têm uma agência que cuida dessa parte.
Nós sabemos que ter que responder às mesmas perguntas todos os dias é cansativo e atrasa as outras demandas, por isso temos uma funcionalidade para te ajudar automatizando essa atividade. As perguntas frequentes serão respondidas automaticamente assim que o cliente for tirar suas dúvidas.
Você pode configurar e escrever as respostas como quiser, adicionando textos, imagens e vídeos para tornar a explicação mais dinâmica. Quando o cliente for entrar em contato e quiser tirar suas dúvidas, o robô vai oferecer um menu de opções nas quais ele pode escolher a que tiver dúvida.
Uma outra função que vem para facilitar o trabalho do atendente é a de respostas automáticas. Se sua clínica atende também nas redes sociais, como o Facebook e Instagram, você deve receber comentários em postagens e até mensagens no direct. E ficar acompanhando o tempo todo é complicado devido a rotina corrida.
Sendo assim, essa funcionalidade da Cloudia vai responder automaticamente os comentários feitos nas publicações da clínica. A mensagem pode ser configurada da forma que preferir, e após ser enviada pelo robô, a pessoa também receberá uma mensagem no Direct ou Messenger, podendo prosseguir com o atendimento ali.
Se sua clínica tem um banco de pacientes muito grande você sabe da dificuldade que é entrar em contato com todos os que já realizaram algum tratamento e não retornaram mais. São muitos pacientes que já passaram pela clínica, e escrever uma mensagem para cada um fica inviável.
O envio de mensagens em massa é uma função que é usada no WhatsApp, e possibilita o envio de mensagens para uma lista determinada de clientes. Essas mensagens podem ser tanto de promoções, novidades, follow-up e outros mais. E o melhor é que você só precisa escrever uma mensagem e depois ela será enviada para todos os selecionados. Ela também conta com variáveis, então cada mensagem se refere ao paciente enviado.
Quando está no atendimento humano, às vezes o atendente precisa preparar alguns textos explicativos e até mandar áudios para tornar a mensagem mais dinâmica, e isso leva tempo para ser organizado toda vez que for preciso enviar. O envio de respostas rápidas veio para otimizar esse processo.
Com essa função, você pode preparar grupos de mensagens que ficam acessíveis na plataforma da Cloudia para serem enviadas novamente quando necessário. Esses grupos podem conter textos, imagens, vídeos e áudios, não sendo preciso ter que refazer toda vez que um cliente entrar naquele assunto.
Com a função de agendamento de mensagens, você pode programar uma mensagem personalizada para ser enviada para o cliente no momento em que desejar, escolhendo o dia e a hora, sem precisar se preocupar em lembrar de enviar.
O agendamento de mensagens também é uma ótima maneira de manter sua equipe de atendimento organizada, já que é possível programar as mensagens importantes com antecedência e evitar o esquecimento. A funcionalidade trará mais eficiência e praticidade no seu dia a dia.
Os pacientes na sua clínica costumam faltar bastante? Enviar uma mensagem lembrando o cliente da consulta agendada pode ser uma tarefa difícil de se organizar diariamente. Por isso a Cloudia tem uma funcionalidade chamada envio de lembretes.
Com essa função, você pode programar uma mensagem automática para lembrar o paciente da sua consulta, escolhendo quantos dias antes e o horário que deseja fazer o envio. Isso garante que o paciente não esqueça da consulta e compareça no horário agendado. Há também a opção de adicionar um vídeo para complementar a mensagem.
Ao automatizar o atendimento da sua clínica, você estará melhorando a experiência dos pacientes e otimizando o tempo da sua equipe de atendimento, que poderá focar em atividades que demandam maior atenção. O chatbot vai tornar a sua clínica disponível em diferentes canais e deixá-la sempre pronta para o atendimento.
Além disso, você contará com essas funcionalidades apresentadas e muitas mais que estão presentes na plataforma da Cloudia. Temos certeza que serão de grande ajuda no gerenciamento da clínica e vão trazer melhorias em outras áreas também. Você pode testar o atendimento na Cloudia como paciente clicando aqui!
Última atualização em 5 de fevereiro de 2024 por Lucas Santos